Vila Galé: Este programa de fidelização é ecléctico
Lançado há mais de uma década, o programa de fidelização da Vila Galé hoje denomina- se Clube Vila Galé. Tem vindo a registar um ritmo crescente de adesões graças à cada vez maior oferta de benefícios, tanto nos hotéis e serviços do grupo, como junto de parceiros de diferentes áreas, desde a cultura à saúde e bem-estar. «Fazemos um balanço muito positivo, sendo certo que é uma área em que continuaremos a apostar de modo a cada vez mais fidelizar clientes e a premiar aqueles que ficam connosco», assegura Catarina Pádua, directora de Marketing do Grupo Vila Galé.
Actualmente o número de clientes activos no programa de fidelização supera já as 100 mil adesões, sobretudo de clientes portugueses e brasileiros, que são as nacionalidades mais representadas. Mas o número está em constante crescimento.
A adesão ao clube é gratuita e pode ser feita online, no site da Vila Galé, por qualquer pessoa, não sendo obrigatório estar ou já ter estado num hotel Vila Galé. Outra forma de aderir é através do portal My Vila Galé – que foi desenvolvido para facilitar o check in e check out dos clientes, mas onde também é possível ver as cartas dos bares e restaurantes ou agendar massagens – já que, sempre que o cliente se regista neste portal, passa a pertencer ao clube. «Para estas adesões iniciais dispomos do cartão Vila Galé Star», explica a directora de Marketing. Além deste, existe o cartão Premium, que é atribuído a clientes que já sejam Vila Galé Star há mais de um ano e que tenham ficado pelo menos dez noites nos hotéis Vila Galé num período de 12 meses.
O Clube Vila Galé destina-se a qualquer pessoa, seja portuguesa ou de outra nacionalidade. As duas modalidades já referidas podem ser usadas, tanto em estadias de lazer como profissionais, todo o ano e em todos os hotéis Vila Galé em Portugal e no Brasil. «Associados aos vários cartões temos clientes individuais, empresariais e do trade turístico », explica a mesma responsável, salientando que o Vila Galé Star representa a maioria das adesões.
Vantagens de ser fidelizado
Os membros do Clube Vila Galé têm, entre outras vantagens, prioridade na reserva e early check in ou late check out, mediante disponibilidade. Quanto a descontos, o cartão Vila Galé Star oferece redução de 10% nas melhores tarifas disponíveis online, percentagem que sobe para 15% no caso do Vila Galé Premium. O mesmo acontece com os preços do bar e restaurante e de spa ou serviços como lavandaria com descontos de 10% e 15%, respectivamente. Além disso, os membros do Clube Vila Galé que usem o serviço de take away beneficiam dos descontos associados ao seu cartão, que podem chegar a 15%, tal como acontece quando vão a um restaurante da Vila Galé.
Neste momento, além dos descontos em serviços e produtos da Vila Galé, os membros do clube têm vantagens na Kidzania, na L’Oréal, nos ginásios Fitness Hut, nas lojas do Celeiro, nos espectáculos do CCB, da Yellow Star Company e do Teatro Politeama, em aluguer de veículos na Sixt e nas oficinas Norauto, ou em visitas ao Pilar 7 da Ponte 25 de Abril. «Dada a abrangência do tipo de parceiros que temos, todos são valorizados pelos membros do Clube Vila Galé», garante Catarina Pádua.
Mas o trabalho está longe de ser dado por concluído. «Trabalhamos constantemente para alargar o número de parceiros e de adesões, cujo ritmo de crescimento queremos manter», garante a mesma responsável. Para tal, estão muito atentos às necessidades e ao feedback dos clientes, para que possam antecipar o que vão valorizar mais.
Aliás, para responder à demanda dos clientes, o Grupo Vila Galé lançou, recentemente, uma web app, my.vilagale.com, com as funcionalidades do portal My Vila Galé. «O clube de fidelização é essencial pelo que trabalhamos constantemente na melhoria da oferta para captar e fidelizar clientes.»
Reforço da comunicação directa
2020 é um ano atípico em todos os sectores, mas em particular também na hotelaria. «Face à conjuntura, e tendo em conta que tivemos a maioria dos hotéis fechados durante alguns meses, reforçámos ainda mais a comunicação directa com todos os clientes e com os membros do clube», sublinha Catarina Pádua. Para tal privilegiaram o site, as newsletters, as redes sociais da Vila Galé e a nossa revista interna, a “Feel”.
O Grupo Vila Galé procura manter uma comunicação constante com os membros do clube, através de diferentes canais, propondo sempre promoções e vantagens aliciantes. Por isso, explica Catarina Pádua, «mesmo que não usufruam destes benefícios durante algum tempo, nas férias ou em ocasiões especiais acabam sempre por tirar partido das condições que o Clube Vila Galé oferece, até porque temos frequentemente campanhas exclusivas para estes clientes».
Para fomentar a presença nos hotéis até ao final do ano há um conjunto de iniciativas que se destinam a todos os clientes e potenciais clientes, façam parte do clube ou não. Ou seja, na prática destinam-se a toda a gente. «Estamos a entrar na época baixa em Portugal, por isso temos algumas acções já planeadas para incentivar as escapadinhas de Outono ou, por exemplo, sugerindo às pessoas que prolonguem as estadas de fim- -de-semana, indo mais cedo ou voltando mais tarde, tirando partido do teletrabalho. Assim até podem trabalhar com uma vista diferente ou mais inspiradora e podem conjugar o trabalho com as facilidades de um hotel», conta a directora de Marketing. O grupo terá também as habituais comemorações de Natal e Réveillon, tendo sempre em conta as adaptações necessárias.
Concorrência não só de hotéis
Numa altura em que serviços como o Airbnb invadem a vida dos portugueses, à semelhança do que acontece a nível global, Catarina Pádua mostra-se tranquila face à concorrência. «Existem clientes para todo o tipo de produtos e o mesmo cliente pode tomar decisões diferentes consoante o motivo da viagem. O facto de optar por ficar num alojamento do Airbnb não invalida que possa preferir ficar num hotel numa outra ocasião. E aí fará todo o sentido pertencer a um clube de fidelização que lhe traga vantagens», sublinha a profissional.