EDP: Correr para espalhar energia

A EDP foi das primeiras marcas, em Portugal, a patrocinar eventos de atletismo. Começou com o apoio à EDP Meia Maratona de Lisboa, quando estes eventos ainda estavam a dar os primeiros passos em Portugal. «Tivemos a visão de perceber o potencial e alcance que estes eventos têm», lembra fonte oficial da empresa de energia.

De lá para cá, têm sido apoiadas variadas corridas dentro da modalidade. Desde os mais novos (EDP Mini Campeões) até às corridas com vertente solidária (Corridas da Mulher), passando naturalmente pelas corridas maiores que, ano após ano, trazem a Portugal milhares de pessoas e profissionais da área de todos os cantos do mundo.

Enquanto marca, o desporto é um eixo no qual a EDP quer continuar a trabalhar, pois a promoção de hábitos saudáveis faz parte da estratégia e valores da empresa. «É, acima de tudo, um momento em que as pessoas se sentem bem e queremos estar perto do público quando passam por essa experiência.»

Na EDP acredita-se que basta estar presente para contribuir para uma evolução. «Contribuímos para o bem-estar de todos os que participam nas provas, fazendo com que a nossa presença lhes proporcione momentos únicos. O que podemos garantir sempre, ao longo de todos os anos, seja em provas em que já estejamos presentes ou em novas provas, é que marcamos sempre todos os eventos desportivos com muito “boa” energia», comenta a mesma fonte.

Como incentivo à participação nas corridas deste ano, a EDP Comercial lançou um passatempo de oferta de dorsais para os seus clientes, que consistiu numa série de desafios que foram lançados dentro do Planeta Zero, na app EDP Zero.

Tratou-se de mais uma iniciativa do Planeta Zero, o programa de sustentabilidade da EDP Comercial que promove e recompensa os comportamentos sustentáveis. Através da app EDP Zero ou no site edp.pt, os clientes da empresa encontram desafios, dicas e workshops ligados à eficiência energética, à redução do desperdício e à protecção do planeta Terra. Por participarem, os clientes ganham Zs que dão acesso a prémios ligados à sustentabilidade.

Com este passatempo a EDP quer alertar para a necessidade de haver comportamentos mais sustentáveis por parte dos consumidores, ao mesmo tempo que incentiva a prática do desporto e hábitos de vida mais saudáveis.

EDP MARATONA DE LISBOA

O balanço da 8.ª edição da EDP Maratona de Lisboa, prova que se realizou a 17 de Outubro deste ano, foi positivo, segundo fonte oficial da EDP. Esta competição, já considerada como uma das mais belas maratonas do mundo, por órgãos de comunicação internacionais, como a “Forbes”, o “Huffington Post” e a American Express, foi já referenciada como “a Maratona que não se deve perder”. Os 42 km decorrem inteiramente à beira- mar/rio, oferecendo aos atletas um cenário único no mundo.

A realização desta prova representou o regresso ao formato físico desta corrida. «Este tipo de provas é o culminar de meses de treino de centenas de atletas que se preparam para estas corridas de estrada. Apesar de termos mantido as provas virtuais, nada se compara à emoção de uma corrida que envolve milhares de pessoas», comenta a mesma fonte.

Na edição de 2021, a EDP Maratona de Lisboa recebeu atletas de vários países, entre eles, Quénia, Etiópia, Uganda, Eritreia e Marrocos e o atleta Andualem Belay Shiferaw fez novamente a proeza de ser recordista desta prova, batendo o seu próprio tempo.

A prova teve um total de 3500 atletas, número imposto pela DGS. Já a Mini Maratona teve 4500 atletas.

As inscrições puderam ser feitas online no site oficial. A Sport Expo realizou-se no Altice Arena. No entanto, este ano, excepcionalmente, a feira não teve stands de patrocinadores. Em conformidade com o plano de contingência da organização, aos participantes foi exigida a apresentação de certificado digital de vacinação ou teste negativo à Covid-19, no acto de levantamento do kit de participação. Por se tratar de um evento com um grande aglomerado de pessoas, houve um maior cuidado, por parte do Maratona Clube, em fazer chegar esta mensagem.

Este ano decorrerá ainda a celebração dos 30 anos da EDP Meia Maratona de Lisboa, que se realiza a 21 de Novembro. «É um dos maiores eventos de atletismo de Portugal que, neste dia, vai reunir um total de cerca de 20 mil participantes», conta o mesmo responsável.

Com um cariz popular e um percurso único à beira do rio Tejo, tem início na Ponte 25 de Abril (o único dia do ano em que é possível percorrer esta ponte a pé), unindo Almada a Lisboa. A prova reúne atletas e participantes de todas as idades, transformando-se num evento verdadeiramente universal.

É uma prova que conta com o apoio da EDP há 25 anos e tem sido a que reúne mais atletas profissionais e também amadores. Quando se fala na EDP Meia Maratona de Lisboa, já todos associam a EDP como a marca que apoia a prova desde sempre.

A edição deste ano é celebrada com o lançamento de um livro que reúne histórias e fotografias de 30 anos de provas. O livro “30 Anos de Histórias” foi escrito pelo jornalista António Simões e conta com o prefácio de Jacinto Lucas Pires (filho de um dos fundadores do Maratona Clube de Portugal, Francisco Lucas Pires).

Já em Dezembro acontecerá a EDP Grande Prémio de Natal, também ainda sob as regras da Direcção-Geral da Saúde, como todas as provas efectuadas anteriormente. «Acreditamos que, mais uma vez, será uma corrida com um espírito muito característico da época que se vive na altura», refere a fonte oficial da EDP.

CORRER LONGE DOS OUTROS

A presença da EDP no running durante o ano de 2020 traduziu- se essencialmente na realização de provas virtuais. «Em 2020 foram canceladas todas as provas físicas, no entanto, quisemos continuar a dar oportunidade às pessoas de participarem em várias provas.»

A EDP manteve-se activa, mas com toda a segurança. Para tal, e para que os atletas não parassem de correr, fizeram as corridas virtuais, através de uma app (VRaces MCP) e do site da Run Porto, durante todo o ano de 2020. Nesse contexto realizaram-se a Corrida Virtual de Maio, a Corrida Virtual de Outubro, a EDP Maratona do Porto Virtual e a EDP Grande Prémio de Natal Virtual. Todas estas provas tiveram grande adesão por parte dos atletas.

«Os principais objectivos destas provas virtuais foram motivar e inspirar a comunidade global de atletas, promovendo um estilo de vida activo e saudável, mesmo em momentos difíceis como os que vivemos», comenta fonte oficial da empresa, lembrando que a EDP teve que se adaptar a esse contexto e reinventar a forma de praticar desporto. As corridas virtuais foram uma continuação daquela que tem sido a estratégia da marca nos últimos anos.

No momento em que iniciam uma corrida, os participantes devem activar a aplicação, para registar e validar a sua performance. Também é possível fazer o upload de um ficheiro GPX na página da prova, tendo assim várias oportunidades de comprovar a participação nestas corridas virtuais. Cada corrida tem de ser concluída dentro das datas definidas e numa única “sessão”, não sendo possível fazer pausas ou intervalos durante a participação. Depois de terminada a distância definida, o resultado de cada participante entra automaticamente na tabela de classificação.

A primeira prova física de 2021, no mês de Maio, foi uma com um simbolismo bem especial: a EDP Lisboa a Mulher e a Vida. A prova teve uma boa adesão, com cerca de 5000 mulheres (imposição colocada pela DGS) que, recorda a mesma fonte, «estavam com muita vontade de correr por uma causa e acompanhadas pela sua mãe, amiga ou filha».

Já faz parte do ADN da EDP apoiar esta corrida, que representa todas as mulheres que lutaram ou ainda estão a lutar contra o cancro da mama. «Há 14 anos que nos associamos a esta prova, que serve também um propósito muito importante – alertar para a necessidade de prevenir esta doença.» Ao longo das 14 edições, a participação de 225 mil mulheres nesta iniciativa já permitiu angariar mais de 263 mil euros para iniciativas de responsabilidade social.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Running”, publicado na edição de Novembro (n.º 304) da Marketeer.

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