Caixa comemora os 100 anos de duas agências em Lisboa

alcantaraA Caixa Geral de Depósitos celebra hoje o centenário das agências de Alcântara e Xabregas e, para assinalar a data, promoveu uma acção comemorativa junto dos seus clientes e colaboradores, que decorreu pelas 11 horas, nas respectivas agências.

A Instituição partilhou com os seus clientes e com quem se deslocou aos respectivos balcões, um bolo comemorativo do 100º aniversário, presenteando, simbolicamente, todos os que quiseram fazer parte da celebração.

Instaladas em zonas industrializadas de Lisboa, estas foram as primeiras agências autónomas, na altura “delegações operárias”, a serem inauguradas pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), então Caixa Geral de Depósitos e Instituições de Previdência (CGDIP).

Apesar do descrédito do sistema financeiro que se vivia na época, de Dezembro de 1910 a Junho de 1911, a agência de Xabregas registou um saldo positivo de 13.314$505 réis, enquanto Alcântara ascendeu aos 20.480$240 réis.

Ainda no mesmo período, a agência de Xabregas reuniu 496 clientes, 460 do sexo masculino e 36 do sexo feminino. 621 foi o número total de clientes em Alcântara, com 593 do sexo masculino e 28 do sexo feminino.

Funcionários públicos, militares, proprietários, empregados do comércio, operários e comerciantes eram à época os clientes da CGD, com o número mais significativo de clientes (235), em Alcântara, a situar-se nos operários, numa tradução do tecido social deste bairro lisboeta.

Fundada em Abril de 1876, a Caixa Geral de Depósitos possui actualmente 848 balcões espalhados pelo território nacional.

Artigos relacionados