Universidade Portucalense: Ligação dos estudantes ao tecido empresarial

Foi da necessidade de dar resposta às exigências das empresas, nomeadamente daquelas que com maior dinamismo contribuem para a competitividade da região Norte do País, que nasceu o plano de estudos da licenciatura em Marketing da Universidade Portucalense. «Acresce, aliás, a forte ligação ao tecido empresarial, um dos principais pontos fortes da Universidade Portucalense, para além do estágio curricular que é, claramente, um factor diferenciador desta licenciatura», sublinha Sónia Nogueira, coordenadora da Licenciatura em Marketing. Por tudo isto, salienta, «garante-se não só uma formação de qualidade em Marketing, mas também a criação de condições para uma elevada taxa de empregabilidade dos nossos estudantes».

A licenciatura em Marketing da Universidade Portucalense iniciou-se no ano lectivo de 2020/2021 e prossegue este ano. A elevada procura logo no ano lectivo de abertura (em que foram esgotadas todas as vagas) leva a instituição a crer num caminho de sucesso com fortes perspectivas de progressão.

Sónia Nogueira assegura que a licenciatura em Marketing da Universidade Portucalense contribui para a formação de gestores de marketing que irão ocupar as mais diversas posições no mundo empresarial.

Aliando uma sólida formação em Marketing a um conjunto de unidades curriculares transversais, o curso permite que os estudantes adquiram os mais avançados conhecimentos e competências para iniciarem com sucesso a sua carreira profissional. A componente digital está presente ao longo de todo o curso nas suas diversas áreas: marketing digital, criatividade e inovação e multimédia. «Os estudantes podem, assim, obter uma formação completa e integrada que os prepara para os diversos desafios actuais do mundo empresarial», comenta a coordenadora da Licenciatura em Marketing.

MARKETING E NEGÓCIOS DIGITAIS

Mas a oferta na área do Marketing desta escola não se restringe à licenciatura. O mestrado em Marketing e Negócios Digitais tem uma visão transversal que relaciona o marketing, os negócios e o digital, sendo este um ponto diferenciador da restante oferta de mercado, sublinha Joana Carvalho, coordenadora deste mestrado. E acrescenta: «O mestrado responde ao desafio e necessidade das empresas em dinamizarem a sua digitalização, abordando áreas como estratégia, inovação, gestão de marcas, comunicação no digital, análise e report.» Com as competências adquiridas nesta formação, os estudantes ficam aptos para desenvolver e operacionalizar estratégias de negócio capazes de dar resposta aos desafios da economia digital.

O perfil do mestrando de Marketing e Negócios Digitais é essencialmente o do estudante que procura a continuação do seu caminho académico. Esta formação é procurada por estudantes licenciados que pretendem frequentar um mestrado que os especialize no marketing digital, onde a estratégia de aprendizagem se centra, não só na componente teórica, mas acima de tudo numa dimensão experiencial do estudante, permitindo desde o início do curso um contacto com o tecido empresarial e com o mercado real de trabalho, explana a coordenadora do Mestrado em Marketing e Negócios Digitais.

PROXIMIDADE ÀS EMPRESAS

Na verdade, nesta escola, os alunos são desafiados a desenvolver trabalhos aplicados a empresas reais, de forma a gerar contactos de proximidade com as mesmas dando resposta a questões de marketing concretas dessas mesmas organizações. Os empresários são convidados a participar das apresentações e discussões finais desses trabalhos, havendo uma coordenação e partilha de experiências altamente relevante para os alunos.

Aliás, a Universidade Portucalense tem já vários casos de sucesso de alunos que, formados no mestrado, facilmente encontram emprego na área em empresas de referência.

«Alguns dos nossos diplomados ficaram a trabalhar ou receberam propostas nesse sentido das empresas onde estiveram a estagiar. Temos orgulho em verificar que os nossos alunos têm um feedback francamente positivo e que reconhecem a importância do curso para a sua vida profissional», comenta a coordenadora Joana Carvalho.

Segundo as duas coordenadoras, os alunos têm uma percepção muito positiva sobre a oferta da Universidade Portucalense. «Os alunos assistem à dinâmica e às alterações que o mercado tem vindo a sofrer e compreendem que a nossa oferta formativa se foca em lhes oferecer as competências necessárias para um mundo cada vez mais competitivo e dinâmico. Mais do que a comunicação ou marketing, abordamos a dimensão estratégica do mercado, tendências e a relação com o consumidor, factores decisivos para o sucesso empresarial actual, altamente valorizados pelos nossos alunos.»

PLANOS PARA O FUTURO

Esta escola está atenta às necessidades do mercado e ciente de que para os interessados em desenvolver competências em marketing digital, mas com um perfil mais profissional, é necessário criar uma oferta formativa mais flexível e adequada a esse contexto. Daí que, a breve trecho, a Universidade Portucalense incluirá na sua oferta formativa diferentes cursos de várias índoles relacionados com o marketing digital, respondendo assim de forma directa e específica às expectativas dos profissionais que procuram cursos flexíveis, práticos e dinâmicos na área do marketing e economia digital.

Na verdade, ao longo dos anos, a Universidade Portucalense tem sido capaz de antever as tendências, dada a ligação ao tecido empresarial e com o que se passa no mundo do consumo e no mercado. Tentando dinamizar cada vez mais os seus cursos, tem um conjunto alargado de profissionais convidados que, em contexto de seminário ou prática laboratorial, levam perspectivas e técnicas actualizadas à academia. Além disso, salientam as coordenadoras, «estamos integrados no Programa On- -The-Road, que aproxima os estudantes de empresas concretas, desafiando-os a responder a questões práticas do interesse das empresas, com auxílio das competências adquiridas transversalmente no mestrado. Este projecto é único, inovador e diferenciador no âmbito dos mestrados nacionais».

Estão, assim, a ser concebidos e desenvolvidos novos cursos com formatos, índoles e temáticas diferenciadoras que vão ao encontro das expectativas do mercado e de diferentes perfis de estudante. Acompanhando a procura e as necessidades do mercado, a Universidade Portucalense visa crescer e dar continuidade à oferta na área de Marketing, quer ao nível da licenciatura, quer do mestrado. Além disso, procura de forma permanente expandir as parcerias e protocolos de estágio a fim de gerar novas e sempre actuais oportunidades de emprego aos seus estudantes actuais e futuros.

WORD-OF-MOUTH

Os cursos da Universidade Portucalense são reconhecidos no mercado como cursos de elevada qualidade pedagógica e que respondem aos crescentes desafios a que as empresas têm necessariamente que responder. «Os nossos estudantes reconhecem a qualidade do curso e começamos a ter um word-of-mouth muito positivo», comentam as coordenadoras destas duas formações. A Universidade Portucalense é também muito activa no meio digital, promovendo a comunicação e divulgação dos cursos ministrados através dos meios digitais, bem como junto de empresas parceiras e de diversos eventos.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing Digital”, publicado na edição de Setembro (n.º 302) da Marketeer.

Artigos relacionados