S.Pellegrino: Uma água que celebra a gastronomia
A marca S.Pellegrino assinala este ano o seu 125.º aniversário e, para o celebrar, lançou uma edição limitada comemorativa. Nesta garrafa de luxo, a famosa estrela vermelha encontra-se cercada por bolhas azuis-claras, que representam as suaves bolhas da água e «a importância dos momentos à mesa que a marca ajudou a enriquecer ao longo de mais de um século», como explica à Marketeer Vanessa Germano, directora de Marketing da Vinalda. Juntamente com a garrafa de luxo, os formatos de vidro de 50 cl e 75 cl, distribuídos no canal Horeca, também se vestem para celebrar o aniversário da marca, ostentando um rótulo especial que visa engrandecer cada experiência gastronómica.
Há muito que a S.Pellegrino é uma presença icónica nas melhores mesas do mundo e, para Vanessa Germano, esta exclusividade explica-se pelas particularidades de uma água gaseificada única: «S.Pellegrino é brilhante, com bolhas densas, consistentes e em abundância e desprovida de qualquer odor. A impressão imediata no paladar é de muita frescura, seguida de uma acidez moderada que estimula a salivação, enquanto o elevado conteúdo mineral deixa um final agradável e persistente. Estas características são as ideais para limpar o palato e sentir verdadeiramente o sabor da comida. Por isso, é uma escolha preferencial para sommeliers e chefs que sabem que os seus aromas e sabores vão ser verdadeiramente sentidos e não adulterados. É, assim, uma água muito versátil, que pode acompanhar uma grande variedade de vinhos, tendo estrutura para resistir a sabores suaves, mas também aos mais complexos e encorpados.»
Vinalda, que distribui a marca em Portugal, tem vindo a trabalhar este sector de forma consistente. Actualmente, patrocina os principais eventos onde participam chefs, como o Congresso Nacional dos Cozinheiros, os prémios Marcada, as provas especiais do Grandes Escolhas – Vinhos & Sabores e muitos outros. Além disso, a directora de Marketing da empresa refere que existe «um desejo de proximidade à comunidade de sommeliers, com o patrocínio do Campeonato Nacional de Escanções ou o Masters of Wine».
Ao longo do ano, a Vinalda tem ainda vários pontos de contacto com profissionais e fãs da marca, como os prémios Lisbon Insiders, o universo Face Food Mag e a Ordem da Cabidela, entre muitas outras iniciativas relacionadas com a gastronomia. Complementarmente, existe uma equipa comercial a trabalhar junto destes players, mas também dos decisores que podem vir a querer incluir a marca nas mesas dos seus estabelecimentos. «Apesar de a marca dispensar apresentações, sentimos que ainda há muitos espaços que podem beneficiar de ter uma água premium nas suas ementas. E por isso privilegiamos e orientamos a acção contínua e de proximidade da nossa equipa comercial, bem como das equipas dos nossos parceiros», acrescenta Vanessa Germano.
UMA ESCOLHA SUSTENTÁVEL
A sustentabilidade é uma questão central na indústria alimentar e de bebidas e, por isso, há muito que a marca S.Pellegrino, juntamente com a Vinalda, coordena a implementação de garrafas PET recicláveis e pouco poluentes para pontos de consumo mais rápido. Recentemente, foi também lançada uma embalagem de alumínio, um material reciclado sem perda de qualidade, com um ciclo de vida mais sustentável do que o vidro e que, por isso, reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2 associadas à logística.
Ainda no campo da embalagem, desde 2010, a marca tem vindo a reduzir o peso das garrafas PET em 30% e aposta em materiais reciclados, contribuindo para a economia circular e diminuindo o impacto ambiental. As garrafas PET da S.Pellegrino são feitas com 50% de plástico reciclado.
Actualmente, a S.Pellegrino tem um programa de gestão florestal, que não só protege mais de 30 mil hectares de floresta em torno das suas nascentes, como ainda reutiliza 98% da água das suas operações.
Na área da eficiência energética, investe em tecnologias e processos para reduzir o consumo de energia durante a produção e o engarrafamento. A empresa reduziu o seu consumo de energia em 15%, desde 2010, e utiliza cada vez mais energias renováveis, como energia solar e eólica, para alimentar a produção, utilizando 100% de energia renovável nas suas fábricas em Itália. Refira-se ainda que reduziu as emissões de CO2 em 20%, no mesmo período.
Vanessa Germano explica ainda que «existe também uma comunicação muito forte por parte da marca, no âmbito do enriquecimento social e formação junto dos restaurantes e consumidores, para práticas de zero desperdício (no waste), em parceria com a Food for Soul (um projecto do chef Massimo Bottura)».
EVOLUIR COM LEGADO
De acordo com a directora de Marketing da Vinalda, a qualidade e características intrínsecas da S.Pellegrino impõem-se, e é precisamente a sua essência que tem conquistado os consumidores. «Saber que, em qualquer parte do mundo, podemos confiar na qualidade e sabor daquele primeiro gole de bolhas para nos refrescar dá conforto e confiança. Num mundo em permanente mudança, queremos continuar a trabalhar para merecer essa confiança e sermos a escolha incontestável a nível de hidratação e prazer», afirma Vanessa Germano.
Paralelamente, a marca tem vindo a acompanhar a evolução e tendências do mercado, mais ainda desde 1997, quando passou a fazer parte do Grupo Nestlé.
Uma novidade recente que exemplifica esta capacidade de adaptação aos novos tempos é a S.Pellegrino em lata, uma embalagem mais pequena, sustentável e reciclável, já disponível em diversos pontos de venda. Neste formato, estão também disponíveis os refrigerantes naturais de fruta Sanpellegrino: Aranciata (água S.Pellegrino, sumo e polpa de laranja) e Limonata (água S.Pellegrino, sumo e polpa de limão).
ALÉM-FRONTEIRAS
Para a Vinalda, «a actividade internacional é um complemento e incentivo na nossa relação e consequente mais-valia para toda a cadeia de negócio, pois se temos a aposta em Portugal de chefs internacionais, também temos a implantação de chefs portugueses em outras geografias. Com os eventos internacionais temos a oportunidade de apresentar Portugal, enquanto destino e potencial de negócio, mas, também, os chefs portugueses e de abrir portas para novas diásporas».
Vanessa Germano explica que também em Portugal a Vinalda faz questão que a S.Pellegrino seja parceira dos principais eventos de gastronomia onde estejam presentes muitos chefs internacionais, para aumentar a visibilidade e notoriedade junto dos mesmos e de todo o sector. «Após a vitória mundial na S.Pellegrino Young Chefs Academy Competition, em 2023, o jovem chef português Nelson Freitas, além de ter participado em vários eventos internacionais, esteve a estagiar no restaurante Central no Peru, com a mentoria dos chefs Virgilio Martínez e Pía León. Ao longo destes meses, a sua jornada foi registada num documentário no Prime Video, que estreou a 23 de Setembro. A S.Pellegrino desenvolveu o documentário que mostra a importância da mentoria de Martínez e o impacto transformador da culinária e das paisagens locais na trajectória de um jovem chef promissor.»
Este ano, em Portugal, o grande evento da marca será a Final Ibérica da edição 2024/2025 da S.Pellegrino Young Chef Academy Competition. O evento vai realizar-se em Lisboa, em Novembro, na sequência desta vitória do jovem chef português Nelson Freitas, na edição anterior.
Relativamente ao futuro, a marca afirma que tem crescido em Portugal todos os anos, e quer continuar a trabalhar para conseguir aumentar a sua quota de mercado.
Para a directora de Marketing da Vinalda, «há um crescente interesse por produtos premium e diferenciados e a S.Pellegrino enquadra-se nesse perfil. Com o foco nas águas com fruta queremos estar presentes noutros momentos de consumo, onde acreditamos que o consumidor quer continuar a beber qualidade e ingredientes de excelência. É uma marca com décadas de história, presente em mesas sofisticadas ao redor do mundo e queremos continuar este desígnio em Portugal chegando a mais consumidores e fãs».
» Vanessa Germano, directora de Marketing da Vinalda
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de águas e sumos”, publicado na edição de Setembro (n.º 338) da Marketeer.