Rubis Gás: Pedalar na volta com os parceiros de negócio
Pelo quinto ano consecutivo, a Rubis Gás marcou presença na Volta a Portugal em Bicicleta. «A Volta a Portugal é um evento emblemático no nosso País, que junta milhares de pessoas e tem sido, sem dúvida, uma honra para a Rubis poder associar-se a esta prova», comenta Cristina Machado, directora de Marketing e Comunicação.
A responsável da Rubis Gás salienta que uma das particularidades deste evento desportivo é o facto de ir ao encontro das pessoas, percorrendo várias localidades e acolhendo uma forte adesão por parte das populações locais. Esta é também uma das características do negócio da Rubis Gás, que assegura o fornecimento de gás a milhares de clientes através de uma vasta rede de distribuição de gás em garrafa, granel e canalizado, apostando na consolidação dos laços de proximidade com os seus parceiros de negócio e clientes.
«Acompanhar esta prova, durante 12 dias, por vários pontos do País, dá-nos a oportunidade de promover a nossa marca localmente, contactar directamente com os nossos clientes e ainda estarmos perto dos nossos parceiros de negócio, que representam a Rubis Gás. Tem sido um privilégio seguir viagem com a Volta a Portugal e chegar a cada vez a mais pessoas», assegura a mesma responsável.
A presença da Rubis Gás na prova é materializada pelo patrocínio da camisola Verde. Um grande detalhe que a responsável de Marketing e Comunicação explica de forma clara: «O patrocínio da camisola Verde na Volta a Portugal faz-nos todo o sentido, não só porque o verde é a nossa cor, mas também pelo que a camisola Verde representa – premeia os atletas que conquistem maior número de pontos nas Metas Volantes, em todas as etapas da Volta a Portugal, representando assim o esforço, resiliência, perseverança e capacidade de superação destes atletas. São também estes os valores que fazem parte do nosso ADN e que partilhamos com os colaboradores da Rubis e também com os nossos parceiros de negócio que asseguram, diariamente, a entrega das garrafas de gás da Rubis de norte a sul do País.»
Cristina Machado sublinha que esta é uma prova de grande exigência para todos os atletas, que não seria possível superar sem resistência, astúcia, trabalho de equipa e uma estratégia bem definida. «São também fundamentais a resiliência e o foco para enfrentar os permanentes desafios até alcançar a meta e também a energia, a motivação e a perseverança são cruciais para a vitória e sucesso em qualquer circunstância, tanto nesta exigente prova, como no dia-a-dia na Rubis Gás. Partilhamos, em pleno, estes valores nos desafios a que nos propomos diariamente », assevera.
ULTRAPASSAR OS IMPREVISTOS
A pandemia levou a marca a repensar a forma como estaria presente este ano na Volta a Portugal, e a contemplar, desde o início, um conjunto de medidas adicionais de segurança durante toda a presença e activação de marca durante o evento.
A activação de marca acabou, ainda assim, por ser comprometida devido a uma medida preventiva que veio assegurar a segurança de toda a equipa, parceiros, convidados e público, recorda a responsável de Marketing e Comunicação. Apesar de todos os obstáculos, mantiveram de pé a iniciativa solidária “Pedalar Por Uma Causa”. Com uma dinâmica ajustada às condições, parte da equipa manteve-se presente para receber os parceiros locais e o feedback e balanço foram muito positivos.
«Foi muito importante voltarmos a estar próximos do público e dos nossos parceiros de negócio, e sentimos uma forte adesão por parte da população local. A Etapa da Volta é prova disso mesmo, este ano juntámos mais de 100 participantes, com a camisola verde Rubis Gás, ao pelotão.»
Durante parte do evento, a Rubis Gás marcou presença na Feira da Animação das Partidas e Chegadas, com dinâmicas de oferta de brindes ao público, insufláveis, actividades lúdicas, marcas quilométricas e com a carrinha pick-up com o ciclista camisola Verde Rubis Gás. Também contou com a presença das suas duas mascotes, o Rubis e a Rubina, e o verde da marca coloriu esplanadas, ecrãs gigantes e o pódio, onde foi entregue a camisola Verde em todas as etapas.
“PEDALAR POR UMA CAUSA”
Para além da activação da marca, a Rubis apostou numa presença em meios que, diariamente, acompanharam a iniciativa “Pedalar Por Uma Causa”, com reportagens em directo do local, canais digitais e redes sociais.
O projecto de responsabilidade social “Pedalar Por Uma Causa”, uma iniciativa da Rubis Gás, co-financiada pelo Grupo Rubis, através da Rubis Mécénat, visa a angariação de fundos para apoiar instituições de solidariedade social. Realizou-se pelo quarto ano e, nas palavras da directora de Marketing e Comunicação da empresa, «foi uma vez mais um sucesso».
A iniciativa foi desenhada tendo em conta a dinâmica da Volta a Portugal, que, por ter várias etapas em diferentes localidades, permite envolver as populações locais numa competição saudável, em que todos podem contribuir e pedalar por uma boa causa. Na Feira da Animação, nas Chegadas, a Rubis esteve presente com uma estrutura com bicicletas estáticas em que cada quilómetro pedalado equivalia a cinco euros. O valor correspondente à soma dos quilómetros pedalados foi doado a três instituições de solidariedade social. «Este ano propusemo-nos a superar o número de quilómetros pedalados na última edição (3224,7 km) e o objectivo foi superado.»
VAMOS A CONTAS?
Este ano foram percorridos 3906,3 km, o que corresponde a 19.531 euros doados a três instituições. «O resultado foi bastante positivo, superámos as expectativas e o objectivo a que nos propusemos no início da prova.» Apesar de ter surgido a necessidade de ajustarem a dinâmica da iniciativa solidária a meio da prova, devido a uma medida preventiva no seguimento da pandemia, «não podíamos ter ficado mais satisfeitos com a adesão e o empenho, por parte do público, nas localidades onde nos foi permitido manter a iniciativa», salienta Cristina Machado. Nas restantes localidades, em vez de contabilizar os quilómetros pedalados pelo público, a Rubis Gás passou a contabilizar cinco euros por cada quilómetro pedalado pelos três primeiros ciclistas a cruzarem a meta em cada etapa. Também os quilómetros dos três primeiros atletas que cruzaram a meta na Etapa da Volta somaram à contagem final.
As instituições a apoiar no “Pedalar Por Uma Causa” são sugeridas pelos colaboradores da Rubis e seleccionadas através de um sorteio realizado internamente. «As causas que defendem são distintas, mas com um grande impacto na sociedade e o nosso apoio vem ajudar estas instituições a continuarem a fazer a diferença», explica a mesma responsável.
O Grupo Dançando com a Diferença, o Centro Comunitário Bento XVI e a Associação das Aldeias de Crianças SOS Portugal foram as instituições seleccionadas para apoiar este ano.
O Grupo Dançando com a Diferença é uma companhia de dança inclusiva, que junta em palco pessoas com e sem deficiências por uma só causa: dançar. O Centro Comunitário Bento XVI está vocacionado essencialmente para apoiar crianças e pessoas idosas. E as Aldeias de Crianças SOS de Portugal trabalham para proteger e cuidar de crianças que perderam os cuidados parentais, ou que correm o risco de perdê-los, acolhendo crianças e jovens num modelo familiar de cuidados alternativos.
«O nosso papel não termina no apoio monetário, fazemos questão de acompanhar as actividades destas instituições e dar voz e visibilidade às suas causas», diz Cristina Machado.
UMA MARCA DE PROXIMIDADE
«O posicionamento estratégico da marca, no território do ciclismo, está centrado no patrocínio da Volta a Portugal e no retorno que decorre deste apoio. Estabelecemos objectivos em termos de notoriedade de marca e procuramos potenciar o negócio dos nossos parceiros, pelo que o investimento é significativo, mas não é só canalizado para o ciclismo.
A Rubis Gás é uma marca de proximidade. Estar junto das populações, estreitar relações com os nossos parceiros de negócio e os seus clientes e envolvermo-nos nas suas iniciativas é o que nos move. Sejam estas provas de desporto, feiras ou outros eventos locais. Acreditamos que é também aqui que melhor conseguimos transmitir os valores da Rubis e os princípios ligados à segurança, responsabilidade social e sustentabilidade », comenta Cristina Machado, directora de Marketing e Comunicação
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Ciclismo”, publicado na edição de Setembro (n.º 302) da Marketeer.