Braun: A companheira dos rostos

Em 1921, Max Braun abriu a sua primeira oficina de electrodomésticos na Alemanha. Neste espaço, começou por inventar e vender componentes eléctricos, depois pequenos electrodomésticos que produzia com base em três pilares: simplicidade, utilidade e durabilidade. Foi naquele espaço que a Braun deu os seus primeiros passos, desde uma pequena loja até a uma marca mundial que marca presença em milhões de lares.

Falar da Braun é, invariavelmente, falar de cuidados da barba. A primeira máquina de barbear remonta a 1950, concebida pelo próprio Max Braun, apelidada S50. A sua premissa consistia numa máquina com um desenho ergonómico para um barbear limpo e seguro numa só passagem, mesmo para peles sensíveis. Estava, então, lançado o mote para o sucesso da marca, que viria a conquistar um lugar de relevo no universo das máquinas de barbear e também no das depiladoras ao longo de várias décadas.

«Foram muitos marcos que acompanharam a Braun durante estes 100 anos. O segredo da marca tem sido a sua razão de ser: o bom design e os valores que acompanharam a Braun ao longo deste tempo; produtos úteis e simples feitos para durar», conta Francisco Reis, brand manager da Braun.

Para além dos produtos da marca, também as necessidades dos consumidores têm vindo a evoluir. Francisco Reis sublinha que, actualmente, são necessários mais factores em conta no que respeita aos produtos e comunicação, uma vez que os consumidores estão cada vez mais informados.

«No entanto, a marca não abdica dos seus padrões de qualidade, que, no final, acabam por ser o mais relevante num aparelho electrónico que se quer que dure muito tempo. Todos os que já consumiram e usam Braun sabem que terão certos padrões de qualidade. Por isso, nestes 100 anos, a marca vem celebrando os mesmos valores com os quais a Braun nasceu: design útil, simples e feito para durar», realça.

Questionado sobre o valor que pauta a marca desde sempre, o responsável não tem dúvidas. «Qualidade. Porque um produto de qualidade é um produto útil e simples, feito para durar. Durante os 100 anos, nas mais diversas categorias em que está presente, Braun tem sido uma referência de qualidade por ter esta mentalidade», refere

Para celebrar o centésimo aniversário da marca, a Braun lançou uma edição limitada de produtos, contemplando máquinas de barbear e também depiladoras. Como parte deste aniversário, a Braun criou também uma exposição virtual que inclui uma viagem pela sua história, detalhando os produtos mais emblemáticos ao longo desse percurso. Nessa exposição está em destaque Dieter Rams, autor dos “10 princípios do bom design” e criador de uma longa lista de alguns desses produtos, que também influenciaram e inspiraram muitas outras empresas, como a Apple.

A marca preparou um conjunto de iniciativas para enaltecer o seu percurso. A Braun reuniu (e continuará a reunir) líderes do mundo do design, moda e cultura jovem para partilharem as suas opiniões sobre o que “bom design” significa hoje e como isso pode impactar positivamente o estilo de vida futuro, educação e o mundo.

A primeira dessas iniciativas foi a colaboração da marca com Virgil Abloh, para redesenhar o “Wandanlange”, o icónico dispositivo de áudio criado por Dieter Rams em 1965. «Com esta colaboração foi possível misturar design e funcionalidade, mantendo a essência do aparelho original, que ainda funciona, e usando materiais modernos para durar mais 100 anos», explica Francisco Reis.

Os eventos comemorativos vão culminar no último trimestre do ano com uma nova edição do Prémio Braun, o concurso internacional para jovens designers, que há anos premeia os melhores conceitos de design aplicados a produtos.

BARBEADOS CADA VEZ MELHORES…

Dois anos depois de a Braun lançar a sua primeira máquina de barbear, o designer Wolfgang Schmittel seria o responsável pelo novo logo da marca, cuja estética se mantém semelhante nos dias que correm, nomeadamente a letra “A” em destaque.

A inovação continuou a ser parte integrante da estratégia da empresa e, em 1962, seria lançada a máquina de barbear Sixtant SM 31 e, em 1972, a Intercontinental. Sobre esta, destaca-se o facto de três das primeiras unidades terem sido utilizadas por astronautas da NASA. Mais recentemente, em 2019, a marca lançou a MGK 7 e, em 2020, a Series 7. Já este ano, foi a vez da máquina de barbear Braun X, que a marca descreve como o reinventar do barbear. Trata-se de uma máquina concebida para ser agradável ao tacto, suave no rosto e eficiente na barba, uma vez que permite aparar, contornar e barbear, com total controlo.

… E DEPILAÇÃO CADA VEZ MAIS EFICAZ

Porque o pêlo não se resume à barba, a Braun conta com produtos para outras partes do corpo. Exemplo disso é a Silk-expert Pro 5, uma depiladora de luz pulsada que efectua uma leitura contínua do tom de pele 80 vezes por segundo e regula automaticamente a intensidade da luz para a pele. Segundo a marca, permite uma redução dos pêlos visíveis em apenas quatro semanas.

Destaque também para Silk-épil 9 Flex, a primeira depiladora feminina do mundo com uma cabeça totalmente flexível, concebida para uma depilação sem esforço. Através da tecnologia SensoSmart, aplica apenas a quantidade certa de pressão, podendo ser utilizada sob água, para um maior conforto. E conta ainda com luz Smartlight, que permite ver os pêlos que normalmente não se vêem.

MAIS UM OBSTÁCULO SUPERADO

Em 100 anos de história, a Braun passou por diversos acontecimentos adversos. O último foi a pandemia de Covid-19, mas Francisco Reis afirma que, ao nível do impacto no negócio, trouxe consigo resultados positivos para a marca.

«O facto de os consumidores passarem mais tempo em casa levou a um aumento de consumo de vários produtos e categorias em que a Braun está presente. Fizemos um esforço para chegar ao consumidor com comunicação da marca, com produtos e soluções que fossem relevantes para as suas necessidades, desenhados com simplicidade e qualidade», refere.

O responsável afirma que a aceleração do e-Commerce aquando da pandemia levou a marca para uma questão mais estrutural que a Braun tenta endereçar. «Os desafios que vão aparecendo diferem e temos que garantir que os nossos produtos se destacam no ambiente de compra (online ou offline), que é fortemente influenciado por decisões de compra baseadas na internet. Precisamos de explicar aos consumidores o porquê dos nossos produtos serem tão bons. Hoje em dia, temos que transmitir a nossa identidade de marca virtualmente e de uma forma completamente diferente no ponto de venda físico. Como marca, temos de encontrar as formas mais correctas de transmitir essa sensação de valor e qualidade», explica Francisco Reis.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 303) da Marketeer.

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