Vila Galé: Crescer na adversidade

A pandemia de Covid-19 não travou o plano de expansão do Vila Galé para este ano. Além de algumas renovações e ampliações, o grupo hoteleiro concretizou todas as aberturas que estavam previstas: o Vila Galé Serra da Estrela; o Vila Galé Collection Alter Real, em Alter do Chão; o Vila Galé Paulista, em São Paulo (Brasil); e ainda a segunda fase do agroturismo Vila Galé Douro Vineyards, no coração do Douro vinhateiro.

Os investimentos realizados ao longo de 2020 permitem ao Grupo Vila Galé reforçar a sua posição no mercado português e brasileiro, bem como diversificar a sua oferta hoteleira, ou não fossem as novas unidades, pelas suas características, únicas no portefólio do grupo! É o caso do Vila Galé Serra da Estrela, o primeiro hotel de montanha da Vila Galé.

Já o Vila Galé Collection Alter Real, localizado em Alter do Chão (no distrito de Portalegre), distingue-se pela forte ligação ao turismo equestre. Inaugurada em Junho, a nova unidade integra o programa “Revive” e resulta da reconversão de alguns espaços da Coudelaria de Alter que estavam sem uso, representando um investimento de 10 milhões de euros.

Trata-se de uma unidade hoteleira de 4 estrelas, que conta com 77 quartos, duas piscinas exteriores de adultos e uma infantil, spa Satsanga com piscina interior aquecida, restaurante Inevitável de gastronomia regional, bar Dressage, biblioteca, enoteca, duas salas de reuniões e um salão de eventos com um Museu do Cavalo. Dispõe ainda de um tradicional lagar de azeite totalmente recuperado e que pode acolher a realização de eventos mais intimistas.

Estando situado na Coudelaria de Alter, que é considerada a mais antiga do mundo a funcionar ininterruptamente no mesmo sítio, há uma grande relação com esta temática na decoração e nas actividades oferecidas aos clientes. Aqui, os hóspedes são convidados a realizar visitas guiadas aos principais espaços de criação do cavalo puro-sangue lusitano, mas também lições de equitação ou passeios de charrete. Outro dos atractivos é a falcoaria, que inclui um museu e onde é possível apreciar e aprender mais sobre as diferentes aves de rapina. No spa, há uma massagem exclusiva, a Dressage Real, que usa óleos essenciais com os aromas da região e que é feita com duas trinchas que simulam as crinas dos cavalos e os movimentos de dressage.

«Este hotel começou a funcionar em Junho e, desde então, tem registado uma excelente aceitação. Temos tido muita procura tanto por parte de clientes individuais como para eventos. No Verão tivemos alturas com taxas de ocupação a rondar os 90%», revela Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador da Vila Galé.

Investimento será para manter

Mais recentemente, em Agosto, o grupo inaugurou o Vila Galé Paulista, a sua 10.ª unidade hoteleira no Brasil. Este hotel resulta de um investimento de 60 milhões de reais (cerca de nove milhões de euros) e fica situado na Rua Bela Cintra, junto a algumas das principais atracções da cidade, desde o Museu de Arte de São Paulo ao Parque Trianon. Fica também a escassos minutos do aeroporto de Congonhas, sendo ideal tanto para quem viaja em negócios como em lazer.

O Vila Galé Paulista tem 108 quartos, uma pizzaria Massa Fina, cafetaria Vila Galé Café, piscina exterior, sauna e ginásio. «Há muitos anos que queríamos ter um hotel em São Paulo, dada a sua importância económica e cultural. Por isso, o Vila Galé Paulista é a concretização de uma ambição antiga, que também acaba por assinalar os 20 anos da presença da marca Vila Galé no Brasil, onde somos hoje a maior rede de resorts», sublinha Gonçalo Rebelo de Almeida.

Não obstante o actual contexto de incerteza, o Grupo Vila Galé pretende manter o plano de investimentos para os próximos anos e está já a trabalhar em novos projectos, nomeadamente um novo hotel em São Miguel (Açores), um novo resort em Alagoas e um hotel no Palácio do Rio Branco, ambos no Brasil. Porque as crises apresentam também oportunidades de investimento e há que trabalhar para estar na linha da frente do mercado quando a retoma chegar.

«A prioridade será reconquistar a confiança dos clientes e mostrar que é seguro ficar num hotel. Depois, há que trabalhar e aproveitar este tempo para estarmos melhores e mais fortes na retoma. Há que continuar a apostar na inovação, na promoção interna e internacional, na formação dos recursos humanos e na qualidade e diversidade da oferta », conclui Gonçalo Rebelo de Almeida.

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