Sociedade Central de Cervejas e Bebidas: Brindemos a todos os momentos de celebração!

A marca Sagres patrocina a Selecção Nacional de Futebol, sem quaisquer interrupções, desde 1993, «quer nos bons momentos, quer nos menos bons», sublinha Bernardo Azevedo, responsável de patrocínios de desporto da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC). «Este período pandémico foi mais um momento em que nos tivemos de adaptar e preparar para um Euro 2020 jogado em 2021 e com expectativas reforçadas de obtermos bons resultados», diz, reagindo ao adiamento da estratégia de comunicação forçado pela pandemia de Covid-19.

Derivado da actual conjuntura, o foco privilegiado de comunicação tem sido nas plataformas digitais, seja através de filmes para digital em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a aposta no futebol feminino ou o plano de novos momentos de celebração.

É que não esqueçamos que, em 2018, a cerveja Sagres renovou o contrato de patrocínio com a Federação Portuguesa de Futebol por mais seis anos, ou seja, até 2024. Um patrocínio que contempla, assim, as selecções nacionais de futebol A masculino e feminino, a selecção nacional de sub-21 (masculino), a Taça de Portugal e, ainda, a Supertaça Cândido de Oliveira.

Momentos de celebração

Apesar da imposição para os estádios estarem vazios para evitar a propagação do coronavírus, a Sagres quer estar com os portugueses, seja em casa ou num estabelecimento de restauração e bebidas, em todos os momentos de celebração. «Esperamos que sejam muitos os momentos de celebração num Europeu em que entramos, recordo, como os campeões em título», comenta orgulhosamente Bernardo Azevedo.

Num ano ainda de pandemia, os valores de portugalidade serão ainda mais importantes (“Todos unidos a apoiar os melhores”), pelo que este será um ano ainda com maior responsabilidade para a marca.

«Dada a pandemia, estamos ainda em fase de definição de todas as actividades tendo em conta as restrições que se venham a colocar, o que nos obriga a uma maior flexibilidade e capacidade de resposta em tudo o que é o nosso plano de acção em conjunto com a FPF», conta o responsável de patrocínios de desporto da SCC. Mas vai revelando que será montado um plano 360º com acções que vão desde os diversos canais de venda (no Horeca e no retalho), passando pelo digital e com as já habituais experiências únicas para os fãs da marca. «Teremos muitas novidades até ao campeonato acontecer», assegura.

À semelhança do que tem sido feito noutras competições, a Sagres voltará a apostar numa forte campanha de comunicação, cujo conceito será conhecido a seu tempo. No entanto, Bernardo Azevedo levanta a ponta do véu contando que «o objectivo é chegar a todos os portugueses, onde quer que eles estejam, e galvanizar os nossos jogadores».

Na competição europeia que este ano se realiza, a Sagres quer, acima de tudo, apoiar a Selecção a renovar o título de campeã, comunicando para todos os portugueses e exaltando-os a comemorar as vitórias de Portugal em qualquer parte do Mundo.

«Além disso, e após um período tão difícil, nomeadamente para o canal Horeca, queremos que esta importante competição seja uma forma de ajudarmos os nossos parceiros comerciais, comemorando juntos cada vitória da nossa Selecção», explana o responsável de patrocínios de desporto da SCC.

Quase 30 anos de apoio à Selecção

A marca Sagres gosta de ter ligações duradouras e persistentes, razão pela qual continua com a Federação Portuguesa de Futebol desde 1993, em todos os momentos, e esperando continuar por muitos mais. Para já, está garantida a ligação até 2024.

Na perspectiva de Bernardo Azevedo, «esta parceria de sucesso faz todo o sentido, dado os valores da marca fazerem uma ligação perfeita com os da Selecção, seja a valorização da portugalidade, a transversalidade social ou a regional». Acresce ainda a ligação entre a Sagres e a Selecção aos momentos de celebração. O balanço é tão positivo, comenta, «que a relação se tem vindo a fortalecer, como é exemplo a extensão do contrato à Selecção Feminina a partir de 2018».

A Sagres gosta de lembrar a caminhada percorrida desde a chegada às camisolas da Selecção Nacional. Em Inglaterra, no Euro 1996, a caminhada, ao lado da Federação Portuguesa de Futebol, foi feita até ao jogo de Portugal contra a República Checa, país que apenas perderia na final contra a selecção anfitriã.

Em 2004, com os olhos da Europa postos em Portugal e com a Selecção Nacional a jogar em casa, a Cerveja Sagres foi, mais uma vez, a grande parceira da FPF. Dois anos depois, em 2006, seguia-se o Mundial da Alemanha e, a acompanhá-lo, o lançamento da Sagres Seleção, uma cerveja comemorativa, lançada por Eusébio. No Europeu de 2008, na Áustria e na Suíça, a marca foi mais longe com a criação da Sagres Zero.

Num outro continente, no Mundial da África do Sul, em 2010, criou a Selecção de Adeptos, ao lado de grandes jogadores, como Figo, Pauleta e Rui Costa. E de volta à Europa, no Europeu de 2012, que decorreu na Polónia e na Ucrânia, criou o hino “Selecção Somos Nós”.

No Mundial de 2014, no Brasil, celebraram- se os 21 anos de parceria Sagres/FPF, mas esse ainda não seria o ano de um título chegar às mãos de Portugal. O título de campeões da Europa chegaria em 2016, no Stade de France, em Paris, com o histórico golo de Éder, depois de Cristiano Ronaldo ter saído lesionado, deixando o País com o coração nas mãos. Agora, no Europeu de 2021, a expectativa é de não deixar fugir o título!

Irmã apaixonada por desporto

Mas no universo da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas há outra marca com um cunho relevante no campeonato que este ano se realiza. A Heineken é a cerveja oficial do Euro 2020, uma ligação que foi tornada pública no final de 2019.

«A marca Heineken tem fortes ligações ao futebol e ao desporto, sendo o seu foco o patrocínio das grandes provas desportivas», diz Bernardo Azevedo, dando os exemplos da Champions League e do Mundial de Fórmula 1. Em ambos os casos, as provas foram realizadas em Portugal: a final da Champions em 2020, e a Fórmula 1 em 2020 e também já em 2021.

O responsável de patrocínios de desporto da SCC sublinha que ambas as marcas do portefólio da empresa proporcionam experiências únicas aos adeptos, consumidores, espectadores e apoiantes de diversas modalidades desportivas, como o futebol, onde se celebram e partilham, de forma inclusiva e transversal, emoções, numa atitude que procuramos que seja de fair play e de verdadeiro convívio sociável. «Quer a Sagres, a nível nacional, quer a Heineken, a nível internacional, são top of mind dos consumidores quando se fala de marcas de cerveja.»

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas no Euro 2020”, publicado na edição de Maio (n.º 298) da Marketeer.

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