MDS: Aposta na promoção do conhecimento

Os seguros são uma alavanca indispensável para os investimentos, bem como para a evolução das economias a nível mundial. Sem a possibilidade de transferir riscos para o mercado segurador, não haveria investidores disponíveis para arriscar, pois precisam de ter a garantia de que, perante um acontecimento catastrófico ou um acidente, podem retomar as suas actividades económicas. Ou seja, os seguros são um dos maiores garantes da sustentabilidade das economias, ao proporcionar segurança e futuro às empresas e às pessoas.

Foi com este objectivo que nasceu a MDS. «Nascemos em Portugal há mais de 35 anos e desde então a nossa determinação fez-nos sempre ir mais longe. Apostámos em especialização e conhecimento, numa rede internacional, em pessoas e em tecnologia. Inovámos, crescemos e tornámo-nos um grupo multinacional especialista em consultoria e gestão de seguros e risco com presença em mais de 120 países», realça o CEO Global do Grupo MDS, José Manuel Dias da Fonseca.

Um dos grandes desafios desde o início foi precisamente promover o conhecimento em seguros e gestão de risco. Para tal, foram desenvolvidas diversas iniciativas, que fazem hoje da MDS um promotor do conhecimento sobre gestão de risco e seguros em Portugal e no mundo. Neste caminho, existiu sempre o cuidado de transformar cada uma das iniciativas em projectos sólidos, que tenham capacidade de evoluir e de se adaptarem ao longo dos tempos às novas realidades.


THE FULLCOVER

Um dos melhores exemplos deste propósito da MDS é a FULLCOVER, uma revista idealizada pela MDS, há mais de 15 anos, com periodicidade anual e que em todas as edições aborda e ajuda a compreender importantes temas para a sociedade.

Ao longo dos anos, a FULLCOVER tem dado voz a cientistas, médicos, economistas, investigadores e a um sem-número de especialistas das mais diversas áreas, que têm contribuído para reforçar o conhecimento e competências dos seus leitores.

Como não podia deixar de ser, os seguros e o risco têm um lugar especial nas edições da FULLCOVER. Todas as edições incluem um “dossier técnico”, onde se procura aprofundar um grande tema, com artigos técnicos e artigos de opinião dos mais destacados especialistas, proporcionando aos leitores uma análise factual e opiniões credíveis.

Adicionalmente, a FULLCOVER tem um espaço dedicado a grandes entrevistas com personalidades do mundo dos seguros, tendo já passado pelas suas páginas responsáveis das maiores seguradoras mundiais.


MDS PUBLICATIONS

Mas as acções desenvolvidas pela MDS não ficam por aqui. Quando falamos em conhecimento, pensamos em livros. É a ferramenta de excelência associada ao conhecimento. Assim, para uma organização que tem a disseminação do conhecimento em seguros e risco como um dos seus principais valores, os livros têm que ter um lugar de destaque.

Entre as publicações da MDS existem actualmente três colecções: “Faces of Insurance”, “Keep it simple” e a “FULLCOVER Collection”.

A colecção “Faces of Insurance” traz uma visão dos bastidores da vida de algumas das figuras mais influentes no sector segurador a nível mundial. A sua visão única, experiências e conhecimento são uma inspiração para todos nós.

Já a colecção “Keep it Simple” apresenta conteúdos claros, bem desenhados e de leitura fácil, que dá uma compreensão mais profunda de assuntos relevantes do mundo dos seguros. Ao serem apresentados de forma simples, mas, ainda assim, rigorosa, permite que todos entendam a importância da gestão de risco ou do seguro de crédito para as empresas, sejam profissionais do sector ou pessoas interessadas em saber mais sobre estes temas.

Em 2022, estão previstos dois lançamentos nesta colecção, um sobre sinistros e outro sobre riscos cibernéticos, uma ameaça que aumentou exponencialmente com a crise pandémica decorrente da Covid-19.

Por seu lado, a “FULLCOVER Collection” reúne textos publicados na revista FULLCOVER ao longo dos anos e que, pela sua relevância, justificam a sua edição numa antologia especial. Entre os livros editados está “Trivia”, que reúne as crónicas de Pedro Castro Caldas. Combinando uma perspectiva histórica e contemporânea sobre o risco, os artigos levam o leitor a reflectir mais amplamente sobre os temas actuais em debate no sector.

Outro título “FULLCOVER Collection” é “Grandes Entrevistas”, um livro que agrega as grandes entrevistas publicadas desde a primeira edição da FULLCOVER, partilhando as perspectivas e visão de alguns dos principais actores do sector segurador a nível internacional, documentando a sua evolução e mudanças ao longo da última década.


RISCO DE PANDEMIA: UM ALERTA COM MAIS DE 10 ANOS

Para muitos, a pandemia de Covid-19 chegou como algo inesperado e que abalou drasticamente a vida de todos. Empresas, governos e indivíduos sofreram (e continuarão a sofrer) os inúmeros impactos desta crise.

No entanto, a FULLCOVER há já muito tempo que alertava para o risco de pandemia. Há mais de uma década que esta ameaça constava nos relatórios das entidades do sector como um dos riscos de maior impacto, mas até 2020 nunca foi levado a sério. Por exemplo, em 2009, no número de lançamento da FULLCOVER, foi publicado o artigo “Gripe A (H1N1) e a pandemia”, de Bob Howe, da Swiss Re, onde este risco já estava identificado.


MDS INTERNATIONAL NEWSLETTER

O acompanhamento e a compreensão do panorama internacional sob diferentes ângulos, como o geopolítico, económico, ambiental e do risco, são cruciais num mundo cada vez mais inter-relacionado.

Com a “MDS International Newsletter – Global Risks Perspectives”, lançada em Maio deste ano, a MDS partilha reflexões que podem contribuir para dotar os seus clientes, parceiros e comunidade, de informação oportuna e de qualidade. Entre os colaboradores deste projecto está Bernardo Pires de Lima, professor universitário e especialista em geopolítica e relações internacionais. Mensalmente, são também desafiados alguns colaboradores da MDS a contribuir com artigos sobre seguros.


MDS TALKS

Uma outra iniciativa da MDS, que foi lançada em 2012 e que vai regressar em breve, agora que a situação pandémica voltou a permitir a realização de eventos e encontros presenciais, são as MDS TALKS.

Estes encontros oferecem a oportunidade de ouvir relatos únicos e partilhar as experiências com personalidades dos mais diversos quadrantes da sociedade nacional e internacional, num ambiente informal e reservado. Já tiveram lugar quatro edições, as quais contaram com mais de 130 participantes.

Entre os temas discutidos, destaca-se o relato de um interveniente sobre o resgate do governo americano à AIG e o processo de reestruturação da organização e pagamento da dívida, rumo à independência. Na edição de 2021, o convidado será Bernardo Pires de Lima, que irá abordar os principais assuntos da actualidade na sua intervenção: “Covid, Cabul, Clima: os três C’s do nosso descontentamento”.

MDS TALKS REÚNEM ESPECIALISTAS E PARTILHAM CONHECIMENTO

  • MDS Talks 2012
    “De novo independente, após baylout histórico”, Robert Shimek
  • MDS Talks 2013
    “Efeitos da política comum”, Luís Amado
  • MDS Talks 2014
    “The future of China”, Devadas Krishnadas
  • MDS Talks 2016
    “As perspectivas da economia brasileira”, Maílson da Nóbrega
  • MDS Talks 2021
    “Covid, Cabul, Clima: os 3 C’s do nosso descontentamento”, Bernardo Pires de Lima.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 304) da Marketeer.

Artigos relacionados