Nobre: Inovar para satisfazer
Dona de uma história centenária, com raízes em 1918, em Rio Maior, a marca de alimentação sente um enorme orgulho na confiança que há muito conquistou junto dos portugueses, numa relação que se quer próxima e duradoura, como revela Lia Oliveira, directora de Marketing e Comunicação Externa da Nobre. Para tal, a oferta da empresa tem sido adaptada a diferentes estilos e hábitos alimentares, com soluções saborosas, práticas e diversas, antecipando tendências e com a qualidade e inovação como prioridades constantes.
A Nobre celebra 67 anos de existência este ano. Que balanço fazem deste percurso?
Temos muito orgulho na evolução da Nobre e no seu percurso. Acima de tudo, pela relação próxima que temos com os consumidores e pela forma como a temos desenvolvido. Uma história baseada no reconhecimento da qualidade dos produtos que oferecemos e que nos posiciona como a principal escolha na mesa dos portugueses.
Esta relação centenária de proximidade com as famílias permite-nos avaliar de forma muito mais assertiva as suas necessidades, hábitos de consumo e preferências. Actualmente, temos um portefólio bastante alargado, para todos os gostos e hábitos alimentares, e isso reflecte a evolução da Nobre de uma marca de charcutaria para uma verdadeira marca de alimentação.
Um dos momentos mais marcantes, e que impulsionou toda a inovação que faz parte do ADN da Nobre, foi o processo de internacionalização, que ocorreu durante a década de 90 e trouxe desenvolvimentos a nível tecnológico e de produtos. Foi a partir desta aposta contínua na inovação que nasceram gamas como a Nobre Vegalia e a Nobre Cuida-t+, marcos importantes na história da marca.
Quais foram as inovações mais significativas em termos de produtos que moldaram o crescimento da marca?
A Nobre procura constantemente criar produtos diferenciadores que se adaptem às variadas preferências alimentares e antecipem as tendências do mercado. Temos vindo a criar ao longo dos anos uma série de gamas e produtos totalmente inovadores, por forma a irmos cada vez mais ao encontro dos gostos e necessidades dos portugueses e que se destacam pela qualidade, sabor e características nutricionais.
A gama Nobre Vegalia, elaborada com proteínas alternativas à carne, como os vegetais, foi dedicada a quem procura uma alimentação flexitariana, com alternativas à proteína animal. Nasceu em 2018 e tem sido um sucesso de vendas: os hambúrgueres e as pizzas, por exemplo, têm tido óptima aceitação.
Além desta, a Nobre Cuida-t+ é pensada para uma dieta mais equilibrada, tem a recomendação da Fundação Portuguesa de Cardiologia, uma vez que os produtos desta gama têm um teor de sal e de gordura reduzido.
Mais recentemente, introduzimos a gama Nobre Omelete, feita a partir de uma proteína que é também um superalimento – o ovo, que nasceu como uma abordagem única que responde de forma simples e saborosa às necessidades dos que procuram diversificar as proteínas na sua alimentação.
Como estão a celebrar este marco dos 67 anos?
A Nobre vai continuar a estar ao lado dos consumidores, ajudando-os a descomplicar a preparação de refeições através de soluções saborosas e diversas. Esta continua a ser a nossa missão. Para isso, estamos a reforçar a nossa campanha do “Drama das 17h30”, onde ajudamos a pensar o que fazer para jantar. Queremos que os portugueses vejam na Nobre a solução para os ajudar verdadeiramente a descomplicar a hora das refeições.
Que valores guiaram a Nobre ao longo dos anos e como é que ainda se reflectem na identidade actual da marca?
A Nobre tem-se guiado por valores fundamentais como a qualidade, a tradição e a inovação, parte integrante do nosso ADN e presente de forma constante no nosso dia-a-dia. Paralelamente, continuamos focados em garantir que os nossos produtos reflectem o compromisso de confiança e proximidade com os consumidores que, ao longo de gerações, nos continuam a escolher para estar à sua mesa.
A gama de produtos Nobre é hoje extensa e variada. Como se apresentam actualmente e que produtos estão disponíveis?
Embora o histórico do negócio da Nobre tenham sido as salsichas e a charcutaria tradicional, como os fiambres, que permanecem muito populares entre os portugueses, actualmente já é uma marca de alimentação. Produzimos mais de 150 produtos, em diferentes gamas: Nobre Clássicos, Nobre Finíssimos, Nobre Cuida-t+, Nobre Vegalia, Nobre Refeições Prontas, Nobre Churrasco, Nobre Omelete e ainda Nobre Económico, com propostas para todos os gostos.
Pegando, por exemplo, na gama Nobre Refeições Prontas, divide-se entre os produtos Nobre Petisca, mais direccionados aos típicos petiscos portugueses, como as Moelas, Nobre Descobre, com Almôndegas, Bolonhesa e Chili com Carne e ainda Nobre Recorda, que oferece opções tradicionais, como a Feijoada, Jardineira ou o Feijão Branco com Dobrada.
Recentemente, surpreendemos com o lançamento de um produto sob um conceito inédito e diferenciador no mercado da charcutaria em Portugal, que combina proteína e legumes: as Fatias de Peito de Peru com Cenoura, da gama Nobre Cuida-t+.
Em quantos países se encontram hoje em dia e quais foram os mercados mais desafiantes até agora?
Estamos presentes em várias regiões, que abrangem o mercado europeu, o africano ou o asiático, não só para disponibilizar a nossa oferta à comunidade portuguesa espalhada pelo mundo, como também alcançar novos consumidores. Outros mercados apresentam preferências de consumo também diferentes, o que exige um processo de adaptação dos nossos produtos às necessidades e expectativas dos consumidores locais. Apesar disso, queremos estabelecer com eles a mesma relação de confiança que tanto nos caracteriza enquanto marca.
Como é que têm procurado integrar práticas sustentáveis e de menor impacto ambiental ao longo destes anos?
O caminho para a sustentabilidade ambiental é uma das prioridades da Nobre e, enquanto marca que se preocupa com a comunidade, estamos empenhados em reduzir a pegada ambiental e em tornarmo-nos numa marca mais sustentável, incentivando os portugueses a seguir esse mesmo caminho.
Mantendo o compromisso com a inovação, estamos a substituir progressivamente o plástico por papel em algumas embalagens. Além disso, estamos a aumentar a utilização de plástico reciclado, sempre que possível, com o objectivo de reduzir o impacto ambiental dos nossos produtos.
Pretendemos também incentivar a alteração de comportamentos, pelo que aumentámos o tamanho dos ícones visuais que apelam à reciclagem. Com estas mudanças, podemos contribuir activamente para a redução do impacto ambiental e incentivar os consumidores a adoptarem práticas sustentáveis. Adicionalmente, somos fortes adeptos da economia circular e comprometemo-nos a promover a reutilização das nossas embalagens, como frascos e latas. Nas redes sociais, mostramos aos seguidores ideias criativas e práticas, para que possam usar de novo as embalagens após consumirem o produto.
Através destas mudanças, a Nobre pretende continuar a liderar pelo exemplo e contribuir para a protecção do meio ambiente, demonstrando que é possível conciliar inovação e compromisso com a sustentabilidade.
Que plataformas se tornaram mais importantes para comunicar eficazmente com os consumidores?
A nossa estratégia tem passado pela comunicação multimeios, não só por suportes mais massivos, como a televisão ou redes de publicidade exterior, como também por diversas plataformas a nível digital. A nível de redes sociais, temos a preocupação de criar conteúdos que sejam, por um lado, entretenimento, mas também úteis para quem nos segue, já que a Nobre quer ser uma solução para o dia-a-dia dos portugueses. Além de potenciarmos os nossos produtos através de receitas convenientes e fáceis de preparar, abordamos com frequência conteúdos relacionados com os nossos projectos de responsabilidade social e ambiental.
Estamos também a apostar na presença em eventos, a forma mais próxima de chegarmos aos consumidores. Estivemos presentes no Rock in Rio Lisboa e, além de um stand muito divertido, quisemos também destacar os nossos valores no que diz respeito à inclusão e à responsabilidade social.
Como é que a Nobre Casa de Cidadania tem contribuído para a vossa missão?
Para a Nobre é importante mostrar que o propósito sai do papel e que a marca traz valor para o mundo e promove um impacto positivo e real na sociedade. Temos consciência de que uma marca já não é apenas reconhecida pelos seus produtos. A relação de confiança com o consumidor é construída, também, através dos valores que defende e acções de responsabilidade social que pratica. E o projecto Nobre Casa de Cidadania actua precisamente nesse âmbito. Nasceu em 2013, já conta com 11 edições e é muito especial para toda a equipa.
Esta iniciativa, que passa por reconhecer aqueles que realizam acções nobres em prol de outros, sem esperar nada em troca, inspira-nos a contribuir para uma sociedade em que os valores da justiça social, solidariedade, entreajuda e compromisso para com o outro estejam presentes diariamente. Ao prestarmos homenagem a todos os que contribuem para uma sociedade mais nobre, estamos também a promover os seus actos altruístas, inspirando todos os cidadãos de Portugal.
» Lia Oliveira, directora de Marketing e Comunicação Externa da Nobre
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Aniversário das Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 339) da Marketeer.