Sonae Sierra: É possível oferecer melhor no Natal?

Os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, presentes de norte a sul de Portugal, e não esquecendo os arquipélagos, são um exemplo de gestão sustentável e compromisso social. Da redução significativa no consumo de recursos, como energia e água, até iniciativas de promoção cultural, a Sonae Sierra tem como grande missão transformar cada espaço num catalisador de mudança positiva, promovendo o bem- -estar das comunidades onde estão inseridos. Nesse sentido, as práticas sustentáveis são complementadas por acções que democratizam o acesso à cultura, criando uma ligação entre comunidade, arte e meio ambiente.

E numa altura em que os centros comerciais acolhem milhares de pessoas para as compras de Natal, estes estendem o seu compromisso na área da sustentabilidade a uma campanha que incentiva uma filosofia de consumo mais planeado e reflectido. “Pensa bem, oferece melhor” é o claim desta iniciativa, que está presente em espaços como o NorteShopping, Colombo, Centro Vasco da Gama e CascaiShopping.

SUSTENTABILIDADE NO CENTRO

A sustentabilidade é um pilar estratégico comum a todos os centros que estão sob gestão da Sonae Sierra, que, em 2024, apresentaram os resultados obtidos na última década com a campanha “Sustentabilidade no Centro”. Quer isso dizer que se comprometem com a gestão eficiente de recursos naturais e a redução de resíduos, dando a conhecer a responsabilidade ambiental dos mesmos. No que diz respeito à energia, e nos últimos dez anos, estes espaços alcançaram uma redução média de 37% no consumo energético. Medidas como a substituição de lâmpadas convencionais por LED, sensores automáticos de iluminação, e a optimização de horários de funcionamento de equipamentos foram determinantes para atingir estes resultados. Destaque para o MaiaShopping e o MadeiraShopping, ambos com reduções de 52%, e para o Centro Colombo, que conseguiu uma economia de 50%.

Já a gestão eficiente da água também trouxe resultados significativos, com uma diminuição média de 13%, existindo locais, como o Centro Comercial Continente Portimão e o ArrábidaShopping, que reduziram os seus consumos em 42% e 23%, respectivamente. Entre as soluções que contribuíram para estes números, estão a reutilização da água das chuvas e de lavatórios e a instalação de torneiras com sensores. Por seu lado, a reciclagem nestes centros comerciais atingiu uma média de 66%, em 2023. Actualmente, todos os espaços reciclam, pelo menos, metade daquilo que produzem, mas existem vários em que o número é superior a 70%, como é o caso do CascaiShopping (84%) e do NorteShopping (75%). Estas conquistas resultam de práticas, como estudos de caracterização de resíduos e sensibilização de lojistas e visitantes.

Lançada em Junho de 2024, a campanha “Sustentabilidade no Centro” reforçou, igualmente, o papel desempenhado na consciencialização e promoção de comportamentos e práticas mais sustentáveis. Elementos criativos de comunicação, como intervenções em caixotes de lixo, decoração de floreiras e espelhos de casas de banho, trouxeram a mensagem ambiental para o dia-a-dia dos visitantes dos espaços. Com o envolvimento de milhares de pessoas, os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra continuam a avançar em direcção a um futuro mais sustentável.

UM PALCO PARA TODOS

No pilar da responsabilidade social, os centros comerciais têm promovido um conjunto de acções que fazem a diferença na democratização do acesso à cultura e apoio à comunidade artística. Nesse sentido, são várias as iniciativas gratuitas que têm tornado a arte – nas suas diversas vertentes – acessível a todas as pessoas.

O Openstage é uma das acções em destaque, em 2024, tendo dado palco a artistas emergentes no NorteShopping, no MadeiraShopping, no Centro Vasco da Gama e no AlgarveShopping. Através de uma plataforma inédita em Portugal, esta iniciativa italiana, concebida para smart cities, consiste num palco tecnológico autónomo disponível para todos os que quisessem apresentar o seu talento musical aos milhares de visitantes que passam diariamente por estes espaços. Já o Nova Arcada Braga Blues (no Nova Acarda), o maior festival de blues em Portugal, que vai já na sétima edição, tem atraído artistas renomados, como Robben Ford, Big Daddy Wilson, Áurea e Tim. Por outro lado, o ArrábidaShopping celebrou, em 2024, os 45 anos dos GNR, com uma exposição e um concerto, além de um concurso para bandas emergentes – o Arrábida Music – em que o vencedor abriu o concerto com a icónica banda portuguesa.

No âmbito do projecto “Cultura no Centro”, que visa envolver artistas e entidades culturais, são várias as actividades que marcam o calendário anual dos espaços, de forma esporádica ou regular, como o “Há Música no Mercado”, no Mercado Bom Sucesso.

A arte está presente também através de exposições, instalações e concursos, transformando os centros comerciais em espaços culturais.

Projectos como “A Arte Chegou ao Colombo”, que foi lançado em 2011, reafirmam este posicionamento, apresentando exposições impactantes, como “Carry Me – 100 Anos de Malas”, em 2024, depois de outras mostras, como “Leonardo da Vinci – Experiência de Arte Imersiva”, ou “100 Anos de Nadir Afonso”.

Além das exposições seleccionadas, esta iniciativa tem uma vertente de open call associada: o Prémio “A Arte Chegou ao Colombo”, criado para apoiar artistas plásticos e visuais. Actualmente, está a decorrer a 3.ª edição que, este ano, tem como mote “Na Era da Inteligência Artificial”.

Em paralelo, o VIArtes, no ViaCatarina Shopping, continua a desafiar artistas a criarem obras de arte pública para a sua fachada emblemática. Já o AlgarveShopping destacou-se com instalações de Madalena Martins, como “A Dança da Água” e a “Árvore de Natal Tropical”, criadas com recurso a materiais provenientes de obras anteriores e plásticos reciclados, reafirmando o compromisso com práticas artísticas conscientes.

Em 2024, foram mais de 100 exposições e acções que tornaram os centros comerciais em espaços de arte e lazer, contribuindo para serem pólos agregadores de cultura.

PRESENTES COM MAIS SIGNIFICADO

Porque o Natal é uma altura de grande consumo, os centros comerciais reforçaram o seu compromisso social durante esta época, promovendo iniciativas que destacam a importância de escolhas conscientes e experiências memoráveis.

Pelo segundo ano, um estudo promovido pela Sonae Sierra investigou os comportamentos dos portugueses no Natal, revelando que 42% não usam os presentes recebidos e apenas 39% devolvem prendas indesejadas. Estes números indicam, claramente, uma necessidade de maior planeamento nas compras, alinhando-as com o verdadeiro espírito da época.

Além disso, os centros comerciais destacaram-se como a preferência de 85% dos consumidores para a compra de presentes, atraídos pela conveniência e pela diversidade de oferta. Por sua vez, o mês de Dezembro concentra 13% das vendas anuais, com um aumento de 28% nas visitas, sendo esta uma oportunidade para transmitir mensagens sobre um consumo mais reflectido.

E porque nesta época são as memórias que prevalecem, estes espaços ofereceram aos visitantes uma agenda variada, incluindo a presença do Pai Natal, concertos, teatros e momentos mágicos como queda de neve. Combinando criatividade e responsabilidade social, estas acções contribuem para uma celebração ainda mais especial.

CAMPANHA “PENSA BEM, OFERECE MELHOR”

Com base nos dados do estudo promovido pela Sonae Sierra, a campanha de 2024 trouxe humor e reflexão, destacando perfis, como o comprador “Teleguiado”, que necessita de orientação, o “Fica para Mim”, que compra segundo os próprios gostos, e o “Influencer”, que se preocupa com a estética, para partilhar o unboxing nas redes sociais. Aproveitando estes estereótipos e tentando mudar comportamentos e hábitos, desenvolveram a campanha de Natal “Pensa bem, oferece melhor”, na qual a influenciadora Madalena Abecasis protagoniza um vídeo com humor em que interpreta diferentes personagens e incentiva a escolhas mais empáticas e cuidadosas, reflectindo sobre o acto de oferecer presentes significativos. Esta campanha, que vive no digital e em suportes físicos nos centros comerciais, demonstra a estratégia de marketing dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, que alia insights de consumo a uma abordagem criativa, emocional e reflexiva.

CENTROS SOB GESTÃO SONAE SIERRA

Albufeira Terrace, AlgarveShopping, Atrium Saldanha, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Comercial Continente Portimão, Centro Vasco da Gama, CoimbraShopping, Estação Viana Shopping, Forum Barreiro, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MadeiraShopping, MaiaShopping, Mercado Bom Sucesso, NorteShopping, Nova Arcada, Parque Atlântico, ViaCatarina Shopping.

 

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e responsabilidade social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 341) da Marketeer.

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