Pestana Hotel Group: Pestana Residences abre-se para o mar de Porto Covo

O sonho era antigo. Depois de alguns anos de vontade e prospecção, o Pestana Porto Covo Beach Residences apresenta-se como o mais recente projecto, com assinatura do Pestana Hotel Group, que tem portas a abrir na costa alentejana.

Desenvolvido num terreno frente ao mar, com oito hectares, a construção ocupará apenas 57% do total permitido, sendo composto por 238 apartamentos, com piscinas privativas, inseridos num condomínio privado que contará com uma área comum de jardins e espaços de lazer. «Uma das características do projecto será a construção de passadiços sobre uma ribeira, que se estende até ao mar, dividindo o terreno em dois lados. Foi desenvolvido pelo arquitecto Gonçalo Salazar de Sousa e a sua equipa, com quem temos trabalhado no desenvolvimento de diversos projectos de sucesso ao longo dos anos», informa José Roquette, Chief Development Officer (CDO) do Pestana Hotel Group.

Este é mais um empreendimento da Pestana Residences, a marca de imobiliário turístico do Pestana Hotel Group que surgiu há mais de 20 anos, como uma unidade de negócio complementar ao ramo hoteleiro, com o grupo a combinar a sua trajectória de crescimento e provas dadas no sector do turismo, com o seu conhecimento e experiência no desenvolvimento de projectos imobiliários em Portugal.

«Desde o início, esta marca tem-se destacado pela concretização de vários empreendimentos no Algarve e na Madeira, sendo, mais recentemente, os projectos na costa alentejana os responsáveis por redefinir o foco estratégico do imobiliário turístico para o grupo», esclarece José Roquette, segundo o qual a Pestana Residences olha para a região de forma estratégica, considerando-a uma localização de elevado potencial para os seus projectos.

Recorde-se que o primeiro empreendimento a ser desenvolvido na região foi o Pestana Tróia Eco-Resort, a que se seguiu o Pestana Comporta Village, já concluído e actualmente em fase de entrega aos respectivos proprietários. A comercialização do projecto nos Brejos da Carregueira foi o passo seguinte, mas o desejo de continuar a investir na região manteve-se, de forma natural, em consequência do impacto positivo pelo sucesso dos projectos concretizados.

A verdade é que, confirma o responsável, os preços inflacionados entretanto praticados entre a Comporta e Melides levaram à procura de um novo lugar para continuar a investir, preferencialmente com espaço para crescer e se desenvolver. Foi neste contexto que surgiu uma oportunidade mais a sul, onde o grupo encontrou o local para apostar: Porto Covo. «Uma vila com enorme potencial de expansão, que combina factores decisivos: a proximidade de Lisboa, uma baixa densidade de construção, mesmo com vários projectos em desenvolvimento, e uma imagem cada vez mais forte no mercado internacional, enquanto preserva a sua verdadeira autenticidade. Neste momento, o grupo já está a desenvolver o segundo projecto em Porto Covo, após a comercialização total do Pestana Porto Covo Village.»

Para o CDO do Pestana Hotel Group, o Pestana Porto Covo Beach Residences distingue-se de todos os restantes pela sua localização, «numa região em franco desenvolvimento económico e em clara afirmação turística», o que assegura um forte potencial de valorização. Mais do que uma preservada vila piscatória a seguir a Sines e que, destaca José Roquette, nos próximos 10 anos terá um grande desenvolvimento, muito por conta da via rápida que ligará Porto Covo a Lisboa com maior facilidade. «Por outro lado, o empreendimento conta também com uma grande proximidade ao mar, o que constitui uma garantia de valorização para os proprietários do empreendimento », acrescenta.

UM PROJECTO QUE PISCA O OLHO AOS PORTUGUESES

«Em todos os nossos projectos de imobiliário turístico, procuramos desenvolver um posicionamento acessível ao mercado nacional, mantendo, ao mesmo tempo, uma excelente relação preço-qualidade. A Pestana Residences apresenta um capital de confiança associado à credibilidade e solidez financeira do Pestana Hotel Group, que permite atrair investidores-clientes, que querem assegurar serviço e rentabilidade na exploração. Esta situação também se verificou nos projectos imobiliários turísticos construídos em Tróia e na Comporta e no primeiro projecto de Porto Covo», partilha José Roquette, enquanto analisa os potenciais clientes e respectivos perfis: «O mercado nacional, especialmente o residente em Lisboa, já conhece bem todas as opções em Portugal e, neste caso, valoriza muito a proximidade. Por outro lado, o mercado internacional é atraído pela excelência ambiental do destino e pela qualidade das praias. Ambos os mercados reconhecem o valor da garantia de serviço e de exploração turística assegurada pelo Pestana Hotel Group.» Olhando a este contexto, acredita que os investidores-clientes são maioritariamente portugueses e de classe média-alta, até porque, até à data, o projecto já conta com mais de 50% de reservas, todas elas nacionais.

«Numa altura em que muito se discute a forma como Portugal se posiciona face aos estrangeiros, o Pestana Residences demonstra que, nas melhores localizações e com produtos de qualidade, é possível potenciar um conceito que está ao alcance dos portugueses», faz questão de sublinhar.

Em causa estão, então, 238 apartamentos, com preços que começam nos 500 mil euros e chegam aos 800 mil euros. Tudo isto num condomínio privado com piscinas privativas, com uma área comum de jardins, em que os proprietários terão acesso a espaços de lazer. O grupo assegura a gestão do condomínio, a prestação de serviços e a operação turística, sendo que ainda prevista está a construção de um Club House, um ginásio e um restaurante/Beach Club.

Actualmente, em fase final de licenciamento, no primeiro trimestre de 2025 deverá arrancar a construção do Pestana Porto Covo Beach Residences, prevendo-se a conclusão para o Verão de 2027.

Feitas as contas, o investimento total deverá ascender aos 100 milhões de euros.

Depois deste, José Roquette confirma que o grupo se mantém atento a novas oportunidades e a explorar mercados noutras regiões do País, «que possam contribuir para a expansão da marca Pestana Residences».

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Novembro (n.º 340) da Marketeer.

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