Will: O ecoponto criativo das marcas

Na Will, cada campanha é abordada como uma forma de arte, onde a criatividade é potenciada e apresentada de forma escultórica e teatral, invadindo espaços e fazendo parar quem passa.

Nos últimos tempos, a sustentabilidade tornou-se um dos maiores compromissos na estratégia da empresa, que pretende agora ser o “ecoponto criativo das marcas”. De acordo com a Will, os trabalhos de activação de uma marca são muitas vezes solicitados para determinados momentos e espaços específicos, tornando-se obsoletos no final das campanhas de marketing. Nesse sentido, dar uma nova vida aos materiais das campanhas, mas também criar a partir dos próprios desperdícios das empresas, tornou-se uma preocupação mais presente na Will. Paulo Gouveia, director criativo do estúdio, acredita que «a sustentabilidade faz parte do ADN da Will a vários níveis, tendo o cuidado de pensar em soluções personalizadas, duradouras e, sempre que possível, com base em reciclar, recuperar e reutilizar materiais». Exemplos desta filosofia são apontados pelo profissional: «Podem ser mesas e cadeiras, menus de parede, esplanadas de praia ou expositores. Qualquer peça pode ser redecorada para que possa voltar ao mercado, com uma nova roupagem», acrescenta.

A celebrar 10 anos, esta foi a também a “desculpa” certa para os responsáveis pelo estúdio criarem uma nova marca dedicada a algo que sempre esteve presente, a sustentabilidade do meio ambiente, a economia circular e a responsabilidade social e humana: a Will B. «No mundo do consumo desenfreado, a Will B nasce para dar uma resposta à necessidade de um planeta mais sustentável e criativo», explica Marta Pires. A directora de projectos do estúdio criativo acrescenta que pretende «criar novas perspectivas para as marcas, novas formas de ver os seus resíduos e reutilizá-los de uma forma valorizada, com criatividade, para voltarem ao mercado como peças únicas, com mais valor e uma verdadeira sustentabilidade ambiental ao promover a circularidade em vez do descarte».

A nova marca Will B foi apresentada em Outubro deste ano com a exposição ASSENTA, com quatro cadeiras de esplanada em fim de vida, que foram repensadas, dadas novas funcionalidades ou simplesmente uma nova pele, sendo que tudo o que foi acrescentado era proveniente de outras cadeiras, mesas ou resíduos que tinham o mesmo fim. Todo o evento, assim como o propósito da Will B, foi criado com a ideia de dar nova vida a objectos usados e/ou descartados, como forma de despertar mentes e dar resposta aos novos desafios, em prol da regeneração do planeta, sempre de mãos dadas com os clientes e os próprios consumidores.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 329) da Marketeer.

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