Isag: Metaverso, inbound e dados: há espaço para as marcas se reinventarem?

Há muito espaço para as marcas, com as novas possibilidades que se abrem com o desenvolvimento das realidades aumentada e virtual, e com o surgimento das empresas de metaverso», começa por responder o professor Victor Tavares à pergunta que dá título a este artigo. O docente do ISAG – European Business School e especialista em gestão da marca sublinha que as grandes tecnológicas, como o Facebook e a Microsoft, têm apostado no desenvolvimento deste ciberespaço virtual que nos vai permitir interagir, em modo avatar e com recurso a hologramas, com outros utilizadores e experienciar conteúdos, produtos e vivências.

«A partir do momento em que as pessoas entendam a real importância, como é que se gere e o contributo que poderá dar para se diferenciar a experiência dos consumidores e criar vantagens competitivas, estarão abertas a encarar a sério esta transformação digital e a integrá-la nos seus processos de decisão», adianta Victor Tavares, acrescentando que é forçoso que «no espaço máximo de uma década as empresas se reinventem».

A necessidade de reinvenção é sentida já hoje. «A melhor forma de as empresas conseguirem continuar a captar a atenção dos clientes e potenciais clientes é investindo numa boa estratégia de inbound marketing», avança o professor Bruno Miguel Vieira, também do ISAG. Apostar no storytelling, com conteúdo relevante, e articular ferramentas online de exposição da marca e contacto com o cliente são acções a desenvolver «sempre com o intuito de encaminhar para o nosso canal principal», apontado pelo professor Bruno Miguel Vieira como o website, onde cada vez mais são integradas plataformas de vendas.

O coordenador da pós-graduação em Digital Marketing Strategy recorda que as empresas têm à sua disposição recursos gratuitos, mas relembra a importância da formação para saber aplicá-los de forma eficaz: «Será fundamental a actualização contínua, pela inerente evolução do mercado e pelo surgimento constante de novos desafios.» Mais do que um desafio, a data science é uma realidade, capaz de monitorizar comportamentos, antecipar hábitos, influenciar o conteúdo. A ciência dos dados tem permitido, no online e no marketing, investimentos mais certeiros, segmentados, democratizando o acesso a pequenas marcas. «Tudo o que existe online está optimizado ao ponto em que a experiência de cada um vai ser diferente e, à partida, está feita para ser a melhor », sintetiza o professor Ivo Nogueira, coordenador da pós-graduação em Data Science and Business Intelligence do ISAG. «A discussão já deixa de ser se data science está para ficar», considera, dando como exemplo a automatização da condução automóvel. Um potencial de crescimento e de progressiva digitalização que será vivido pelas empresas em todas as suas dimensões.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 303) da Marketeer.

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