POLO: Ao lado das ópticas e dos consumidores

O valor que se gera para o cliente consegue-se com «relações de confiança para continuar a inovar no produto, na indústria portuguesa, na entrega e na qualidade. No caso do utilizador, a nossa mais recente inovação – a POLO Virtual Store – oferece um maior leque de opções e escolhas», refere Marta Correia, responsável de Marketing da POLO.

Já no que diz respeito à indústria, a POLO torna o trabalho das ópticas mais ágil e eficaz, dando-lhes ferramentas úteis para o dia-a-dia. Por outro lado, «a equipa no terreno tem mostrado, junto dos nossos clientes, uma proximidade e flexibilidade cada vez mais robusta, o que nos aproxima e nos confere, mais uma vez, esse valor».

De resto, o trabalho da POLO tem sido reconhecido através de alguns galardões nos últimos meses, como a entrega do Diploma de Mérito do Rotary Club de Vila Real e a conquista do primeiro lugar, a nível regional e nacional, recebido pela lente POLOHEALTH DIABETIC no concurso realizado pelo Nervir – Associação Empresarial de Vila Real, o 4INOVA.

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO

O sector oftálmico está em constante evolução, e a inovação e tecnologia têm conseguido abrir novos caminhos na forma como se comunica com o cliente final e com as ópticas. São estes novos elementos, introduzidos nos últimos anos, que permitem melhorar a qualidade dos produtos, assim como a experiência das pessoas. As mais recentes ferramentas de experimentação virtual são exemplo prático disso, pois ajudam a melhorar esta experiência: poder escolher as armações ideais para o rosto e as melhores lentes de forma mais cómoda e rápida, numa única visita, é a nova realidade.

Marta Correia explica que, «aliado à inovação, neste momento estamos perante um utilizador mais informado e mais ciente da sua realidade. A presença digital das ópticas, dos oftalmologistas e das empresas produtoras de lentes e soluções oftálmicas, como a POLO, permitem ao consumidor chegar a um maior número de conteúdos e encontrar as respostas adequadas às suas necessidades».

As campanhas da POLO apresentam uma segmentação que tem por base a solução oftálmica a potenciar e consoante se trata de comunicações direccionadas para os seus parceiros ópticos ou para os utilizadores finais. A solução a apresentar depende de vários factores, ou seja, há problemas de visão relacionados com a idade, outros com a genética e outros ainda com o dia-a-dia e as actividades habituais das pessoas. Desta forma, as segmentações estão associadas à necessidade de cada consumidor.

Mas não se trata apenas de uma segmentação de comunicação. «No que diz respeito às vendas, também cruzamos as necessidades e características dos problemas oftálmicos e a tipologia de produto, como forma de nos ajudar a segmentar os nossos produtos e tratamentos. Assim, em 2014, a POLO começou a categorizar as lentes por funcionalidades e não por variáveis técnicas, com o intuito de ajudar o óptico no seu negócio e reforçar a sua acção no consumidor. Desta forma destacamos diferentes categorias como: POLOLIFE, POLOOFFICE, POLODRIVE, POLOHEALTH e POLOPRO.»

Para além dos produtos, é importante para a POLO alargar ainda mais a comunicação quando o tema está ligado à portugalidade e à inovação. O desenvolvimento da tecnologia é um factor-chave na evolução da qualidade dos produtos e soluções e continua a ser um dos pilares mais importantes para a POLO. Para além de ser algo valorizado por quem compra, é essencial para os clientes directos, as ópticas, ao conseguirem oferecer soluções que permitem fazer toda a diferença no dia-a-dia dos seus utilizadores.

CAMPANHAS

A POLO prepara uma série de novidades até ao final do ano, e já este mês a POLO Virtual Store chega às ópticas parceiras para que estas possam melhorar cada vez mais a experiência do consumidor. Seja em formato Kiosk ou na versão Desk, esta funcionalidade torna a compra mais rápida, fácil e intuitiva, oferecendo a possibilidade de escolher, virtualmente, qualquer tipo de armação, mesmo que não esteja fisicamente disponível em loja. «A tecnologia POLO AI garante uma precisão e rigor únicos, conseguindo juntar lentes de alta qualidade 100% portuguesas à armação perfeita», afirma a responsável de Marketing da POLO.

Na gama de soluções, «este ano iremos lançar as lentes POLOHEALTH MYO PROTECT destinadas a controlar a progressão da miopia infantil. Esta é uma patologia que tem tido um aumento mundial significativo nos últimos 20 anos e está relacionado com as mudanças nos hábitos de vida. Por um lado, o aumento das actividades visuais ao perto, devido aos dispositivos digitais. Por outro, a diminuição das actividades ao ar livre. Assim, e para contrariar esta tendência, a campanha de lançamento irá promover as brincadeiras ao ar livre, através de uma oferta aos utilizadores».

Ainda dentro desta área de produto, a POLO vai manter e reforçar as suas campanhas ligadas à lente apresentada em 2022, direccionada para doentes diabéticos. Dentro da categoria POLOHEALTH, as POLO DIABETIC são destinadas a pacientes diabéticos ou pré-diabéticos com dificuldades visuais, que usem lentes monofocais ou progressivas, com adições até 3,0 Dpt. Ao utilizarem esta lente, os clientes não terão a necessidade de mudar ou retirar os seus óculos, proporcionando maior conforto visual e nitidez da visão aquando dos seus picos de glicemia.

A campanha do segundo par de óculos de sol regressa com o Verão e permite aos utilizadores a compra do segundo par de óculos de sol a um preço muito especial.

Marta Correia salienta ainda que a POLO manterá na sua comunicação o actor Paulo Pires e a sua família, como embaixadores da marca, e «vamos estar a trabalhar de forma muito integrada no digital, assim como presencialmente em momentos- chave da marca. Ainda este mês, uma vez que se celebra o Dia de Portugal, participamos na campanha #juntosporportugal com a revista Marketeer, com o objectivo de enaltecer as marcas 100% portuguesas, através da herança que as mesmas deixam (e têm vindo a deixar) aos portugueses».

Já no que diz respeito a objectivos até ao final do ano, «continuamos a apostar na mesma estratégia de trabalho, aprimorando as novidades e inovações já apresentadas. Assim, 2023 será claramente um ano de continuidade neste âmbito, onde o objectivo passa por um crescimento de 14%. Continuamos, por isso, focados em trabalhar a confiança e proximidade, seja com os nossos clientes (habituais e novos), seja com o consumidor final, desenvolvendo acções de marketing que permitirão trabalhar a notoriedade da marca, aumentar o conhecimento sobre as nossas lentes, implementar parcerias estratégicas entre a POLO e outras entidades de referência e posicionar a marca enquanto especialista nas temáticas relacionadas com a visão».

No que diz respeito aos mercados internacionais, a POLO tem três grandes objectivos: fortalecer e expandir as parcerias com empresas distribuidoras de lentes oftálmicas no mercado africano, reforçar e aumentar a relação de proximidade e confiança para o desenvolvimento de parcerias com grupos ópticos nos principais mercados europeus e, por último, expandir a comunicação do excelente value for money da oferta da POLO para mercados internacionais.

CATEGORIAS DE LENTES

POLOLIFE: são lentes versáteis desenvolvidas para melhorar a visão nas mais diversas situações. Dentro da família POLOLIFE existem as lentes progressivas, bifocais, unifocais e de stock.

POLOOFFICE: foram desenvolvidas para uma visão soberba em interiores, auxiliando a boa postura ergonómica e protegendo a retina da radiação azul- -violeta nociva dos equipamentos digitais.

POLODRIVE: foram criadas a pensar nos condutores mais exigentes com excepcionais níveis de desempenho e transmissão de luz, protegendo os olhos do encandeamento.

POLOHEALTH: esta gama pretende satisfazer os pedidos personalizados dos clientes e anomalias mais específicas, e englobam lentes HIGHPOWER, X-Ray, lente para Diabéticos e MYO PROTECT.

POLOPRO: combina a última tecnologia em lentes oftálmicas com armações duradouras e inteligentes

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing das Ópticas”, publicado na edição de Junho (n.º 323) da Marketeer.

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