Calçado português regressa às campanhas depois de quase um ano de pandemia
Há quase um ano que os portugueses ouvem falar diariamente do novo coronavírus e da pandemia que assolou o Mundo. Desde que o vírus passou a fazer parte do quotidiano, muitas foram as indústrias afectadas, incluindo a do calçado em Portugal, que optou por fazer uma pausa na comunicação. Está, contudo, na altura de pôr fim ao intervalo.
A Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) apresenta hoje uma nova campanha: “Calçado estica as pernas depois de um ano de recolhimento”, explica a associação em comunicado, adiantando que o trabalho conta com o apoio do Programa Compete 2020.
A aposta vai para bailarinos e modelos portugueses, convidados a protagonizar uma sessão fotográfica guiada por Frederico Martins. O resultado é um conjunto de imagens que, de acordo com a APICCAPS, remetem para o silêncio de um recomeço e para uma borboleta que sai do casulo à procura de sol.
A campanha Portuguese Shoes de 2021 visa ainda lembrar que a indústria portuguesa de calçado “continua a ser um valor seguro, uma referência de qualidade para o Mundo”. A APICCAPS espera reforçar os atributos do sector, que tem na sua base a experiência de várias gerações e de cerca de 40 mil artesãos.
«Realisticamente, 2021 será ainda um ano muito exigente, com várias variáveis que não dominamos», afirma Luís Onofre, presidente da APICCAPS. De acordo com o responsável, «fazer previsões nesta altura seria sempre imprudente. Mas o calçado português, estando ciente das dificuldades, procurará valorizar os seus principais argumentos: criatividade, capacidade produtiva e resposta eficiente às solicitações do mercado».