Perrigo Portugal: Continuar a inovar para o consumidor

Para a Perrigo Portugal, o consumidor está no centro da inovação da empresa, o que faz com que procure servi-lo melhor, sendo conhecida pelo lançamento de inovações, todos os anos. Desde 2014, e só a título de referência, a Perrigo Portugal lançou 12 marcas e 200 skus. Em 2013, era a 13.ª empresa no ranking de self-care e neste momento é a 5.ª do mercado, muito fruto de todo o trabalho de parceria com as farmácias.

Agora, tendo em conta o actual estado pandémico, há planos para o último trimestre deste ano e para o ano 2021. Mas, como diz Beatriz Caeiro, general manager da marca, será mantida uma alocação dinâmica de recursos, o que significa que a Perrigo Portugal está pronta «para alterar os planos e temos um plano B para todas as marcas e iniciativas».

Pela segunda vez consecutiva, a Perrigo Portugal foi eleita Laboratório do Ano, na gala dos Prémios Almofariz. Qual a importância deste prémio para a empresa?

O prémio Almofariz é muitíssimo importante para toda a equipa porque é votado pelos nossos clientes, sendo, por isso, o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos junto deles. Não sendo a maior empresa, ser reconhecida como Laboratório do Ano é, de facto, um grande feito e uma enorme motivação e orgulho para toda a equipa.

Este reconhecimento deve-se também ao trabalho de comunicação e de proximidade que a Perrigo tem realizado junto das farmácias? Qual tem sido a estratégia?

Somos muito próximos das farmácias e temos muitas formas de comunicar. Um dos nossos pilares é a relação, porque acreditamos que faz toda a diferença na hora de decidir que marca e empresa preferem apoiar. Estando assegurada a rentabilidade, não temos dúvidas que quem tem uma relação mais próxima beneficia sempre. Comunicamos com as farmácias através das nossas equipas de vendas, que as visitam regularmente e estão sempre disponíveis e à distância de um email ou telefonema, através da Academia Perrigo (academia digital de formações), através das redes sociais, do nosso site e mais recentemente do Portal MyPerrigo. Além destas vertentes de comunicação, estamos sempre em eventos dos nossos clientes e disponibilizamos os nossos escritórios para eventos ou reuniões que os nossos parceiros organizem. Por fim, organizamos vários eventos de formação (que nesta fase têm sido webinar) e eventos em que apresentamos aos parceiros os planos anuais e prioridades, para planearmos acções em conjunto.

Numa altura em que a confiança é mais importante do que nunca, este prémio ajudará a Perrigo a consolidar essa confiança? De que forma será capitalizado em termos de comunicação?

Sem dúvida que a confiança é fundamental nas relações, por isso este prémio é tão gratificante para nós. Estamos acima de tudo agradecidos por este reconhecimento e por isso o nosso primeiro objectivo de comunicação é agradecer este prémio. Utilizaremos todos os meios para agradecer este prémio (incluindo o nosso Linkedin e as nossas assinaturas de email).

A Perrigo está presente em Portugal com um enfoque no mercado de autocuidado. Que balanço faz da operação da empresa em Portugal até ao momento? Ainda há espaço para crescer?

Faço um balanço muito positivo da evolução da nossa presença em Portugal. Em 2013, éramos a 13.ª empresa no ranking de self-care e somos neste momento a 5.ª do mercado, o que tem sido uma evolução notável e fruto de todo o trabalho de parceria com as farmácias que têm apoiado as nossas iniciativas. No Grupo Perrigo, temos uma das melhores posições no mercado e os nossos resultados e KPIs financeiros estão acima da média da companhia.

Queremos continuar a crescer e a fazer sempre melhor. Acreditamos que os lançamentos que temos previstos serão fundamentais para nos fazer chegar ainda mais longe, trazendo ao mesmo tempo maior rentabilidade aos nossos parceiros.

Quais os principais eixos da estratégia da empresa no mercado português? E qual o plano para os próximos anos?

A nossa estratégia foca-se em proporcionar uma melhor qualidade de vida, através de produtos de saúde e bem-estar com qualidade a um preço justo e em que os consumidores confiam, independentemente do lugar onde são vendidos. Esta estratégia é implementada com base em três pilares essenciais: distribuição, visibilidade e recomendação. O nosso plano para os próximos anos passa por reforçar o nosso portefólio de acordo com esta visão e pilares estratégicos.

E que marcas/categorias com maior crescimento, no seio da Perrigo Portugal?

O nosso portefólio é muito rico e diversificado e somos líderes em oito categorias como desabituação tabágica (Niquitin), antiparasitas (Paranix), higiene íntima (Lactacyd) ou imunoestimulantes (Vitacê). Nos últimos anos temos tido um crescimento acima do mercado, o que significa que temos aumentado a nossa quota e reforçado a liderança das marcas. Neste último ano, a pandemia influenciou o consumo de várias categorias e em 2020 as marcas que mais se destacaram foram Vitacê, que cresceu 237%, tornando-se uma das marcas mais importantes do nosso portefólio e também a marca de multivitamínicos Viterra (que cresceu 39%).

Que inovações dos últimos anos destacaria? E que novidades este ano?

O consumidor está no centro da nossa inovação e estamos sempre a procurar servi- -lo melhor, sendo conhecidos por lançarmos várias inovações todos os anos. Desde 2014 lançámos 12 marcas e 200 skus! Este ano, os nossos lançamentos seguiram a mais recente tendência que é a área da Prevenção. Assim lançámos Arterin Colesterol, Neo-Sinefrina Prevent, Vitacê Pro-Immun, Lactacyd Prebiotic. Além de Dystron Oxygen Fresh, a gama Paranix Extraforte, Bronchodual Alívio Rápido e Viterra Articulações

Num ano atípico, que balanço fazem da operação da empresa até ao momento?

Tendo em conta as circunstâncias, fazemos um balanço positivo porque contribuímos para a protecção dos nossos clientes, assegurámos a protecção e saúde dos colaboradores, mantivemos os postos de trabalho e conseguimos manter a nossa operação saudável. Apesar de não termos atingido os objectivos iniciais, conseguimos crescer com várias marcas, aumentámos a quota de mercado e iniciámos uma nova distribuição (a das marcas Dafalgan e Efferalgan) tendo ficado em linha com os resultados de 2019.

Em termos de responsabilidade social, que acções foram realizadas pela Perrigo Portugal no âmbito da pandemia Covid-19?

Fornecemos aos nossos clientes, logo numa fase inicial, barreiras de protecção acrílicas e tiras de protecção para o chão. Além disso seleccionámos produtos nossos, importantes nesta fase, como de higiene e hidratantes para a pele, e distribuímo-los em kits, que oferecemos a farmácias, armazenistas e hospitais, num total de mais de 9 mil produtos disponibilizados.

E ao nível da comunicação, quer para os profissionais de saúde, quer para o consumidor final, que mudanças é que a Perrigo foi obrigada a realizar com a pandemia?

Focámo-nos ainda mais no digital, que passou a ser o canal privilegiado para comunicação com clientes e consumidores. Em termos de comunicação com os profissionais de saúde, realizámos webinares e formações digitais que têm tido audiências extraordinárias. De forma geral, pusemos em prática uma realocação dinâmica de recursos. A rapidez de reacção é uma das nossas características e este ano foi posta à prova. Assim, além de passarmos recursos de offline para online, também realocámos investimentos entre marcas de acordo com as tendências de consumo. Com o confinamento e fecho das escolas o mercado de antiparasitários para piolhos teve um decréscimo muito acentuado pelo que transferimos investimentos da marca Paranix para a marca Vitacê. Embora não o tivéssemos previsto no início do ano, resolvemos desenvolver um spot de TV para Vitacê para capitalizarmos ainda mais a tendência crescente da marca, tendo iniciado este mês uma campanha televisiva.

Quais os principais objectivos da Perrigo Portugal para este ano e o próximo?

O nosso objectivo enquanto durar a pandemia é privilegiar a segurança dos nossos colaboradores e por isso manteremos o teletrabalho até considerarmos seguro o regresso faseado ao escritório. Para os nossos colegas das equipas de vendas que estão no terreno, asseguramos obviamente equipamentos de protecção individual. Depois disso vem a saúde financeira do nosso negócio e por isso, devido à incerteza que vivemos, estamos mais focados em estratégias e acções de curto prazo adaptadas aos dias que vivemos. Como a nossa reacção é muito rápida, vamos reagindo e readaptando planos e acções de acordo com o que vemos que está a acontecer. Temos os planos para o último trimestre deste ano e para 2021 mas manteremos uma alocação dinâmica de recursos, ou seja, estamos prontos para alterar os planos e temos um plano B para todas as marcas e iniciativas.

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