Calçado e roupa são as primeiras compras dos portugueses pós-confinamento
As intenções de consumo após o fim do estado de emergência e início do desconfinamento mostram que Calçado/Roupa constituem o principal anseio dos portugueses (19%). Seguem-se os produtos de remodelação e decoração do lar (16%) e os electrodomésticos (14%), de acordo com o mais recente inquérito Observador Cetelem.
Mais de metade dos consumidores que adiaram compras estão de regresso às lojas para darem vazão à lista que foram construindo durante a quarentena e, em particular, o encerramento dos espaços comerciais (53%). Ainda assim, a evolução da economia (24%), as perspectivas de emprego (19%) e a evolução da pandemia (17%) são factores de peso na concretização ou não das compras adiadas.
O mesmo inquérito revela que para 90% dos portugueses é importante que os comerciantes apresentem ofertas e promoções especiais no período de reabertura. Outras formas de estimular as compras passam por ter sistemas de higienização para produtos (88%); continuar a ter entregas ao domicílio com garantia de saneamento (84%); ter pontos de venda higienizados com sistemas de ventilação (80%); ou alargar o horário de funcionamento (76%).
Os portugueses também valorizam o atendimento apenas por marcação (67%) e os pagamentos apenas com cartão bancário (64%).
Futuro menos consumista
Embora Portugal se encontre já numa fase de desconfinamento, a pandemia leva 58% dos portugueses a afirmar que no futuro passará a comprar menos do que antes. A maioria (61%) justifica este tendência com a incerteza face à economia, 28% aponta para o lay-off e 27% para a diminuição de rendimentos.
Os consumidores do sexo feminino (61%), entre os 45 e os 54 anos (64%) e os residentes em Lisboa (74%) e no Porto (73%) são os que assumem consumir menos. Contudo, a incerteza face à situação económica foi mencionada de forma geral pela maioria dos portugueses, independentemente do sexo, faixa etária e localização geográfica.
O inquérito Observador Cetelem destaca ainda o facto de estar com família e amigos é a actividade que mais portugueses (94%) tenciona retomar com maior frequência. Seguem-se as idas ao cabeleireiro (62%) e as visitas aos centros comerciais (54%).
De seguida foram mencionados: andar de transportes (46%); actividades culturais (37%); ir a lojas de roupa e acessórios (35%); visitar locais de culto (34%); e ir de férias (31%).