Monverde Wine Experience Hotel: Dormir e acordar a pensar no vinho
Fazer uma pausa longe da azáfama da cidade e do quotidiano, enquanto se aprende mais sobre o vinho, em particular o Vinho Verde, a sua história e modo de produção. É esta a proposta do Monverde Wine Experience Hotel, um requintado hotel vínico, detido pela Quinta da Lixa, que convida os seus clientes, não apenas a aproveitarem o cenário idílico da região, como a participarem nas actividades diárias de um viticultor.
Fundado em 2015, em Telões (Amarante), o Monverde Wine Experience Hotel foi o primeiro hotel vínico criado na Região dos Vinhos Verdes, materializando uma vontade há muito ambicionada pelos seus proprietários: criar um espaço único, assente nos pressupostos da sustentabilidade ambiental e da promoção da região e do País, com uma oferta de produtos estratégicos e que se baseiam na qualidade de alojamento e na cultura do Vinho Verde. «O Hotel Monverde tem na sua génese a paixão dos accionistas pelo vinho e pela sua envolvente – da vinha ao copo, prestando atenção aos seus mistérios, à história, à identidade de aromas e sabores da Região dos Vinhos Verdes e integrando a filosofia da Quinta da Lixa em serviços de acolhimento e propostas enoturísticas que celebram o Vinho Verde em diferentes abordagens », afirma Miguel Ribeiro, director do Monverde Wine Experience Hotel.
Inserido numa propriedade rodeada por vinhedo e cujas construções existentes foram totalmente requalificadas e constituem um valioso património arquitectónico, o Hotel Monverde procura a «simbiose perfeita » entre as características do hotel e os conceitos de enoturismo e de saúde e bem-estar, presentes num conjunto de propostas que visa dar a conhecer a vinha e as castas da região. Aqui, é possível participar nas várias etapas da vitivinicultura – desde a poda, plantação, condução, controlos de maturação e vindima -, assim como nas etapas do processo produtivo dos vinhos verdes, na adega da Quinta da Lixa.
Além disso, o hotel disponibiliza o programa “Enólogo por um dia”, no qual cada hóspede pode seleccionar as castas do seu vinho, engarrafar, encapsular e definir a imagem de uma garrafa única, porque é sua. O Monverde posiciona-se assim como um wine boutique hotel, privilegiando a personalização de toda a experiência dos hóspedes, onde não faltam diversas actividades indoor e outdoor. «A nossa preocupação em cada experiência é criar um envolvimento que transmita a autenticidade e o sentimento de pertença: cada um dos nossos hóspedes participa nesta filosofia em que se celebra a vinha e o vinho», convida Miguel Ribeiro.
Pandemia não trava expansão
O Monverde Wine Experience Hotel pretende ser a unidade hoteleira líder no segmento do enoturismo na Região dos Vinhos Verdes, e uma referência a nível internacional (veja caixa), apresentando um serviço de alojamento diferenciador e com elevados padrões de qualidade. Para reforçar ainda mais esse posicionamento, e apesar do contexto de pandemia de Covid-19, o hotel investiu recentemente na ampliação do alojamento, o que permitiu acrescentar 16 novos quartos e suítes, que se juntam às 30 unidades de alojamento que já existiam anteriormente.
Criadas na nova ala Avesso, as Experience Suites contam com cerca de 140 m² de área total e destacam-se pela sua exclusividade: situadas num edifício independente, dispõem de uma sala de estar com sofá-cama, uma piscina exterior e espaço ajardinado, lareira e enoteca privada. Proporcionam ainda uma vista para a vinha a partir do terraço privado e áreas exteriores e privativas, com chuveiro exterior com efeito chuva ou piscina aquecida a partir de painéis solares. Com este novo investimento, «atingimos o número de unidades de alojamento que consideramos serem suficientes para manter uma operação rentável», refere o director do Monverde Wine Experience Hotel.
Além das recém-criadas Experience Suites, o Hotel Monverde conta com cinco tipologias de quartos Clássicos, localizados nas antigas instalações da quinta, que foram renovadas sem abdicar da tradicional parede de pedra, sendo que cada quarto apresenta características arquitectónicas únicas. A oferta de alojamento inclui ainda os quartos Prestige, situados na ala Nascente, que possuem acesso directo às vinhas e ao terraço (quando localizados em piso térreo), destacando-se ainda pelas amplas portadas de vidro; e os quartos Charming, no edifício Poente, mais espaçosos e com uma área dedicada a banheira de relaxamento com luz natural e vista sobre a vinha.
Com a criação da ala Avesso, o Hotel Monverde sentiu a necessidade de ampliar igualmente outros serviços, entre os quais surge a nova Adega Experimental, que se destaca por incluir uma experiência sensorial com o túnel dos aromas; a requalificação do lago existente na propriedade; um novo Kids Club exterior; assim como a criação de dois circuitos de caminhada pelas vinhas ou visitas a outras propriedades da Quinta da Lixa para a realização de provas na vinha, piqueniques, visita aos moinhos, entre outras propostas.
Mas o investimento não vai ficar por aqui. Os projectos de expansão do hotel prevêem ainda a requalificação – entre vinha plantada e não plantada – da quinta do grupo Quinta da Lixa mais próxima ao hotel e a renovação dos edifícios pré-existentes, onde nascerá uma adega boutique com o objectivo de «elevar o patamar para aqueles que se queiram tornar verdadeiramente winemakers, com a possibilidade de serem proprietários da sua própria vinha e estarem envolvidos em todo o processo de concepção daquele que será o seu próprio vinho», adianta Miguel Ribeiro.
Uma experiência sensorial completa
A par da oferta de alojamento e de todas as experiências ligadas ao mundo do vinho, o Hotel Monverde dá primazia a outros serviços complementares, que são uma extensão e enriquecem todo o conceito do espaço. É o caso do restaurante, que convida a provar pratos de autor inspirados na gastronomia local e nos produtos autóctones, sob a mestria do chef Carlos Silva, proporcionando harmonizações inspiradas nos vinhos produzidos pela Quinta da Lixa.
Por sua vez, o Spa oferece um vasto conjunto de tratamentos associados à vinoterapia e dispõe de piscina interior e exterior, além de massagens, tratamentos faciais ou circuitos hidroterapêuticos diversos, que prometem «experiências sensoriais incomparáveis ». Assim, também neste espaço se celebra a vinha na sua componente terapêutica e de relaxamento.
Além disso, o Monverde Wine Experience Hotel quer celebrar o vinho e a vinha através da cultura. Nesse sentido, o hotel tem vindo a promover um conjunto de iniciativas que vão desde exposições temporárias a sessões de cinema na vinha, música ao vivo, passando por jantares temáticos orientados por historiadores, entre outras formas de expressão cultural.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 298) da Marketeer.