Calçado com o melhor desempenho dos últimos 17 anos
Foi o melhor desempenho dos últimos 17 anos: as exportações portuguesas de calçado cresceram 19,5% no primeiro semestre face ao período homólogo. Durante esse período, Portugal exportou calçado para mais de 130 países, no valor de 717 milhões de euros. A informação é avançada pela APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e seus Sucedâneos, segundo a qual a indústria portuguesa de calçado está a crescer em praticamente todos os mercados.
E o bom registo do sector é visível dentro e fora do espaço europeu, com destaque, aqui, para os EUA, Rússia, Canadá e Japão.
Ainda de sublinhar no primeiro semestre o facto das exportações terem crescido praticamente o triplo das importações, com estas últimas a aumentarem apenas 7,6% para 213 milhões de euros.
Segundo a APICCAPS, «o bom desempenho está directamente relacionado com a mais forte campanha de promoção externa de sempre do sector». Desde o início do ano, cerca de 140 empresas têm vindo a participar em 70 certames profissionais, em todo o mundo. Uma divulgação que implicou um investimento de 11 milhões de euros e que contou com o apoio do Programa Compete, além de estar a ser acompanhada por uma forte campanha de imagem do sector a nível internacional.
E para Setembro está prevista a participação de mais de 100 empresas em 13 acções, procurando potenciar o arranque do seu processo de internacionalização.