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IDEFE/ISEG: Em busca de um desempenho profissional superior
O desenvolvimento de um programa curricular que promova a aquisição de conhecimento que possibilite aos alunos os skills necessários para poderem conceber uma estratégia de marketing digital integrada, facultando as ferramentas que possibilitem a sua operacionalização e monitorização. Foi este o objectivo do lançamento, já em 2016, da pós-graduação em Marketing Digital pelo ISEG Executive Education e que tem vindo a ver aumentar a sua procura desde a primeira edição.
Do programa fazem parte unidades curriculares complementares como, por exemplo, Business Strategy, Social Media Strategy e Advertising, e-Commerce, eMail Marketing, Digital Analytics, entre outras. Ricardo Lopes, coordenador de Marketing do ISEG Executive Education, explica que o curso está estruturado em três blocos que permitem aos alunos a obtenção de conhecimento sobre como elaborar uma estratégia de marketing digital, definir métricas, dominar plataformas e analisar o retorno do investimento eficazmente.
Além dessas, através da parceria com o Google, os alunos são preparados para o exame de certificação oficial em Google Adwords, caso pretendam fazê-lo.
A parceria com a Google traduz-se na incorporação desta no corpo docente do programa, ao preparar os alunos para o exame de certificação oficial em Google Ads. A PHD é igualmente parceira do programa e a sua presença faz-se notar através dos docentes de Digital Media e de Digital Analytics, bem como da atribuição do prémio monetário no valor de 1.500 euros para o melhor aluno. Por fim, a pós-graduação tem o reconhecimento Indústria 4.0, do Governo de Portugal, que destaca os programas que contribuem para a digitalização do País.
«Durante o programa, está presente a percepção por parte dos alunos do reconhecimento que o mercado tem da pós-graduação, os trabalhos que fomentam a aplicabilidade de conhecimentos adquiridos e o próprio netowrking gerado ao longo do programa, com uma forte partilha de vivências distintas que enriquecem a experiência e mantêm os níveis de motivação elevados », comenta o responsável.
O programa, como não poderia deixar de ser, tem vindo a acompanhar a evolução do mercado desde a sua primeira edição em 2016. Este ano, por exemplo, foi introduzida a disciplina de Artificial Intelligence & Customer Experience e foram feitas actualizações na unidade curricular de e-Commerce, que passa a integrar no plano curricular os Marketplaces, um tema que marca a actualidade do marketing digital.
FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA
Tal como o programa, o corpo docente é constituído por um equilíbrio entre a academia e as empresas, que se traduz numa formação teórico-prática fundamental para quem pretende adquirir competências e ferramentas para um desempenho profissional superior. Aos professores do ISEG juntam-se profissionais com valiosa experiência no terreno.
O responsável salienta que é o âmbito holístico, que para lá das competências técnicas do digital tem a dimensão estratégica do marketing e as novas tendências, que faz desta Pós-Graduação uma referência em Portugal nesta área, vendo a sua procura crescer com um forte impacto do “word-of-mouth” dos Alumni. E entre estes encontram-se profissionais de marketing e comunicação, mas também empreendedores e profissionais de outras áreas, assim como recém-licenciados.
Ricardo Lopes salienta a importância que os antigos alunos assumem no constante aumento de procura, através do aconselhamento a amigos e colegas de trabalho, e que esse «é o melhor KPI a ser analisado».
Desde 2016 que são abertas duas turmas por ano, algo que se confirmará também em 2021, numa pós-graduação que se tornou uma referência em Portugal na área do marketing digital, tendo já formado mais de 300 alunos.
PROGRAMA EXECUTIVO DE CURTA DURAÇÃO
O ISEG Executive Education apresenta também um programa executivo de curta duração, “Leading Digital Marketing – Como as novas tecnologias podem trazer valor para o negócio”. Para Ricardo Lopes é indiscutível que, cada vez mais, a tecnologia faz parte do dia-a-dia das pessoas, sendo tecnologias como a Inteligência Artificial e a Realidade Virtual apenas algumas das que devem fazer parte do léxico diário de quem trabalhe na área do marketing.
«O que identificámos é que, apesar destes temas estarem na ordem do dia, existe ainda um número reduzido de gestores e marketeers que efectivamente sabem tirar partido destas tecnologias. Por esse motivo, consideramos importante aprofundar estes conceitos e demonstrar como podem ser colocados em prática nas organizações», salienta.
Tendo o marketing o objectivo de entregar valor aos seus públicos-alvo, é fundamental que os marketeers evoluam a par, ou inclusive à frente, das tendências do consumidor, pois só dessa forma conseguirão cumprir o seu desígnio e obter retorno para a organização, comenta o mesmo responsável.
COM OU SEM EXPERIÊNCIA?
Claro que existem diferenças entre a pós-graduação e o programa executivo, pois o âmbito e a natureza dos cursos é distinta.
A Pós-Graduação em Marketing Digital destina-se a pessoas que pretendem adquirir conhecimentos em profundidade sobre marketing digital, sendo um curso com 168 horas, com uma componente prática sólida e que dá as ferramentas adequadas para que se possa elaborar uma estratégia de marketing digital, definir métricas, dominar plataformas e analisar o retorno do investimento de forma eficaz.
Por seu turno, o curso para executivos “Leading Digital Marketing” destina-se a pessoas tendencialmente com maior experiência profissional, menos disponibilidade de tempo e que pretendem ter um overview mais geral do Marketing Digital, mas tocando todos os pontos importantes, para que se mantenham actualizados e poderem, de facto, acrescentar valor às suas organizações.
ÁREA ESTRATÉGICA
O ISEG Executive Education disponibiliza outros cursos na área do Marketing Digital, encarando-o como uma área estratégica. Existe uma Pós-Graduação em Estratégia de Marketing Digital em formato blended, indicada sobretudo para pessoas que estejam à distância mas que pretendam ter acesso a uma formação de topo na área numa instituição de referência. Na formação de executivos, existe também o e-Commerce Management, uma área que no último ano e meio cresceu muito em Portugal, quer em valor, quer em importância para as marcas e para os negócios. Em Portugal, em particular, esta tendência ainda não estava muito enraizada nem tinha sido adoptada de forma vincada nos hábitos de consumo. No entanto, o actual contexto veio alterar de forma significativa este paradigma, tendo feito acelerar a evolução do e-Commerce. Daí que, mais do que nunca, as marcas do sector do retalho e os seus profissionais tenham de estar preparados e munidos das ferramentas para dar resposta a todos os novos desafios. Este curso – coordenado por Sandra Alvarez e Carolina Afonso – abrange todas as áreas do e-Commerce, desde a escolha de uma plataforma de e-Commerce, à forma de comunicar e atrair compradores, até à parte logística e à abordagem financeira de um negócio de e-Commerce.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing Digital”, publicado na edição de Setembro (n.º 302) da Marketeer.