Café duplicou facturação desde 2009
De 118 milhões de euros anuais de facturação em 2009, a categoria dos cafés passou para 257 milhões de euros no ano passado, em Portugal. De acordo com a Nielsen, por ocasião da celebração do Dia Internacional do Café durante o dia de amanhã, esta categoria representa já 5% da indústria alimentar nacional.
A mesma empresa de gestão de informação revela ainda que a duplicação da facturação no café se deve, em grande parte, à generalização dos sistemas de cápsulas. De 2009 para 2015, o segmento de cafés puros torrados desceu de um peso de 45% para um de 20%. As cápsulas, por seu turno, representam mais de 60% do mercado actual.
Duarte Coutinho, cliente service executive da Nielsen explica a opção pelas cápsulas com o facto de serem convenientes. Em comunicado, o responsável refere que o crescimento dinâmico do segmento «tem levado a que ano após ano tenham surgido novas marcas de cápsulas em Portugal».
Para este ano, «é esperado que a categoria de café continue a crescer, embora possa existir alguma transferência de consumo para o mercado fora de casa».