Smurfit Westrock: como ser uma ‘lovemark’ através do packaging

Com a chegada de uma das épocas mais esperadas do ano, o Natal, as marcas procuram aperfeiçoar as suas ações de marketing para criar embalagens que não só protejam os seus produtos, como também lhes confiram valor acrescentado e reforcem a ligação emocional com os seus clientes.

Actualmente, além disso, as marcas devem adaptar as suas estratégias de venda a um mercado cada vez mais exigente em matéria de sustentabilidade: os hábitos de compra da maioria dos consumidores têm sido influenciados por uma consciência ambiental cada vez mais relevante. Neste sentido, a Smurfit Westrock, com mais de 500 fábricas de embalagens em 40 países e uma vasta e inovadora carteira de soluções de packaging 100% renováveis, recicláveis e biodegradáveis, torna-se num aliado fundamental para que as marcas e os distribuidores se possam diferenciar e captar a atenção dos compradores.

De acordo com um estudo realizado pela In-Store media, 70% das decisões de compra são tomadas em loja. Isto significa que é essencial as marcas dirigirem os seus esforços para o ponto de venda de modo a ter um impacto positivo nos consumidores. Um contexto em que os displays podem ser importantes promotores de vendas: «A nossa vasta experiência e a forte presença na Europa de fábricas dedicadas ao fabrico de displays, permite-nos compreender os compradores e como são influenciados no ponto de venda», assinala Miguel Barbosa, General manager da Smurfit Westrock Sorpel, uma fábrica localizada a norte do Porto e dedicada exclusivamente à conceção e ao fabrico deste tipo de packaging.

«Tal como distinguimos uma promoção de um lançamento de produto, cada display é concebido segundo os objectivos de cada cliente, com vista a fomentar as suas vendas, e tem por trás uma história capaz de cativar o cliente final», garante. Os displays da Smurfit Westrock não deixam o consumidor indiferente, pois possuem um design atrativo e personalizado, graças à impressão digital single-pass e multi-pass, que inclui grafismos e imagens impactantes. Algo indispensável se tivermos em conta que um comprador apenas dedica 3 minutos a selecionar cerca de 15 produtos, segundo dados do Shopper Engagement Study da Point of Purchase Advertising International (OgilvyAction, 2015). Este tempo curto de escolha obriga as marcas e os retalhistas a optimizarem a visibilidade a a atractividade dos produtos expostos para facilitar decisões rápidas e eficazes.

«Em síntese, é uma questão de deixar pegada, embora não no ambiente – explica Barbosa. De facto, os nossos designers sabem que um display perante o qual o consumidor sinta uma espécie de amor à primeira vista e promova o aumento da venda dos produtos que contém, só pode ser sustentável. A sociedade e, certamente, a maioria das pessoas que estão a ler estas linhas, estão neste momento cada vez mais conscientes da necessidade de contribuir para um consumo mais responsável que ajude a garantir um futuro e um planeta melhor para as próximas gerações».

A sustentabilidade é um dos principais pilares da Smurfit Westrock e, como tal, faz parte do seu ADN: todos os seus displays são produzidos com papel certificado FSC®, de florestas controladas ou material reciclado, sendo facilmente reciclável após a sua última utilização. Assim, estas soluções de packaging ajudam a reduzir a pegada de carbono dos nossos clientes e a melhorar os seus índices de sustentabilidade.

Um bom exemplo de sustentabilidade e inovação é o Display Nuri, uma das soluções de packaging para o ponto de venda da empresa, premiadas nos WorldStar Global Packaging Awards 2024, os prémios mais importantes do mundo do setor do packaging. Criado na fábrica portuguesa, este display destaca-se pelo seu design atraente, que simula uma lata de conserva, como o produto que contém. Além disso, possui quatro estantes que podem albergar até 160 unidades de produto.

De igual modo, a Smurfit Westrock dispõe de uma metodologia exclusiva baptizada com o nome de DisplaySmart que serve para criar expositores de pontos de venta que ajudem os seus clientes a vender mais. Para isso, a empresa possui uma enorme base de dados de 65.000 insights de compradores, ferramentas de inovação exclusivas e a maior equipa de designers de expositores para garantir estes captam a atenção de que a marca necessita.

Como conclui Miguel Barbosa, «o grande desafio é conseguir que cada display capte a atenção do consumidor e estabeleça uma ligação emocional com ele. E tudo isto em apenas um instante. Se a marca conseguir fazer ‘match’ com o cliente final, serão os sentidos a facilitar a recordação e a repetição da compra. Uma oportunidade de ouro para se tornar uma verdadeira “lovemark».

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Especial Natal”, publicado na edição de Novembro (n.º 340) da Marketeer.

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