Siemens: 115 anos a transformar o país
A Siemens chegou ao mercado português, em 1905, tendo vindo a actuar na transformação do País ao longo destes mais de 115 anos. E assim continuará. Aliás, foi esse o mote da empresa aquando do lançamento da campanha que assinala este marco.
A campanha “Presentes no Futuro de Portugal”, que esteve em meios de comunicação impressos, na rádio e em meios online, teve como objectivo reforçar a parceria estratégica da Siemens com o País e o papel transformador da empresa na sociedade portuguesa, sempre através de tecnologias de futuro. «Enfatiza, também, o impacto de mais de um século a ajudar a construir um futuro sustentável nas suas áreas-chave de actuação: indústria, energia e infra-estruturas, mobilidade, tecnologias de informação e serviços partilhados e na saúde», afirma Salomé Faria, directora de Comunicação da Siemens.
Ao longo dos anos, a Siemens tem apostado em campanhas que enaltecem o seu passado, mas cujo principal foco está sempre no futuro. Por exemplo, nos 100 anos de existência da empresa em Portugal, o lema foi “100 anos a projectar o futuro”. Já nos 110 anos, relembrou a presença no País com o lema “Com Portugal desde 1905”.
A marca Siemens assume-se hoje como transformadora do dia-a-dia de milhões de pessoas, através de tecnologia com impacto e com propósito, para criar um futuro melhor e mais sustentável. «A nossa tecnologia está em todo o lado e permite aos nossos clientes transformar as indústrias em que operam, e que formam a espinha dorsal das nossas economias – como a indústria, as infra-estruturas, os transportes e a saúde. Enquanto empresa tecnológica, a Siemens está numa posição única para combinar tecnologias do mundo digital e do mundo físico, contribuindo para modernizar sistemas industriais, infra-estruturas e transportes, tornando-os mais inteligentes, produtivos, eficientes e sustentáveis», afirma a responsável.
#TransformTheEveryday é o novo mote da marca a nível global e Salomé Faria assegura que está em perfeita sintonia com a celebração dos 115 anos de presença da empresa em Portugal. A campanha pretende espelhar esse legado, com os olhos postos no futuro, desafiando a uma reflexão sobre o que a Siemens e Portugal irão devolver.
A directora de Comunicação explica que as soluções da empresa inserem-se no conceito de tecnologia com propósito, utilizando-as para ajudar a resolver problemas concretos, mudando a vida das pessoas para melhor, tornando-a mais fácil, sustentável e digna.
«Contribuímos para a protecção do clima, por exemplo, ao tornar as indústrias mais eficientes e a mobilidade mais sustentável. Com infra-estruturas e edifícios inteligentes, contribuímos para melhorar a qualidade de vida nas cidades, que estão em constante crescimento um pouco por todo o mundo. Ajudamos empresas e economias a ligarem-se de forma mais inteligente e resiliente, para que acompanhem o futuro da globalização. E, nos cuidados de saúde, utilizamos soluções digitais para diagnosticar e tratar doenças de forma mais rápida, fácil e acessível», explica a responsável.
Nesta campanha são relembrados alguns marcos emblemáticos do percurso da empresa no País, tais como o papel que teve no processo de electrificação do território, ter participado em três das quatro centrais de ciclo combinado portuguesas, ou a participação da Siemens nos projectos do Metro de Lisboa e no Metro Sul do Tejo.
Mas não é só pelo passado que a empresa quer ser reconhecida, mas também através de missões para dar a conhecer as referências mais actuais, caso da descarbonização do sector dos transportes. Tal tem sido feito através de carregadores para veículos eléctricos que produz na sua fábrica em Corroios, sendo exportados para todo o mundo. Destaque ainda para o fornecimento de soluções na área da saúde e dos edifícios inteligentes para o novo Centro do Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud, recentemente inaugurado em Lisboa, e ainda a contribuição para o aumento da eficiência energética e a capacidade de tratamento de água da ETAR de Beirolas, localizada na Zona Norte do Parque das Nações, em Lisboa.
Quanto ao futuro da Siemens em Portugal, o foco vai manter-se também na criação de emprego e na exportação, para a qual muito têm contribuído os vários centros de competência mundiais nas áreas da energia, indústria, infra-estruturas, tecnologias de informação e serviços partilhados, que exportam soluções e serviços made in Portugal para os cinco continentes.
115 SEGUNDOS DE CONHECIMENTO
No âmbito desta celebração, a Siemens lançou nas redes sociais uma série de seis episódios intitulada “Tecnologia em 115 segundos”. O objectivo consistiu em explicar tecnologias actuais e complexas, como a integração de renováveis, a cloud ou o digital twin, em 115 segundos.
Esta acção visa desconstruir e simplificar temas relativamente complexos, distantes do público em geral. Nesta série de seis episódios, especialistas de áreas como as infra-estruturas, a indústria ou as tecnologias de informação desmistificam tecnologias e conceitos tão diversos como o desenvolvimento de apps ou o Grid Edge. «Claro que todos estes conceitos se cruzam com a actividade actual da Siemens, mas quisemos que a abordagem fosse pedagógica e não comercial», conta Salomé Faria.
A responsável explica que o target desta iniciativa são os utilizadores que não entendem ou dominam os temas subordinados à actuação da empresa. «A ideia é desconstruir conceitos complexos, tentando abordá-los de forma que qualquer pessoa os entenda. E até torná-los mais apelativos. Não é fácil, claro. Muito menos em (cerca de) 115 segundos. Mas temos particular orgulho neste projecto, porque consideramos que os nossos especialistas foram bem-sucedidos a abordar cada tema», afirma.
INVESTIMENTO NA SOCIEDADE
O claim da campanha de aniversário materializa-se ainda num conjunto de acções de responsabilidade corporativa junto das crianças, como é o caso da parceria firmada com a UBBU – Aprende a Programar.
Esta parceria tem o propósito de reforçar o ensino nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (sigla inglesa STEM) no país. Além de ser um dos financiadores desta plataforma de literacia digital para os próximos três anos, a Siemens ofereceu 115 computadores para equipar salas de informática de escolas da Grande Lisboa.
«Enquanto empresa tecnológica e em constante inovação, a Siemens quer inspirar as gerações mais novas a gostar de ciências e tecnologia e a ambicionar construir uma carreira nestas áreas. Ao estimular a literacia digital e as ciências da computação, acredita estar a contribuir para que cada vez mais jovens optem por seguir esta via ao longo do seu percurso académico», afirma Salomé Faria.
No âmbito da sua estratégia de responsabilidade social, através da Fundação do Gil, a Siemens apoiou ainda um projecto de cuidados pediátricos domiciliários que permitiu ajudar 115 crianças.
Os mercados em que a Siemens actua são os aqueles que mais se perspectiva que cresçam na próxima década e estão, inclusivamente, perfeitamente alinhados com muitas das áreas em que o País vai investir nos próximos anos, rumo à recuperação económica. A transformação digital, por exemplo, é imperativa e uma prioridade para empresas de todas as dimensões e de todas as indústrias – e esta tendência foi acelerada pela pandemia.
CELEBRAÇÕES DEPOIS DOS 100
No ano em que celebrou 100 anos, a Siemens lançou uma campanha em que fez um balanço do quanto o mundo mudou desde a sua existência. Inovações, descobertas e desenvolvimentos científicos da Siemens passaram a fazer parte do dia-a-dia dos portugueses. Referindo que, ao longo de um século, a exigência não teve limites, o mote lançado foi que a empresa estaria sempre focada nas suas preocupações com o ambiente, cultura, desporto, voluntariado, investigação e solidariedade social. E questionava: “Ainda consegue imaginar o mundo 100 Siemens?”
Uma década volvida, a mensagem da campanha que assinalou os 110 anos focou-se no papel relevante da empresa no desenvolvimento de Portugal. Desde experiências de electrificação do território ao crescimento da rede ferroviária, dos electrodomésticos ao equipamento médico, a ideia transmitida foi de que, desde 1905, a Siemens é um parceiro do País.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 303) da Marketeer.