Burger King: Há 20 anos a saborear os hambúrgueres na grelha

Decorria o ano de 2001 quando o Burger King® chegou a Portugal e trouxe na bagagem uma nova forma de preparar hambúrgueres para não deixar ninguém indiferente. Há 20 anos, o Burger King® deu a conhecer aos portugueses os hambúrgueres preparados na grelha e estes nunca mais saíram das suas vidas. Nem da sua boca!

Com uma estratégia assente no claim “Have it Your Way”, a marca convida os consumidores a viverem a experiência Burger King® à sua maneira, uma estratégia desenvolvida com uma inovação constante para o desenvolvimento de novos produtos e canais de negócio.

Actualmente, a insígnia de restauração vende mais de 11,5 milhões de hambúrgueres por ano em Portugal, tendo uma presença consolidada no mercado e conta ainda com um plano de expansão muito ambicioso.

Os compromissos e valores do Burger King® encontram-se espelhados na nova imagem da marca, implementada no início do ano. Trata-se da primeira mudança integral em quase 20 anos, uma medida que pretende mostrar confiança no futuro, sem abrir mão do património da marca, ou de tudo aquilo que os clientes valorizam no Burger King®.

DE LISBOA E PORTO PARA PORTUGAL INTEIRO

Portuenses e lisboetas foram os primeiros a receber a marca de braços abertos com a inauguração dos restaurantes no NorteShopping (Porto) e no Centro Comercial Colombo (Lisboa), em Janeiro de 2001. Cinco anos depois da entrada no mercado português, o Burger King® já contava com 15 restaurantes inaugurados em regime de franchising com a Ibersol. Uma década depois do primeiro, eram já 33 os restaurantes em território continental e ilhas. O ano de 2014 fica marcado pela integração de mais um franchisado na operação Burger King® em Portugal – a Food4Kings – que, num espaço de dois anos, inaugurou mais sete restaurantes.

O marco dos 100 restaurantes é alcançado em 2018, com a abertura do Burger King® de Fafe. No ano seguinte, a Restaurant Brands Iberia, detentora do Masterfranchise para a Península Ibérica, avança com a abertura do primeiro restaurante próprio em Portugal, em Matosinhos, em Agosto de 2019. Ao longo dos últimos anos, o Burger King® reforçou a sua estratégia de proximidade com os portugueses, aumentando a sua presença no mercado nacional com mais restaurantes. Actualmente, já são 145 os restaurantes em Portugal e ainda este ano serão inaugurados mais 15.

WHOPPER®, A ESTRELA DA COMPANHIA E OS PREFERIDOS DOS PORTUGUESES

O Whopper® é um clássico que há 20 anos conquista os portugueses e tem demonstrado ser um dos produtos preferidos. Na lista das preferências dos consumidores constam também o Big King®, o Steakhouse®, o Crispy Chicken®, o Long Chicken® e os Nuggets ®, bem como algumas edições limitadas, como Queen Cheese® e o Big Bang®, e o Duo Bacon Cheddar®. Nas sobremesas, destaque para o King Fusion® de Oreo e de Nutella.

HAMBÚRGUERES COM BELEZA REAL, SABOR REAL

Para a marca, a carne grelhada é, sem dúvida, o elemento diferenciador do Burger King®, mas a qualidade e frescura diária de todos os restantes ingredientes que compõem a sua oferta são também uma prioridade desde sempre. Este compromisso foi reforçado este ano com o anúncio da conclusão do processo de eliminação de conservantes, corantes e aromas artificiais em todos os produtos em Portugal (com excepção de bebidas), num projecto que resulta da estreita colaboração com parceiros e fornecedores locais.

Com o projecto Beleza real, Sabor real, o Burger King® criou um movimento a favor da comida imperfeita, comida como ela é, reivindicando uma beleza imperfeita que torna os alimentos 100% verdadeiros e com o mesmo sabor de sempre.

20 ANOS DE INOVAÇÃO AO SERVIÇO DO CLIENTE

Ao longo de duas décadas, a marca apostou sempre na inovação e no acompanhamento próximo das tendências de consumo para o desenvolvimento de novos produtos.

Em 2019, o Burger King® foi a primeira marca em Portugal a lançar um hambúrguer à base de plantas 100% vegetal, o Whopper Vegetal®. Em 2020, reforçou a oferta neste segmento com o lançamento dos Nuggets Vegetais®, cuja adesão comprovou que se revelaram um grande sucesso junto dos consumidores portugueses. Ainda este ano, haverá novidades neste segmento, com o alargamento da oferta vegetal.

Também ao nível dos canais de negócio, o Burger King® traçou um percurso de mãos dadas com a digitalização, com a aposta forte nas plataformas delivery, autoking e app Burger King®, que actualmente têm um peso crescente no negócio da marca em Portugal.

CURIOSIDADES BURGER KING®

  • 32 mil > Número total de hambúrgueres vendidos por dia em Portugal
  • 5185 > Whoppers® vendidos por dia em média em Portugal
  • 11,5 milhões > Total de hambúrgueres vendidos em Portugal num ano
  • 20 milhões > Média de quilos de batatas vendidos nos últimos anos

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 303) da Marketeer.

Artigos relacionados