MSC Cruzeiros: Por mares mais limpos
Atingir a liderança ambiental no sector marítimo, a nível global, é a ambição a longo prazo da MSC Cruzeiros. Este mesmo propósito está inscrito no programa de sustentabilidade da companhia, o qual é estruturado em torno de quatro principais pilares: Planeta, Pessoas, Lugares e Provimento. Isto traduz-se num esforço para melhorar, de forma contínua, o desempenho ambiental da sua frota; numa preocupação em promover a diversidade e a inclusão; em assegurar que o impacto nas comunidades costeiras que a MSC Cruzeiros alcança permaneça positivo; e num fornecimento responsável dos produtos e serviços adquiridos.
Divulgado recentemente, o Relatório de Sustentabilidade 2019 da MSC Cruzeiros reflecte estes valores e resume alguns dos principais feitos de sustentabilidade alcançados pela companhia nesse ano, projectando já o caminho para um futuro mais sustentável. É o caso do início da construção do MSC World Europa, o primeiro de nove navios de última geração movidos a GNL (gás natural liquefeito) a juntar-se à frota da companhia na próxima década. Com emissões significativamente reduzidas, este navio irá incorporar um processo inovador de tecnologia de células de combustível de óxido sólido para promover ainda mais o desenvolvimento desta tecnologia avançada para os esforços de descarbonização.
Entre outras acções, destacou-se também, ao longo de 2019, a inauguração da Ocean Cay MSC Marine Reserve, nas Bahamas, uma ilha restaurada num antigo local de extracção de areia, onde a MSC Cruzeiros está neste momento a trabalhar para criar um viveiro de corais e um laboratório marinho para restabelecer a vida selvagem oceânica em redor; e a constituição da MSC Foundation, que pretende centralizar os esforços solidários da MSC Cruzeiros.
Estas e outras acções de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa contribuíram para que a MSC Cruzeiros tivesse sido recentemente distinguida com o Prémio de Protecção do Ambiente Marinho 2020, na categoria “Indústria Marítima”, atribuído pela Associação Norte-Americana de Protecção do Meio Ambiente (NAMEPA, na sigla original). «É uma enorme honra receber este prémio, que reconhece os nossos esforços contínuos para alcançar um futuro de impacto zero. Como companhia, estamos inequivocamente comprometidos em proteger o meio ambiente, as comunidades costeiras que visitamos e todos os nossos funcionários. A nossa visão a longo prazo é a de nos tornarmos líderes ambientais no sector marítimo a nível geral. Estamos a fazê-lo constantemente, ao tomar medidas para diminuir o impacto ambiental da nossa frota e a investir no desenvolvimento acelerado de tecnologias e soluções ambientais de última geração», afirma Pierfrancesco Vago, executive chairman da MSC Cruises.
Frota mais ecológica
Além das acções já citadas, vários têm sido os esforços da MSC Cruzeiros no sentido de minimizar a pegada ambiental da sua operação. Antes de começarem a navegar, todos os novos navios da companhia são equipados com algumas das mais recentes tecnologias e soluções ambientais disponíveis para minimizar o impacto ambiental. Estes sistemas são actualizados regularmente ao longo do tempo de vida do navio e, inclusive, substituídos por soluções mais recentes durante as paragens em docas secas.
Em termos de emissões atmosféricas, isto inclui a implementação de sistemas híbridos de limpeza de gases de exaustão (EGCS) e sistemas de redução catalítica selectiva (SCR) para minimizar óxidos de enxofre (SOx), óxidos de nitrogénio (NOx) e partículas no ponto de escape. Além disso, todos os navios que foram entregues a partir de 2017 estão também equipados com recursos “cold ironing” para ligação às redes de energia locais enquanto estão atracados, resultando numa forte redução das emissões atmosféricas enquanto o navio está no porto.
Em relação à gestão de águas residuais, os navios da MSC Cruzeiros estão equipados com sistemas de tratamento avançados, que transformam água negra em água com qualidade quase de torneira, sistemas de tratamento de água de lastro e plantas de produção de água doce capazes de produzir água potável suficiente para cobrir as necessidades do navio.
Os navios da MSC Cruzeiros também incorporam algumas das mais recentes soluções de eficiência energética, de modo a diminuir o consumo de combustível. Estas inovações incluem a utilização generalizada de iluminação LED, sistemas inteligentes de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) e circuitos de recuperação de calor, entre outras medidas implementadas. Neste contexto, a MSC Cruzeiros definiu uma meta ambiciosa de redução do consumo de combustível em 2,5% anualmente.
Os novos navios MSC Virtuosa e MSC Seashore, que irão estrear-se ainda neste semestre, apresentam a gama de tecnologias e soluções ambientais acima mencionadas e estarão entre os navios de cruzeiro mais ecológicos e eficientes da companhia.
Quanto ao MSC World Europa, com estreia prevista para 2022, vai ainda mais longe em matéria de sustentabilidade, uma vez que o GNL (gás natural liquefeito) é o combustível mais limpo disponível de momento para o sector do transporte marítimo, conseguindo reduções substanciais de emissões atmosféricas em termos de SOx, NOx, partículas e dióxido de carbono (CO2).
Além disso, este navio apresentará um novo sistema de demonstração de 50 quilowatts que incorpora a tecnologia de célula de combustível de óxido sólido (SOFC), que utilizará o GNL para produzir electricidade e calor a bordo. Esta inovação proporciona um potencial para redução das emissões de gases de efeito de estufa em cerca de 30%, em comparação com os motores convencionais de GNL, sem NOx, SOx ou emissões de partículas finas. Além disso, o GNL apresenta também a vantagem adicional de ser compatível com outros combustíveis com baixo teor de carbono, tais como metanol, amoníaco e hidrogénio.
Em termos de emissões de gases de efeito de estufa, e em linha com a visão da Organização Marítima Internacional para a descarbonização do sector marítimo, a meta da MSC Cruzeiros é reduzir a intensidade de carbono da sua frota em 40% até 2030, relativamente a uma linha de base de 2008. Tendo já alcançado uma melhoria em 28%, o objectivo da companhia passa por atingir mais 12% nos próximos 10 anos.
«Na MSC Cruzeiros, a nossa prioridade são o mar e os oceanos. E como uma empresa familiar, sempre demos prioridade às questões a longo prazo em detrimento do curto prazo. Apesar dos desafios que a nossa indústria enfrenta neste momento, os nossos olhos permanecem fixos nas nossas ambições ambientais a longo prazo», frisa Pierfrancesco Vago.
MSC Virtuosa em Lisboa
A MSC Cruzeiros actualizou a sua lista de itinerários no Mediterrâneo e Norte da Europa para este Verão, oferecendo aos hóspedes variadas opções para as suas próximas férias, incluindo partidas e chegadas em Lisboa. Entre Setembro e Novembro de 2021, os viajantes que quiserem marcar umas férias inesquecíveis com saída e chegada à capital portuguesa têm disponíveis cruzeiros a bordo do novo MSC Virtuosa, proporcionando pela primeira vez aos portugueses a possibilidade de embarcar em Lisboa a bordo de um navio da classe Meraviglia.
Os itinerários de nove noites, com embarque nos dias 27 de Setembro, 6 e 15 de Outubro na capital portuguesa, vão explorar o Mediterrâneo Ocidental, com escala em Barcelona, Marselha, Génova, Málaga e Casablanca, antes do regressar a Lisboa. Já o cruzeiro de 10 noites, com partida a 24 de Outubro, vai proporcionar aos portugueses a possibilidade de conhecer a cidade de Alicante, além das escalas acima referidas.
Tal como os restantes navios confirmados nos novos itinerários para o Verão de 2021, o MSC Virtuosa, que vai passar por Lisboa, irá operar sob o protocolo de Saúde e Segurança líder na indústria, que tem protegido mais de 60 mil passageiros da MSC Cruzeiros nos navios da companhia a navegar no Mediterrâneo, desde Agosto de 2020. E para tornar ainda mais fácil e seguro para os passageiros chegarem aos navios mais perto de casa, todos os itinerários irão ter portos de embarque adicionais – só no Mediterrâneo, a MSC Cruzeiros irá oferecer até 15 portos de embarque diferentes.
«Estamos extremamente orgulhosos por estar numa posição onde podemos oferecer aos nossos hóspedes e parceiros agentes de viagens, para o próximo Verão, uma escolha em crescimento de férias de cruzeiro para vários destinos diferentes no Mediterrâneo e Norte da Europa. Iremos apresentar alguns dos mais inovadores e modernos navios da nossa frota», sublinha Gianni Onorato, CEO da MSC Cruises. «Apesar de estes navios representarem apenas uma fracção da nossa frota, incluem duas das mais recentes pérolas, o MSC Virtuosa e o MSC Seashore, sendo que ambos terão começado a navegar pela primeira vez em 2021. A sua presença na próxima fase de recomeço representa a nossa crença na contínua atracção dos consumidores pelos cruzeiros como opção de férias. É por esta razão que confirmamos os nossos planos de novas construções nos próximos anos e estamos ansiosos por uma retoma ao mar de toda a nossa frota, de forma gradual nos próximos meses, até à temporada de Inverno », reitera.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 298) da Marketeer.