Crédito Agrícola: Pelo desporto e comunidade
O ciclismo é sinónimo de ar livre, natureza e um desporto de proximidade com a população. Olhando para esses motivos, o Crédito Agrícola (CA), enquanto banco sustentável, não quis deixar de estar presente junto desta modalidade, associando-se assim a valores como a proximidade, solidariedade e companheirismo, passando a privilegiar desportos ambientalmente positivos.
A ligação do Crédito Agrícola ao ciclismo existe há várias décadas por via do apoio das Caixas de Crédito Agrícola a instituições e clubes locais. Começou numa óptica de desenvolvimento das comunidades locais e de formação dos jovens, transposta mais tarde para uma política de apoios nacionais.
Ao longo deste percurso, foram várias as marcas apoiadas pelo CA, muitas delas pequenos clubes locais, mas determinantes na formação cívica e desportiva de milhares de jovens, muitos deles hoje bem conhecidos no mundo do ciclismo nacional e internacional. O CA aposta e tem investido no ciclismo a longo prazo em classes de formação, dado o cariz cooperativo do banco, que se rege por valores que vão além do retorno comercial.
Em Maio passado, o Crédito Agrícola patrocinou pela primeira vez a 47.ª Volta ao Algarve, com a atribuição da camisola Verde. Tratou-se de um apoio resultante da consolidação das políticas de patrocínios e de sustentabilidade do banco. «A tradição no apoio ao ciclismo saiu reforçada com o pilar da sustentabilidade, que passa a privilegiar desportos ambientalmente positivos, eliminando, de forma gradual, o apoio a desportos que utilizem motor de combustão. Esta parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo revelou-se bastante profícua, dado o nível de profissionalismo dos seus elementos, bem como o empenho e a disponibilidade do seu presidente», afirma Isabel Matos, directora de Comunicação e Relações Institucionais do Crédito Agrícola.
Quanto à repetição deste apoio, a responsável assegura que, desde que se mantenham reunidas as condições para tal, não existe qualquer motivo para a sua não renovação.
Já em Junho, e pelo sexto ano consecutivo, o banco apoiou a 38.ª Volta ao Alentejo. Este evento integra uma estratégia nacional previamente definida pela marca, contemplando uma actuação de norte a sul de Portugal. «Esta prova, em concreto, realiza-se numa região do País com várias carências sociais e económicas, tornando-se, assim, estrutural, não só pela visibilidade que cria às populações, como pelo retorno financeiro que a caravana proporciona aos locais de partidas e chegadas, dando um sinal claro de que a região não está esquecida», refere Isabel Matos, assegurando que a Volta ao Alentejo cumpriu os objectivos traçados pelo Crédito Agrícola aquando da decisão de se associar a este evento.
Quanto ao futuro, a estratégia do CA para a modalidade passa por estar presente em provas principais que cubram, no seu conjunto, a totalidade ou quase totalidade do território nacional. «Esse desígnio já foi cumprido em metade do País. No entanto, a pandemia veio atrasar a associação da marca a provas realizadas no Centro e Norte», conta a responsável, afirmando que o ciclismo é uma das modalidades que o CA irá continuar a apoiar, apoiando também as comunidades locais.
A actuação do Crédito Agrícola nesta modalidade estende-se também ao apoio às classes de formação e sub-23.
Isabel Matos refere que o Crédito Agrícola apoia centenas de clubes de norte a sul do País, sendo esse apoio materializado em contrapartidas directas e indirectas. «A contrapartida directa é consubstanciada num apoio monetário ao clube, por sua vez, a indirecta, que é tão ou mais importante, é a chancela do Crédito Agrícola na credibilização deste tipo de projectos, que induz a participação de outros parceiros no evento, proporcionando mais recursos financeiros aos clubes. Os resultados são medidos não apenas em vitórias alcançadas, mas também através do cumprimento de objectivos sociais: envolvimento com a comunidade, bem-estar dos atletas, seriedade dos responsáveis, bom relacionamento com os patrocinadores e em vários outros critérios que credibilizem tanto o clube como o Crédito Agrícola», sublinha a responsável.
UM APOIO QUE NÃO PÁRA
O Crédito Agrícola fez questão de manter todos os seus apoios durante a pandemia, excepto aqueles que tiveram que ser revistos à luz da política de sustentabilidade. Ainda assim, a pandemia condicionou a estratégia de activação e a presença da marca nestes eventos. «O desporto foi uma das áreas imensamente afectadas pelas restrições inerentes à pandemia. Durante um largo período de tempo os eventos e as provas não se realizaram de todo. E quando não existe público, não existem activações », explica Isabel Matos.
Certo é que a associação do Crédito Agrícola ao ciclismo muito tem contribuído para o aumento da notoriedade da sua marca e para o reconhecimento por parte das pessoas, enquanto entidade dinâmica e em constante ascensão. «Esta aposta permite- nos divulgar cada vez mais a nossa imagem e marca junto de um target jovem e dinâmico, adepto das modalidades, equipas e clubes», afirma Isabel Matos.
PROTECÇÃO DOS CICLISTAS
Para além do apoio à modalidade, o Crédito Agrícola também disponibiliza, desde 2015, o seguro CA Ciclista.
Trata-se de um produto para quem não dispensa os seus passeios e deslocações de bicicleta e que garante a segurança do condutor e de terceiros. O seguro oferece uma cobertura completa de assistência às pessoas e à bicicleta, protegendo a pessoa segura e terceiros de danos corporais, estando os terceiros ainda protegidos em caso de danos materiais.
O Crédito Agrícola disponibiliza planos para que o cliente possa escolher o que melhor se adapta às suas necessidades, com coberturas de morte ou invalidez permanente, despesas de tratamento e de funeral, bem como a responsabilidade civil e a protecção jurídica. Estão ainda incluídas a assistência à bicicleta e à pessoa e assistências médica e jurídica, que são fundamentais para os imprevistos do dia-a-dia, garantindo, por exemplo, cinco serviços de assistência à bicicleta, por anuidade, em caso de furo de pneu, quebra de corrente, falta de travões ou acidente, ou aconselhamento médico 24 horas por dia, entre outras.
O CA Ciclista é um seguro sem franquias, para clientes de todas as idades, sem idade limite para subscrição ou permanência, e pode ser pago em prestações mensais, trimestrais ou semestrais, sem qualquer encargo adicional. Quando este seguro é pago por débito de uma conta do Crédito Agrícola, o cliente tem também acesso a descontos numa rede de parceiros nas áreas do desporto, agências de viagens e hotelaria.
Conforme partilha Isabel Matos, a comunicação deste produto tem ocorrido essencialmente através dos canais de comunicação do Grupo CA, nomeadamente nos meios digitais. «Marcamos ainda presença nos canais tradicionais, com presença publicitária e artigos editoriais, e disponibilizamos folheto de produto nas mais de 600 agências do CA», refere a responsável.
Em paralelo, e desde há algum tempo, a seguradora dispõe ainda do Guia de Cliente em formato digital, que divulga todas as coberturas e vantagens do produto, além de procurar responder às principais dúvidas de quem procura os produtos e serviços da marca.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Ciclismo”, publicado na edição de Setembro (n.º 302) da Marketeer.