Cofidis: Soluções ajustadas aos clientes
Em Portugal, foi a partir da década de noventa que o crédito ao consumo registou um grande crescimento, apoiado na liberalização do sistema bancário nacional, na descida das taxas de juro e da taxa de inflação, em consequência do processo de adesão à União Económica e Monetária e à entrada na Zona Euro, o que se reflectiu positivamente sobre a oferta de crédito, criando as condições para o aparecimento de novos produtos e conduzindo a uma maior facilidade no acesso ao crédito.
O crédito veio permitir que os indivíduos ajustassem o seu rendimento às suas despesas, financiando-lhes a aquisição de uma vasta gama de bens e serviços, melhorando o conforto e a sua qualidade de vida, ao permitir satisfazer as suas necessidades pessoais e sociais. O País atravessava uma mudança de comportamentos e o consumo público, assim como as despesas de consumo final das famílias, aumentou na ordem dos 50% entre 1996 e 2008.
«O mercado há 25 anos era liderado sobretudo pelos bancos, não havia um player que pudesse apresentar uma experiência à distância e nós fomos os primeiros a trazê-la, o que, de alguma forma, acelerou a democratização no acesso ao crédito, numa altura em que o processo de concessão era muito burocrático», conta a equipa da Cofidis.
A Cofidis nasceu como especialista do crédito revolving à distância. Foi pioneira neste tipo de produto e canal, ocupando um lugar de destaque no mercado de crédito ao consumo. «Construímos uma matriz de risco para avaliar todos os clientes, para que houvesse uma garantia de poderem ter meios para o reembolsar», salienta.
A oferta da empresa é actualmente composta por crédito pessoal, que conta com várias finalidades, linhas de crédito, o crédito automóvel e com o Cofidis Pay, uma solução de pagamento assente em contrato de factoring entre a Cofidis e o comerciante aderente.
ULTRAPASSAR PROBLEMA DE CONFIANÇA
No início havia um problema de confiança, porque havia um desconhecimento relativamente à empresa, aos processos, que eram bastante mais simples, e o crédito à distância era uma solução que não era conhecida. «Fomos conquistando os consumidores através do investimento constante e do desenvolvimento da marca que temos vindo a fazer ao longo dos anos. A prova disso é que somos, pelo nono ano consecutivo, Escolha do Consumidor e Marca de Confiança pelo sexto ano», refere a equipa da Cofidis.
Agilidade, audácia, consideração, responsabilidade e simplicidade são valores dos quais não abdica. E, hoje, a marca é percepcionada como sendo útil, simples, de confiança, com uma componente humana importante e próxima nas diferentes faixas etárias. Existe, naturalmente, um maior conhecimento sobre a marca em faixas etárias a partir dos 35 anos, mas os jovens começam também a considerá-la.
A satisfação dos clientes é a prioridade de todos os que trabalham na Cofidis, apostando na inovação, na diversificação dos canais digitais e concebendo uma oferta cada vez mais abrangente, com soluções diversificadas que se ajustam à vida das pessoas. «Estamos a criar condições tecnológicas e a capacitar as equipas de meios que facilitem a excelência relacional com os nossos clientes e parceiros e a transformar mindsets, comportamentos e atitudes, para a criação de uma cultura orientada para os mesmos.»
O cliente tipo de hoje é um cliente informado, que compara ofertas, para quem o crédito já não é um assunto estranho e complexo. Já não é um cliente que apenas recorre a uma financeira quando o banco não lhe concede crédito, o que podia acontecer há 25 anos. «Hoje reconhece as vantagens de trabalhar connosco, do aconselhamento que prestamos e por saber que vai encontrar soluções adaptadas ao seu projecto e à sua realidade. Procura a Cofidis pela simplicidade na concretização do seu pedido, que proporciona uma experiência digital e pouco burocrática.»
O que distingue a Cofidis da concorrência é a sua postura de “pessoas para pessoas”. «Estamos verdadeiramente preocupados em encontrar a solução mais ajustada a cada cliente, com uma experiência personalizada e de acompanhamento. Procuramos descomplicar os processos, explicando o que parece complexo com transparência e apostando na literacia financeira. Desenhamos soluções em conjunto com estes e com os nossos parceiros, de modo a contribuir para o desenvolvimento do negócio dos nossos parceiros e para responder às necessidades dos nossos clientes.» Além disso, usa a tecnologia não apenas enquanto ferramenta, mas enquanto resposta às necessidades e desafios dos parceiros de negócio e clientes.
Este ano, a marca lançou a CofidisPay, uma solução que permite fraccionar os pagamentos até 12 meses, sem juros nem encargos, através de um processo 100% digital.
Além da operação ficar finalizada “na hora”, esta solução garante ainda a eliminação da burocracia e uma experiência fluida e rápida. «É um primeiro passo para uma oferta de soluções que vão ao encontro das necessidades de comerciantes na área dos pagamentos fraccionados.»
QUEM ESTÁ POR DETRÁS DE UM CRÉDITO?
Para assinalar os 25 anos, a Cofidis lançou a campanha multimeios “Na Cofidis damos créditos à economia e aos projectos dos portugueses”, que pretende ser a tangibilização de um trabalho de reposicionamento feito internamente e que quer mostrar ao mercado a nova forma de estar e o impacto que o crédito tem na economia. Além disso, em Outubro, tem estado a dinamizar, em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, o Pedala com a Cofidis, projecto que tem como objectivo ensinar clientes, colaboradores e o público em geral a andar de bicicleta.
«O objectivo da campanha é mostrar que por detrás de um crédito, além de quem o pede e de quem o aprova, está uma economia a mexer e a gerar negócios, fazendo o País crescer. Para isso, recorremos aos créditos dos filmes para fazer uma analogia com os nomes de todas as pessoas que contribuem para esta história e decidimos também pedir a clientes e parceiros que nos contassem de que forma o crédito mudou as suas vidas. Mais importante do que falarmos do impacto que temos, é mostrar o impacto que causamos na vida das pessoas. É por isso que esta campanha se enquadra no impacto social, porque é possível verificar a mudança que um crédito responsável pode trazer à vida de uma pessoa, de uma família ou até uma empresa.»
Por isso, vai manter a aposta na literacia financeira, está a trabalhar temas relacionados com a diversidade, o desporto inclusivo e decidiu, este ano, apoiar o Campeonato do Mundo de Paraciclismo e a primeira Volta a Portugal Feminina. Desenvolveu ainda um programa interno para assinalar esta data, que está a ser dinamizado pelos colaboradores. Com o tema “25 Anos a criar Experiências únicas”, integra webinares, talks, passatempos para equipas e famílias, momentos de homenagem a colaboradores e campanhas de responsabilidade social, que se vão realizar até ao fim do ano. De destacar ainda a Festa dos 25 Anos Cofidis que, recentemente, juntou, pela primeira vez depois da pandemia, os colaboradores e contou com os alunos da Escola de Artes e com a Banda Cofidis para animar.
CONTAS CONNOSCO
A Cofidis lançou, em 2014, o Contas Connosco, um espaço de informação que tem como objectivo melhorar a relação das pessoas com o dinheiro e aumentar a sua literacia financeira. O projecto conta, hoje, com uma forte presença nas redes sociais, alcança mais de 2 milhões de utilizadores anualmente e tem já um podcast disponível em várias plataformas. O Contas Connosco agrega num único espaço várias temáticas relacionadas com a gestão do dinheiro e das finanças pessoais, e procura clarificar os temas que são confusos ou pouco claros, aconselhando sempre que possível. Procura não só esclarecer as pessoas como ajudá-las a aumentar a sua qualidade de vida, através de informação útil e prática.
APOIO AO PILOTO MIGUEL OLIVEIRA
A Cofidis apoia o piloto Miguel Oliveira pois, desde sempre, acreditou no seu potencial. A par disso partilha com o piloto valores como a audácia, a responsabilidade e a simplicidade. «O Miguel é uma das personalidades mais acarinhadas pelo País, pela sua determinação, mas também pelo percurso sólido que tem vindo a desenvolver. » Esta relação de quase cinco anos demonstra a confiança que a marca tem no piloto enquanto atleta e reforça o compromisso de longo prazo que os une. «Para nós tem sido gratificante assistir à evolução e a este percurso incrível do Miguel, que é já um atleta de excelência e que vai, seguramente, dar muitas alegrias aos portugueses.»
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 303) da Marketeer.