Omega: Omega lança o Speedmaster “Silver Snoopy Award”

Numa combinação entre a banda desenhada e a arte relojoeira, este tributo Snoopy levou o Omega Speedmaster a novos patamares de design.

O beagle desempenha um papel proeminente no relógio, aparecendo primeiro como um medalhão de prata em relevo no submostrador azul às 9 horas. Aqui, o Snoopy aparece a usar o seu fato espacial, no estilo do alfinete de prata que os astronautas da NASA dão aos premiados. Mas é no fundo da caixa que a diversão realmente começa! Desta vez, o Snoopy entrou em órbita, graças ao seu Módulo de Comando e Serviço (CSM) preto e branco num ponteiro mágico. Quando o ponteiro dos segundos do cronógrafo é usado, o Snoopy embarca numa viagem ao lado distante da Lua – tal como a tripulação da Apollo 13 –, com a superfície lunar a ser decorada no cristal de safira usando uma metalização microestruturada.

A citação icónica, “Olhos nas Estrelas”, também está incluída. E o bloqueio NAIAD LOCK mantém todas as gravuras do fundo da caixa na posição correcta e vertical, incluindo a data, em 1970, em que a Omega recebeu o Prémio Snoopy prata, bem como um tributo à missão Apollo 13. Mostrando a atenção da Omega ao detalhe, a bracelete azul em nylon combina com os outros elementos azuis do relógio, apresentando ainda a trajectória da missão Apollo 13, em relevo no forro.

No 50.º aniversário da Apollo 13 e do “Silver Snoopy Award” da Omega, dois astronautas lembram-se bem desses momentos. O capitão James Lovell, comandante da Apollo 13, e o tenente-general Thomas Stafford, que voou em quatro missões da NASA e ofereceu à Omega o seu prémio em 1970.

Este ano assinalam-se 50 anos desde o regresso seguro da Apollo 13. Que emoções ou memórias trouxeram o marco?

James Lovell: Ao longo dos anos, continuei a pensar na Apollo 13 como um grande exemplo de trabalho em equipa, particularmente entre o Controlo de Missão e a tripulação de voo. Ainda me lembro da súbita explosão a bordo e da sensação de aterrar com sucesso no oceano.

Thomas Stafford: Lembro-me de ter entregue o Prémio Snoopy ao Dr. Widmer da Omega, numa pequena cerimónia no meu escritório. Agradeci-lhe e aos relógios Omega pelo serviço que nos tinham prestado durante todo o programa espacial, mas particularmente na Apollo 13, porque o Speedmaster foi tão crítico em ajudar-nos a regressar em segurança à Terra.

Qual era a importância do Omega Speedmaster para a missão Apollo 13?

JL: Quando os relógios da nave pararam, foi quando exigimos o Speedmaster. Sem o nosso equipamento de navegação normal, tínhamos de ver a Terra e usá-la como uma orientação. Depois tivemos de queimar o motor durante 14 segundos e desligá-lo, por isso usámos o relógio que o Jack Swigert usou.

TS: O Speedmaster significou falha ou sucesso da missão, porque não tínhamos energia eléctrica que permitisse ligar temporizadores ou computadores. Então tudo o que tínhamos era apenas o relógio. Por tantos segundos, eles empurrariam o motor de descida. Foi a Omega que os recuperou, e por isso foi decidido que deviam receber um Prémio Snoopy prateado.

Quais são as suas memórias de Snoopy na NASA? Era uma mascote favorita entre os astronautas?

JL: O Snoopy era um verdadeiro favorito dos desenhos animados, que continuava a aparecer nas bandas desenhadas usando um fato espacial. Acho que os astronautas o adoptaram porque fez tudo certo.

TS: Charles Schulz tinha uma grande compreensão da natureza humana, e por isso todos adoravam o Snoopy. Estava sempre a fazer alguma coisa. E o Charlie Brown também. Snoopy parecia tão adorável.

O que é que o “Silver Snoopy Award” veio representar, e quão especial é?

JL: Os astronautas adoptaram o prémio como uma forma de reconhecer realmente os eventos e acções que funcionaram bem.

TS: Se alguém realmente fez algo extraordinário, se verdadeiramente ajudou na segurança da missão geral, possivelmente receberia um pequeno pino de Silver Snoopy. Não eram distribuídos com muita frequência. Foi uma coisa rara. Por isso, se alguém tivesse um Silver Snoopy, isso significava que tinha feito algo realmente extraordinário para ajudar o programa. Normalmente, um astronauta premeia-o, porque é a vida deles que está em jogo.

Olhando para trás, qual foi a importância da contribuição da Omega para o programa espacial?

JL: Muito simplesmente, a Omega foi, de facto, uma parte essencial para uma missão de sucesso.

TS: A Omega era parte integrante do nosso esforço total no espaço. Quando se está no espaço, a sua linha de base é a hora. Tudo é baseado no tempo. Adorávamos o Speedmaster profissional. Funcionou bem. Nunca falhou. Estava sempre lá pronto para ir.

Artigos relacionados