Calçado reforça campanha nos mercados externos

shoes1A indústria portuguesa de calçado, através da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos) promete voltar a agitar os mercados internacionais com uma investida promocional de grande escala.

«O sector reforçará, com o apoio do Programa Compete, a aposta no processo de internacionalização, investindo 11 milhões de euros numa mega-ofensiva promocional em mais de 30 países, que se traduzirá em dezenas de acções de imagem e na presença nos principais fóruns da especialidade», informa a associação.

O sector do calçado exporta sensivelmente 95% da sua produção para mais de 130 países (até Setembro deste ano, tendo-se registado um aumento das vendas no exterior de 21% para 1.197 milhões de euros). Em 2012, mais de 140 empresas vão participar em mais de 60 certames profissionais um pouco por todo o mundo.

No essencial, são quatro os grandes objectivos para a realização desta ofensiva promocional: «Consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos, diversificar o destino das exportações, abordar novos mercados e possibilitar que novas empresas iniciem o processo de internacionalização são as metas do sector, constituído por mais de 1.300 empresas, responsáveis por mais de 32 mil postos de trabalho e que se perfila como o mais internacionalizado da economia portuguesa. O sector investirá no reforço da presença em feiras e exposições de plataforma mundial (como são os casos das feiras MICAM e Riva del Garda, ambas em Itália, e GDS, na Alemanha), em feiras de forte expressão regional (Modacalzado, em Espanha, CIFF e CPH Vison, ambas na Escandinávia) e de nicho (Bread & Butter, na Alemanha, Who’s Next, Mess Around, Midec, Premiere Classe, Italmoda e Fashion Week, em França – cada uma delas visando públicos distintos e segmentos de mercado diferenciados – The Brandery, em Espanha, Pure, Moda Footwear e London Fashion Week, no Reino Unido)», acrescenta a APPICCAPS.
Haverá ainda uma aposta nos mercados emergentes e com elevado potencial de crescimento como Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, Japão e Rússia.

No âmbito desta operação, o sector português de calçado vai reforçar o investimento em acções de comunicação e imagem. Sob o lema “A indústria mais sexy da Europa” a campanha de 2012 revelará a excelência da oferta portuguesa. Tendo como pano de fundo a cidade do Porto (a sessão fotográfica realizou-se no edifício da Câmara Municipal), a aposta recaiu numa equipa totalmente portuguesa (fotógrafo, Frederico Martins; stylist, Fernando Bastos Pereira; cabeleireiro, Rui Rocha; e maquilhadora, Patrícia Lima). Os manequins são Sara Sampaio e Kevin que, em 2012, se tornarão no rosto do calçado português nos mercados externos.

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