Miele: Uma lufada de ar limpo

“Somos o que respiramos.” Poderia não passar de um chavão, mas é uma frase que nunca fez tanto sentido como hoje. A verdade é que há uma grande quantidade de partículas em suspensão no ar que respiramos e que afectam os nossos pulmões. Além dos vírus e impurezas que provêm do experior, temos também a concentração de partículas nocivas que são libertadas nos actos de cozinhar, pintar ou limpar, por exemplo. E se respiramos ar de má qualidade, temos pessoas com mais alergias, mais problemas respiratórios e menos bem-estar, o que no fim da linha pode representar dias de ausência no trabalho.

Numa altura em que muitos colaboradores regressaram ou estão prestes a regressar aos seus locais de trabalho, e em que as reuniões e encontros presenciais também estão a retomar gradualmente, a fabricante alemã Miele Professional lança no mercado português uma solução para empresas que promete deixar o ar mais respirável e tornar os espaços mais seguros e higiénicos. Trata-se do AirControl, um novo purificador de ar que garante a remoção de 99,995% das partículas nocivas (veja caixa) e se adapta a qualquer tipo de espaço interior.

Este equipamento possui um sistema de filtragem de cinco níveis, que inclui um filtro HEPA H14 e oferece um rendimento de até 3000 metros cúbicos de ar por hora (dependendo do modelo), o que significa que todo o ar ambiente pode ser circulado e filtrado seis vezes durante este período. Graças à tecnologia ThermoControl, a inactivação térmica de agentes patogénicos relevantes é activada automaticamente depois de cada operação, e um sensor integrado monitoriza a necessidade de renovação do ar e mede continuamente o teor de CO2 no ar ambiente.

«Temos o privilégio de poder dizer que temos o purificador de ar mais seguro do mercado, sendo o único equipamento com o filtro de alto rendimento HEPA H14 e com a tecnologia ThermoControl de inactivação de vírus no final de cada operação», garante Cátia Lopes, Marketing manager da Miele Professional Portugal. Além de funcional, o AirControl prima pelo design, ou não tivesse sido distinguido com o prémio Red Dot Design Award 2021 na categoria “Professional Air Purifier”.

PURIFICAR TODOS OS ESPAÇOS

Há já largas décadas que a Miele Professional (a divisão profissional da marca alemã) tem vindo a garantir conceitos de higiene de confiança em instalações médicas, hotéis e restauração, seja para lavagem de loiça, tecnologia de lavandaria ou reprocessamento de instrumentos médicos com recurso às suas máquinas de lavar e desinfectar. Agora, «esta competência é também utilizada em purificadores de ar para ambientes comerciais para uma partilha dos espaços de forma saudável, promovendo um sentimento de protecção e segurança», explana Cátia Lopes.

No caso do AirControl, este equipamento destina-se a promover uma coexistência saudável em diversos tipos de espaços interiores, como sejam consultórios médicos, lares de idosos, escolas e jardins de infância, restaurantes e outro tipo de serviços, assim como qualquer tipo de escritórios, empresas artesanais ou laboratórios. Ou não fosse «a ventilação uma componente fundamental para o conceito de higiene», frisa a responsável.

Para responder às necessidades de diferentes empresas e tipologias de espaço, a gama AirControl permite ajustar a taxa de renovação do ar de acordo com os requisitos individuais: o modelo PAC 1045 adequa-se a espaços até 45 metros quadrados; o PAC 1080 adapta-se a espaços até 80 metros quadrados; e o PAC 1200 destina-se a áreas até 200 metros quadrados. «Em superfícies maiores, os aparelhos também podem ser combinados entre si. São simples, portáteis e flexíveis, podendo ser utilizados onde quer que uma tomada esteja disponível, o chamado Plug&Play», explica a Marketing manager da Miele Professional Portugal.

E porque no segmento profissional o serviço pós-venda é um importante factor de decisão, a Miele dispõe de uma vasta rede de assistência própria, que fornece apoio a todos os clientes na entrega, montagem, substituição de filtros e manutenção. A marca oferece ainda assistência preventiva através de programas com contratos de manutenção e garante o fornecimento de peças de substituição até 15 anos depois do lançamento da série, assegurando assim a preservação do valor do aparelho e, por conseguinte, protecção do investimento.

Além disso, a Miele Professional prepara-se para lançar uma loja online, até ao final deste ano, o que lhe permitirá tornar-se a primeira marca profissional do mercado com uma plataforma do género e aproximar-se ainda mais dos seus clientes.

UMA CATEGORIA EM CRESCIMENTO

Desde o início da pandemia de Covid-19, as vendas de purificadores de ar têm vindo a crescer em todo o mundo, à medida que as empresas e os consumidores vão ficando mais sensibilizados para a importância da qualidade do ar. E a verdade é que, se a fórmula DHM resume o que cada um de nós pode fazer contra a propagação do vírus – manter a Distância, cuidar da Higiene e utilizar a Máscara de protecção –, esta equação tem vindo a ser complementada com uma nova variável: o “V” de Ventilação (DHM+V). Em particular nas estações mais frias do ano, em que a ventilação natural dos espaços interiores se torna mais difícil.

De acordo com Cátia Lopes, esta é uma categoria que, sendo uma «novidade», ainda necessita de um «tempo de reflexão e mudança de hábitos». No mercado português, a penetração dos purificadores de ar, no canal empresarial, ainda não está ao nível do que acontece noutros países europeus (como a Alemanha), mas a tendência será para crescer. «Acreditamos que em Portugal também será dada a importância devida à utilização de um purificador de ar em locais com permanência e circulação de muitas pessoas. É fundamental entendermos que precisamos de melhorar a qualidade do ar que respiramos, mesmo quando a pandemia passar», conclui a responsável.

EFICÁCIA TESTADA E APROVADA

Um conjunto de testes realizados pelo instituto de higiene médica HYBETA de Münster, na Alemanha, em colaboração com a Miele, permitiu comprovar que o AirControl tem uma eficácia de 99,995% na remoção de partículas do ar. Para a realização destes testes, o instituto utilizou manequins aquecidos para simular a emissão de aerossóis, num espaço com quase 50 metros quadrados e duas janelas, tendo comparado a evolução da concentração com e sem o purificador de ar da marca. Os testes mostraram que pode ser alcançada uma concentração de aerossóis duas vezes mais baixa com a ventilação através de janelas a cada 45 minutos, mais a utilização de um purificador de ar AirControl, do que apenas com a ventilação natural a cada 20 minutos.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Saúde”, publicado na edição de Novembro (n.º 304) da Marketeer.

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