Vila Galé: Há 20 anos a descobrir o Brasil

A história da Vila Galé no mercado brasileiro remonta a Outubro de 2001, quando a cadeia hoteleira portuguesa abriu a sua primeira unidade do outro lado do Atlântico – e também a primeira fora de portas –, em Fortaleza. O Hotel Vila Galé Fortaleza seria apenas o primeiro passo numa ligação que haveria de se tornar cada vez mais especial. «Dada a proximidade cultural e linguística e ao potencial que acreditávamos existir para desenvolver a hotelaria e o turismo, a escolha do Brasil como primeiro destino de internacionalização acabou por ser natural e óbvia», recorda Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do Grupo Vila Galé.

Desde então, e no espaço de apenas duas décadas, o grupo abriu outros nove hotéis e resorts em Terras de Vera Cruz, respondendo hoje por um total de 8002 quartos e 18 260 camas em Portugal e no Brasil. Números que comprovam a importância estratégica que o mercado brasileiro tem para a Vila Galé, ou não detivesse a maior rede de resorts naquele país. «Quando abrimos o primeiro hotel, não havia propriamente um plano de crescimento pré-definido ou um objectivo concreto de ter determinado um número de unidades. Fomos crescendo progressivamente e diversificando a nossa presença, tanto em termos geográficos – em diferentes estados brasileiros – como quanto à oferta, já que temos hotéis de cidade e resorts junto à praia», diz o responsável.

De resto, este é um mercado estratégico, não apenas para a expansão da marca Vila Galé, como também «para a sua performance na hotelaria, mas também noutras áreas», sendo actualmente um dos principais destinos de exportação dos vinhos e azeites próprios do grupo, comercializados sob as insígnias Santa Vitória (produzida no Alentejo) e Val Moreira (no Douro).

«Fazemos um balanço muito positivo da presença no Brasil, onde já temos elevados níveis de notoriedade, reputação e reconhecimento. Naturalmente que houve ciclos mais positivos do que outros, mas até agora tem acontecido que, normalmente, quando há crise no Brasil, Portugal está bem; e quando a economia portuguesa está pior, a brasileira contribui positivamente para equilibrar as contas», frisa Gonçalo Rebelo de Almeida.

FÉRIAS EM CIDADE OU JUNTO À PRAIA?

A operar actualmente com 10 unidades no mercado brasileiro, a Vila Galé disponibiliza uma oferta que vai ao encontro de todos os públicos e necessidades. O portefólio do grupo divide-se entre hotéis de cidade (em Fortaleza, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro), que visam acolher tanto quem viaja em lazer como quem se desloca em negócios; e os resorts all inclusive, mais vocacionados para as férias de lazer em família. «E aqui, a marca é muito reconhecida pela oferta de animação, pela diversidade gastronómica – já que os resorts têm vários restaurantes com diferentes propostas de todo o mundo –, ou pelas facilidades pensadas para crianças, como o Clube Nep», refere Gonçalo Rebelo de Almeida.

No mercado brasileiro, onde o turismo interno tem muito peso, cerca de «90% dos clientes» da Vila Galé são turistas brasileiros, mas a procura chega também de países como Portugal, Argentina, Uruguai ou Chile.

Para responder aos diferentes perfis de público, a Vila Galé aposta também na diversidade de conceitos de hotelaria, como são os casos do all inclusive gourmet, em Fortaleza, que inclui uma oferta gastronómica ainda mais alargada; ou do all inclusive cultural, no Rio de Janeiro, que integra várias propostas culturais, conjugando alojamento com visitas a museus e outras actividades. «Acreditamos que a aposta na qualidade, as óptimas localizações dos hotéis, a boa relação qualidade-preço, o constante cuidado com a manutenção e renovação dos activos e as experiências disponibilizadas aos clientes também são fortes factores de diferenciação, que nos têm permitido captar e fidelizar mais clientes. De referir ainda a qualificação dos recursos humanos e a constante formação das equipas», acrescenta o administrador do Grupo Vila Galé.

Para assinalar os 20 anos de actividade no Brasil, a empresa lançou uma campanha que semanalmente oferece 20% de desconto em reservas num dos seus 10 hotéis em território brasileiro. A promoção aplica-se até 30 dias a contar do início da promoção do respectivo hotel, que é anunciado nos perfis oficiais da Vila Galé no Instagram e Facebook e também no site. Esta campanha faz parte de um conjunto mais alargado de iniciativas que a Vila Galé tem tido ao longo do ano para celebrar esta data.

RETOMAR O CRESCIMENTO NO BRASIL

A pandemia de Covid-19 afectou todo o sector do Turismo, e a Vila Galé não foi excepção. Em particular no mercado brasileiro, e durante as fases mais agudas da pandemia, a empresa foi obrigada a encerrar todas as suas unidades hoteleiras e a mudar o seu plano de comunicação, que durante esse período foi mais focado no mercado interno, para divulgar as medidas de higiene e segurança e apelar ao cumprimento de todas as regras sanitárias.

Com a evolução positiva da situação pandémica, as unidades hoteleiras do grupo no Brasil foram reabrindo e, neste momento, estão todas a funcionar há alguns meses, notando-se já uma recuperação e evolução positiva na procura.

De resto, as perspectivas do grupo para a operação no Brasil nos próximos meses são positivas, tendo em conta a retoma que já se faz notar no mercado e o avanço no plano de vacinação, que já chegou a uma «elevada percentagem da população». Para o Réveillon, que é normalmente para a indústria hoteleira o período do ano com mais procura no Brasil, «as nossas previsões e reservas já efectuadas indicam que vai ser novamente um período em que teremos os hotéis completos», revela o administrador do Grupo Vila Galé. Até porque, acrescenta, após um interregno, este ano regressam ao Brasil as operações charter de fim de ano provenientes do mercado português, estando previstos quatro voos de ligação no dia 26 – três para Salvador e um para Natal.

Quanto ao próximo ano, o grupo está já a preparar um conjunto de novidades no mercado brasileiro, com destaque para a abertura de um novo resort all inclusive (veja caixa), mas também para o lançamento de um novo conceito de cervejaria portuguesa em Fortaleza, melhorias na oferta de alimentação e bebidas, o aumento da oferta de equipamentos de animação e o reforço das medidas de sustentabilidade ambiental.

«Estas duas décadas permitiram-nos acumular know-how em vertentes como a logística, laboral, legislativa e comercial, que pretendemos continuar a aproveitar», afiança o administrador do Grupo Vila Galé. «Acreditamos que os números de 2022 já possam aproximar-se dos registados em 2018 e 2019», vaticina.

NOVA UNIDADE NO NORDESTE EM 2022

A Vila Galé prepara-se para reforçar a sua posição como maior rede de resorts no mercado brasileiro, com a abertura de um novo resort all inclusive naquele país, o Vila Galé Alagoas. A inauguração está prevista para Julho de 2022.

A nova unidade terá 518 quartos, seis restaurantes, Satsanga spa, oito salas de reunião e um parque aquático infantil. O investimento deverá ascender a 150 milhões de reais (cerca de 24 milhões de euros) e vai permitir gerar cerca de 400 empregos. «Será mais um resort all inclusive, que vem alargar a oferta do grupo a mais um estado brasileiro e reforçará a posição da Vila Galé enquanto maior operador neste segmento», comenta Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do Grupo Vila Galé.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Novembro (n.º 304) da Marketeer.

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