Nintendo: A correr, saltar e conduzir pela História

Há 35 anos que um simpático canalizador de bigode anda a percorrer vários mundos para salvar uma princesa. Ou a acelerar no asfalto em corridas com amigos e inimigos. Ou a passar de plataforma em plataforma, tornando-se numa personagem capaz de resistir ao tempo e fazendo sucesso em várias décadas. O Super Mario Bros. está a celebrar três décadas e meia de aventuras, remontando a 1985 o título que marcaria este legado.

«Cedo ficou evidente que Mario e companhia eram um grupo demasiado interessante para ficar confinado a apenas uma abordagem de jogo. E é sempre importante continuar a inovar e a estimular a criatividade de forma a trazer o máximo de sorrisos a todos. Nesse sentido estamos muito orgulhosos de, por exemplo, Mario Kart: Deluxe para a Nintendo Switch», afirma fonte da Nintendo.

O universo Super Mario Bros. tem um historial de sucesso em todas as plataformas pelas quais passa e esse sucesso é sempre relativo à época. «Penso que Super Mario Odissey, para a Nintendo Switch, é uma espécie de pináculo actual da série. Raramente um jogo é tão aplaudido pela crítica e pelos fãs, ganhando desde logo estatuto de clássico», explica a fonte da marca.

O universo Super Mario está na Nintendo Switch e na Nintendo Switch Lite. De momento estão disponíveis muitos jogos, com destaque para: Super Mario Odissey, Super Mario Maker 2, Super Mario Party, Super Mario Bros. U Deluxe, Super Smash Bros. Ultimate, Paper Mario: The Origami King e Super Mario 3D All-Stars (que inclui os jogos Super Mario 64, Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy), todos com novas funcionalidades.

Fonte da marca afirma que as gigantescas evoluções tecnológicas no mundo dos videojogos levaram a que a série Super Mario Bros. sofresse muitas mudanças positivas. Mas destaca que, em cada jogo, cada reinvenção foi sempre extremamente bem recebida pelos jogadores.

Para assinalar estes 35 anos, a Nintendo desvendou o Super Mario Bros. 35, lançando- -o para a Nintendo Switch, disponível gratuitamente para todos os subscritores do serviço Online (actualmente mais de 26 milhões).

Este jogo permite que jogadores de vários pontos do mundo se enfrentem num modo de Battle Royal. Em simultâneo, irão disputar os níveis clássicos de Super Mario Bros., derrotando inimigos que, depois, são enviados para os níveis dos outros jogadores. O nível escolhido é aleatório e o jogador tem apenas 35 segundos no cronómetro. Por cada inimigo derrotado, ganhará tempo extra. O objectivo é ser o último jogador em competição, sendo o vencedor desta Battle Royale. De realçar que este jogo comemorativo apenas estará disponível até dia 31 de Março de 2021.

Mantendo-se não só relevante ao longo de 35 anos como atingindo um estatuto de clássico, a marca espera agora que, para os próximos 35 anos, «Super Mario Bros. continue a colocar muitos sorrisos na cara de todos nós».

Um regresso ao passado

Outra forma de celebrar os 35 anos deste título foi o lançamento da Game & Watch: Super Mario Bros, um produto que trará boas lembranças aos fãs mais antigos.

A Game & Watch original foi lançada no Japão em 1980 e foi a primeira consola portátil criada pela Nintendo. Agora, os jogadores podem ter (ou voltar a ter) nas mãos um pedaço da história da marca nipónica.

«É um produto para celebrar o aniversário e uma nova forma de experienciar Super Mario Bros. Esta nova Game & Watch: Super Mario Bros., que chegará às lojas a 13 de Novembro, conta com algumas inovações em relação à original dos anos 80, como um botão direccional, um ecrã LCD e carregamento via USB-C», refere fonte da marca. Esta edição estará à venda por tempo limitado.

Recuperar os clássicos

No dia 18 de Setembro foi lançado o Super Mario 3D All-Stars, um título que reúne os jogos Super Mario 64, Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy.

Esta compilação, desenvolvida para a Nintendo Switch, permite relançar os jogos lançados em 1997, 2002 e 2007 (respectivamente) em alta definição.

Com um sistema de controlos utilizado, desde o início, em todos os jogos Mario em 3D, Super Mario 64 assinala a estreia do simpático canalizador no mundo tridimensional.

Em Super Mario Sunshine, Mario viaja até à ilha Delfino, para desfrutar de umas merecidas férias com os seus amigos, mas não tarda a deparar-se com a fiel F.L.U.D.D., e juntos irão desvendar uma conspiração obscura.

Já no Super Mario Galaxy, Mario parte numa missão intergaláctica para ajudar a Rosalina e salvar a Peach das garras do Bowser. O jogo permite desafiar a gravidade e saltar sobre planetas com controlos por movimento opcionais ou passar um Joy-Con a um amigo para obter ajuda adicional no modo Co-Star.

Os três jogos foram optimizados para a Nintendo Switch com controlos adaptados para os comandos Joy-Con, incluindo a função de vibração. É ainda possível utilizar os comandos Joy-Con para reproduzir os controlos por movimento do Comando Wii ao jogar Super Mario Galaxy.

Estão ainda incluídas três bandas sonoras com 170 faixas nostálgicas. «Estes são os três principais jogos históricos Super Mario em 3D. Esperamos que faça os jogadores da “velha guarda” felizes e que ao mesmo tempo divirta novos jogadores», explica fonte da marca.

“Vestir” o aniversário

Para além de todas as novidades ao nível de videojogos, a Nintendo anunciou uma série de artigos alusivos à celebração.

Assim, na loja online My Nintendo, está disponível uma colecção de vestuário que inclui várias estampagens de Mario e companhia, composta por várias t-shirts de manga curta, um modelo de manga comprida e outro de capuz.

Os acessórios com o tema do aniversário incluem canecas, garrafas térmicas e sacos de pano, cada um com um design próprio.

Uma pista em cada casa

No âmbito deste 35.º aniversário foi ainda anunciado o jogo Mario Kart Live: Home Circuit, um título para a Nintendo Switch, que introduz a tecnologia de realidade aumentada na experiência de jogo. Assim, o jogador consegue transformar a sua sala numa autêntica pista de corrida, existindo mesmo um Mario num kart a percorrer a divisão.

Para desfrutar da experiência, o utilizador tem de colocar quatro pórticos na divisão e, de seguida, conduzir por cada um deles para criar um percurso. O Mario “real” conta com uma câmara que permite, depois, transformar esse roteiro na pista virtual.

Assim que tudo estiver preparado, basta usufruir do jogo. O modo principal de Mario Kart Live: Home Circuit é o Grand Prix, onde os jogadores enfrentam Koopalings em oito Grand Prix com 24 pistas diferentes. Existem elementos virtuais que afectam o próprio kart físico, como utilizar um cogumelo (aumenta a velocidade), ou ser atingido por objectivos (irá parar o kart).

Para além deste modo, existe ainda a possibilidade de jogar uma corrida personalizada, projectando não apenas o percurso físico como adicionando vários perigos e itens. Destaque também para o contra-relógio, para competir pelo título de jogador mais veloz, e o modo espelho, que permite que todos os percursos do Grand Prix sejam reproduzidos em imagem espelhada, trocando as curvas de sítio. Quanto a mais novidades, existem, mas estão «no segredo dos deuses».

Artigos relacionados