Zurich: Promover o bem-estar mental e preparar as gerações do futuro

Portugal é um dos países com maior prevalência de problemas de saúde mental. A conclusão é de um estudo divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que indica que este tipo de transtorno afectou cerca de 22% da população portuguesa em 2019, comparativamente à média da União Europeia – que se fixou em 16,7%. A ansiedade é a questão mais prevalente, afectando 9% da população, seguida da depressão (6%) e do consumo de álcool e drogas (4%).

Já nos mais jovens, a investigação recente da Health Behaviour in School-aged Children (HBSC/OMS), feita em colaboração com a Organização Mundial da Saúde, revelou que 21% dos adolescentes com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos se sentem nervosos, 15,8% irritados ou de mau humor e 11,6% tristes, quase todos os dias. Os jovens são uma população de maior risco pela fase da vida em que se encontram. E foi assim que nasceu o projecto “Por ti – Programa de Promoção de Bem-Estar Mental nas Escolas”. O objectivo foi fomentar e desenvolver competências de regulação emocional junto da comunidade escolar, de forma a contribuir para estilos de vida mentalmente mais equilibrados e saudáveis.

O programa é financiado pela Z Zurich Foundation, gerido pela Zurich Portugal e Missão Azul, e implementado pela EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra. Lançado em 2022 e previsto até 2026, o “Por ti” divide-se em duas fases. A primeira envolve sessões de grupo para a consciencialização sobre o bem-estar mental junto de alunos, famílias, professores e funcionários das escolas. A segunda prevê programas de intervenção para grupos distintos: um para adolescentes e outro para professores. As sessões com adolescentes visam promover estratégias de regulação emocional, ao passo que o programa para professores funciona como uma ajuda na hora de enfrentar dificuldades emocionais ou problemas de relacionamento com os alunos.

A dinamização das sessões em grupo permite criar um ambiente empático e psicologicamente seguro, que facilita a partilha por parte dos jovens e a aceitação destes temas, combatendo os tabus. Desta forma, é possível ultrapassar as vulnerabilidades pessoais, diminuir a vergonha e fomentar o conhecimento dos sinais de alerta que podem conduzir a perturbações emocionais.

A SOLUÇÃO COMEÇA A GERMINAR

O “Por ti” já impactou mais de 58 mil alunos do 3.º ciclo com idades entre os 12 e 15 anos, mais de 4547 professores e assistentes operacionais e mais de 1552 famílias de 236 escolas públicas de 124 concelhos. «Temos a ambição de, até 2026, impactar mais de 100 mil vidas com o “Por ti”. Ao dotarmos os jovens de estratégias de regulação emocional, queremos contribuir para o seu desenvolvimento, auto-estima e saúde mental. Acreditamos que estes adolescentes conseguem atingir o seu máximo potencial e se tornem, no futuro, adultos saudáveis e equilibrados, capazes de formar famílias onde se promove o bem-estar mental», refere Liliana Silva, head of Sustainability & Talent da Zurich Portugal.

O PODCAST QUE DESPERTA CONSCIÊNCIAS

O sucesso da implementação do “Por ti” deu lugar a um podcast com o mesmo nome. Apresentado por Joana Cruz, animadora de rádio, o podcast é composto por seis episódios e conta com jovens, professores, psicólogos e especialistas em bem-estar mental como convidados. Num ambiente informal e descontraído – com o escritório da Zurich, em Lisboa, como cenário de fundo –, os episódios sensibilizam para a importância do bem-estar mental nas crianças e nos jovens, revelando dicas para todas as idades que procuram promover mudanças positivas no dia-a-dia dos mais novos e das suas famílias.

«Sabemos que o primeiro passo para que o bem-estar mental seja considerado uma prioridade de saúde pública é a necessidade de despertar consciências. Foi esse o principal objectivo do podcast. Queremos chegar a novos públicos e tirar partido do alcance deste canal e da sua predilecção junto dos jovens, trazendo a experiência e as perspectivas de quem faz parte do seu dia-a-dia, para passar uma mensagem de interesse público com enorme relevância nos dias de hoje. Cada episódio visa educar, informar e inspirar os ouvintes e ambicionamos que, desta forma, possamos contribuir para uma sociedade mentalmente mais equilibrada e preparada para o futuro», complementa Ana Marreiros, head of Communication da Zurich Portugal.

O programa “Por ti” e o podcast estão alinhados com a ambição da seguradora de ser uma das empresas mais responsáveis e com maior impacto no mundo. O compromisso com a responsabilidade social e ambiental envolve o cuidado com o bem-estar mental dos colaboradores, clientes, parceiros e comunidades. Muitos deles, pais ou tutores de jovens, precisam de ferramentas para criarem uma geração mais saudável e resiliente. A Zurich assume a missão de apoiar estes públicos na prevenção e mitigação dos riscos, entre eles o do bem-estar mental.

AS ORGANIZAÇÕES COM FOCO NO BEM-ESTAR

Ao promover o bem-estar mental, as organizações melhoram a eficiência operacional, reduzem a rotatividade dos colaboradores, contribuem para a felicidade no local de trabalho e criam uma força de trabalho motivada, capaz de promover a inovação. Uma cultura que promove o bem-estar mental tende a ser mais positiva, a aceitar o erro e a colaborar mais e melhor. E são estes os ingredientes que dão origem a um ambiente de trabalho saudável, equilibrado e desafiante.

A liderança assume um papel crucial na promoção do bem-estar mental. Os líderes funcionam como agentes de mudança positiva, podendo influenciar e inspirar quem os rodeia. Através da empatia e da compreensão, contribuem para criar equipas mais fortes, coesas e melhor preparadas para o futuro, por se sentirem apoiadas, valorizadas e capazes de falar abertamente.

As organizações comprometidas com o bem-estar mental dos colaboradores têm melhor desempenho, taxas de retenção de talento mais elevadas e uma cultura organizacional mais positiva. Por essa razão, o bem-estar mental contribui para a sustentabilidade e prosperidade das organizações que, ao endereçar e cuidarem deste tema no seu seio, podem contribuir para uma sociedade mais justa, saudável e sustentável, onde os estigmas se transformam em oportunidades para o sucesso.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Agosto (n.º 337) da Marketeer.

Artigos relacionados