MSC Cruzeiros quer voltar a ter todos os navios no mar

Em Março, a MSC Cruzeiros suspendeu as operações de toda a frota. Em Agosto, foi a primeira companhia a colocar um navio na água. Agora, e conforme revela Eduardo Cabrita, director-geral da MSC Cruzeiros em Portugal, o clima é de confiança: «A nossa expectativa é que a procura aumente progressivamente à medida que as restrições vão sendo aos poucos retiradas, permitindo às pessoas voltarem a concentrar-se em planear as suas férias, entre outras actividades sociais. » Segundo o responsável, o nível de entusiasmo por parte das pessoas já se começa a reflectir nas fortes tendências para o Verão 2021, «pelo que as perspectivas a longo prazo parecem efectivamente positivas».

Depois de, em Março, ter suspendido as operações de toda a frota, a MSC Cruzeiros regressou em Agosto aos mares, ainda que de forma limitada (com um navio apenas). Como está a decorrer o plano de retoma?

Estávamos confiantes que, depois de anunciarmos os detalhes do nosso novo e prudente protocolo de Saúde e Segurança de modo a apoiar um recomeço seguro das nossas operações, veríamos as tendências de reservas aumentarem progressivamente.

Os últimos meses têm sido um período difícil para muitos turistas decidirem quando será o momento certo para reservar as suas futuras férias e o seu cruzeiro, especialmente devido às restrições de viagens aéreas e à capacidade de voos muito reduzida, pelo que, inevitavelmente, as perspectivas a curto e a médio prazo são relativamente cautelosas, mas a nossa expectativa é que a procura aumente progressivamente à medida que as restrições vão sendo aos poucos retiradas, permitindo às pessoas voltarem a concentrar-se em planear as suas férias, entre outras actividades sociais.

O que nos dá mais confiança é percebermos constantemente que os clientes que já realizaram cruzeiros connosco estão ansiosos por voltar a passar férias a bordo de um dos nossos navios! Esse nível de entusiasmo já se começa a reflectir nas fortes tendências para o Verão 2021, o que é um sinal bastante encorajador, pelo que as perspectivas a longo prazo parecem efectivamente positivas.

O navio MSC Grandiosa foi o primeiro a regressar aos mares, estreando o novo protocolo de Saúde e Segurança da companhia. Que balanço faz até ao momento?

Em Agosto deste ano, a MSC Cruzeiros tornou-se na primeira grande companhia de cruzeiros a retomar as navegações no Mediterrâneo, após a suspensão global da indústria em Março, devido à epidemia. Inaugurado em Novembro do ano passado em Hamburgo, o MSC Grandiosa reiniciou as suas operações com hóspedes a bordo no passado dia 16 de Agosto, com partida de Génova, para o que seria o primeiro dos seus novos itinerários de sete noites pelo Mediterrâneo Ocidental.

Até agora, o navio completou 11 viagens e transportou mais de 20 mil passageiros.

A MSC Cruzeiros criou também o Programa Reservas Flexíveis. Quais os benefícios deste programa?

Desde o início desta situação imprevisível, que sempre fizemos o nosso melhor para ajudar os nossos clientes e parceiros agentes de viagens a compensar e a reagendar os cruzeiros conforme apropriado e mediante uma política de vouchers e flexibilização adaptada. No que respeita às compensações, estamos a ir mais além do que o normal na lei existente e a atribuir um crédito a bordo no futuro cruzeiro remarcado para o hóspede, bem como uma comissão extra de 5% para o agente de viagens nessa remarcação do cruzeiro, proporcionando-lhes assim a oportunidade de transferir o valor total pago pelo cancelado para um cruzeiro futuro à sua escolha – em qualquer navio, com qualquer itinerário – até ao final de Abril de 2022.

Os hóspedes terão a possibilidade de resgatar o voucher junto do seu agente de viagens e de reagendar o seu cruzeiro para quando lhes for possível. Além disso, receberão um crédito a bordo adicional entre 100 e 400 euros por camarote, dependendo da duração do cruzeiro original.

Que outras medidas estão a ser ou serão implementadas para reconstruir a confiança dos consumidores?

A MSC Cruzeiros é uma companhia que sempre teve como prioridade número um a segurança dos seus passageiros e tripulação, pelo que sempre fomos além dos padrões exigidos pelas autoridades e organizações em todos os tipos de procedimentos.

Inicialmente, o nosso protocolo foi criado para se adaptar a uma situação de saúde oscilante em terra, pelo que agora foi reforçado de acordo com a evolução actual da pandemia na Europa Continental, para que os viajantes se sintam confiantes e seguros. As medidas adicionais que foram agora activadas para o MSC Grandiosa incluem: teste de antígeno à Covid-19 adicional para todos os passageiros feito a bordo a meio do cruzeiro – além dos testes universais pré-embarque já existentes; a frequência dos testes a toda a tripulação durante o tempo a bordo foi aumentada de duas vezes por mês para semanal, além da avaliação pré-embarque para toda a tripulação e outras medidas de vigilância médica contínua; aumento da frequência da limpeza e higienização a bordo, particularmente em áreas públicas e em elevados pontos de contacto; reforço da definição dos contactos próximos com finalidades de rastreio, reduzindo o tempo de contacto entre as pessoas de 15 para 10 minutos.

Neste momento, os cruzeiros são uma forma mais segura de viajar do que outros meios de transporte? Porquê?

Acredito que o nosso protocolo veio demonstrar que os cruzeiros podem ser uma das opções de férias mais seguras na situação actual, que todos enfrentamos. Podemos, por exemplo, referir que o feedback dos milhares de passageiros que navegaram até agora, desde que recomeçámos as nossas operações no Mediterrâneo, foi extremamente positivo. Fundamentalmente, sentiram-se seguros.

Actualmente, qual o estado da operação da MSC Cruzeiros?

Anunciamos recentemente que o nosso MSC Grandiosa continuará a navegar no Mediterrâneo e que estenderá os seus actuais cruzeiros até ao próximo ano, com medidas rigorosas adicionais de acordo com o protocolo operacional de Saúde e Segurança existente na companhia. O emblemático navio realizará o seu actual itinerário de sete noites no Mediterrâneo Ocidental com embarque em Génova, Civitavecchia, Nápoles e Palermo, em Itália, além da escala em Valetta, em Malta, até 27 de Março de 2021.

A companhia tem uma frota de 17 navios. Já há um plano para a retoma da actividade dos navios que ainda estão parados?

A MSC Cruzeiros continua a envolver-se activamente com as autoridades relevantes noutras regiões do mundo, para retomar igualmente as suas operações nas mais variadas regiões onde tradicionalmente opera, com base no seu já comprovado e eficaz protocolo de Saúde e Segurança.

O nosso objectivo é retomar com todos os navios da nossa frota de regresso ao mar. Faremos um processo faseado, navio a navio. Além do Mediterrâneo, onde já operamos, queremos colocar os navios em todas as regiões onde normalmente operamos, no momento certo, quando as condições permitirem e com a aprovação das autoridades de saúde locais.

O plano de recomeço faseado da companhia possibilitará em 2021 um total de 19 navios a navegar para a temporada de Verão, incluindo os dois navios – MSC Virtuosa e MSC Seashore – que se encontram neste momento ainda em construção.

Que novidades têm na calha para 2021?

A MSC Cruzeiros reconfirmou recentemente a sua programação para o Verão 2021 e a aposta no mercado português está confirmada como tem sido habitual todos os anos. Para os viajantes que pretendem embarcar à porta de casa, a MSC Cruzeiros tem previstos os cruzeiros com saída e chegada a Lisboa e ao Funchal em Setembro, Outubro e Novembro de 2021, a bordo do MSC Virtuosa e do MSC Splendida, respectivamente.

Os viajantes que quiserem marcar umas férias inesquecíveis com saída e chegada a Lisboa no próximo ano têm disponíveis cinco cruzeiros a bordo do MSC Virtuosa, o novo navio da companhia que será inaugurado no próximo ano e que proporcionará, pela primeira vez aos portugueses, a possibilidade de embarcar em Lisboa a bordo de um navio da classe Meraviglia.

Artigos relacionados