Montebelo Hotels & Resorts: Um luxo autêntico

Inaugurado a 28 de Outubro de 1994, o Montebelo Viseu Congress Hotel & Spa representou um marco histórico no desenvolvimento do turismo na região Centro, tendo sido a primeira unidade de cinco estrelas na cidade de Viseu. Foi também o ponto de partida para a criação da cadeia hoteleira Montebelo Hotels & Resorts, marca da Visabeira Turismo que, ao longo destas três décadas, consolidou o seu negócio aquém e além-fronteiras. Hoje, o portefólio é composto por nada menos do que 14 hotéis e resorts – nove em Portugal e cinco em Moçambique –, a maioria dos quais posicionados no segmento cinco estrelas.

Apesar do processo de expansão nacional e internacional, a Montebelo Hotels & Resorts mantém intactos os mesmos pilares que estiveram na base da sua fundação: a aposta em conceitos de hotelaria onde o luxo encontra a autenticidade e a hospitalidade bem portuguesa. Em entrevista à Marketeer, Jorge Costa, vice-presidente do Conselho de Administração da Visabeira Turismo, Imobiliária e Serviços SGPS, faz um balanço dos 30 anos da Montebelo Hotels & Resorts e perspectiva, desde já, o futuro.

A marca Montebelo Hotels & Resorts celebra 30 anos. Em que contexto e com que objectivos surgiu a marca?

A marca Montebelo Hotels & Resorts foi lançada há 30 anos pelo Grupo Visabeira, num contexto de crescimento do turismo em Portugal e de uma necessidade constatada de melhorar e diversificar a oferta existente. O objectivo foi claro: criar uma rede hoteleira que fosse sinónimo de qualidade e autenticidade, oferecendo aos hóspedes um serviço personalizado e uma experiência única.

Quais os momentos-chave neste percurso de três décadas?

Ao longo destes 30 anos, houve momentos que definiram a nossa história. A abertura do nosso primeiro hotel em Viseu foi um ponto de partida decisivo, que estabeleceu as bases para uma expansão futura. O Montebelo Viseu Congress Hotel & Spa impulsionou a oferta turística da cidade e contribuiu para posicionar Viseu como um destino de excelência no mapa nacional. Desde então, consolidou-se como um palco privilegiado para eventos de grande prestígio, tanto a nível nacional como internacional. Além de que tem sido a escolha de várias modalidades desportivas, incluindo clubes e selecções de futebol, andebol, ciclismo, automobilismo, entre outros.

Outro momento marcante foi a abertura do Montebelo Golfe em 1997, com um campo de 18 buracos que trouxe uma nova dimensão ao turismo desportivo na região Centro. Este investimento destacou-se pela integração harmoniosa do campo no cenário natural da Serra do Caramulo e pela criação de uma experiência desportiva de alta qualidade. Posteriormente, em 2007, a expansão do campo para 27 buracos reforçou o Montebelo Golfe como um destino de eleição para praticantes de golfe, atraindo eventos desportivos nacionais e internacionais e consolidando a sua posição como um dos melhores campos de golfe de Portugal.

Há cerca de um ano, ampliámos a nossa oferta com a inauguração do Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel, unidade de charme de 5 estrelas em pleno coração da capital, que integra o Ponja Nikkei, restaurante que apresenta uma fusão da cozinha peruana e japonesa.

Não posso deixar de referir ainda os constantes investimentos no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, unidade que tem sido ampliada e que oferece diferentes conceitos de alojamento, estando, tal como o do Chiado, intimamente ligado à história da Vista Alegre, marca que celebra os seus 200 anos de vida; e, na região Oeste, o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, localizado no Claustro do Rachadouro, uma das áreas do mosteiro classificado como Monumento Nacional e como Património da Humanidade pela UNESCO.

Da mesma forma, a nossa expansão internacional também trouxe marcos significativos em Moçambique. O Montebelo Indy Maputo Congress Hotel, inaugurado em 1999, foi o primeiro passo na construção da nossa presença no país, reflectindo a nossa missão de oferecer hospitalidade de excelência. Em 2022, continuámos essa trajectória com a abertura do Montebelo Milibangalala Bay Resort, que inaugura um novo tipo de oferta hoteleira dentro da marca.

Muitas das unidades do grupo em Portugal estão localizadas fora dos grandes centros urbanos. Porquê esta estratégia de descentralização?

Desde a fundação dos Montebelo Hotels & Resorts, mantivemos um compromisso profundo com a região Centro. A nossa estratégia de descentralização nasce de um desejo claro: ser embaixadores da autenticidade, das tradições e da excelência da hospitalidade que caracterizam o nosso País. Ao investir em diversas localidades, conseguimos oferecer experiências únicas que promovem o património, a gastronomia e o carácter intemporal de cada local.

Consequentemente, esta abordagem permitiu-nos posicionar a marca como uma referência na arte de bem receber em Portugal, onde combinamos o melhor das tradições portuguesas com o conforto moderno. A nossa expansão para outras regiões do País é uma evolução natural, mas sempre ancorada nos valores da portugalidade, respeitando e adaptando a nossa oferta a cada local, o que nos permite atrair tanto o cliente nacional como o internacional.

Que intervenções recentes foram feitas nos hotéis?

A evolução das nossas unidades hoteleiras é uma prioridade constante. Entre as intervenções mais recentes, destacamos no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel a nova Ala Bairro da Vista Alegre, onde habitavam os trabalhadores da Fábrica da Vista Alegre, surgindo como um novo conceito de alojamento. O Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa também passou por uma remodelação significativa, com a construção de um novo edifício que acrescenta novas tipologias, nomeadamente quartos e suítes, completando a oferta já existente de apartamentos, moradias e villas. Por fim, o Montebelo Viseu Congress Hotel está actualmente na última fase de remodelação, concentrando-se no lobby, recepção e bar, após a conclusão das melhorias nos quartos e espaço wellness.

E que investimentos têm sido realizados no segmento dos eventos e reuniões?

Uma parte significativa do nosso investimento tem sido direccionada para o segmento MICE. No Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, ampliámos consideravelmente a nossa oferta, que agora inclui seis salas e diversos espaços exteriores com capacidade para até 450 pessoas. No Montebelo Viseu Congress Hotel & Spa renovámos todas as 12 salas e áreas comuns, permitindo a realização de eventos de grande escala, com capacidade para até 460 participantes.

Contamos ainda com unidades que oferecem espaços distintos e adaptados a diferentes tipos de eventos, como o Teatro da Vista Alegre no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel. No Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, destacam-se locais únicos como o Salão da Biblioteca e o Claustro, que oferecem um ambiente exclusivo para eventos. Por fim, o Montebelo Vista Alegre Chiado Hotel, apesar de ser mais orientado para o lazer, dispõe de duas salas para pequenas reuniões de até 25 pessoas, com a possibilidade de refeições no Ponja Nikkei.

Além das unidades hoteleiras, temos agora também o restaurante La Panamericana, que se destaca como uma opção complementar na nossa oferta. Este espaço, além de uma zona exterior onde se podem realizar diversas actividades, está também equipado com um auditório moderno que permite a realização de apresentações, conferências e encontros de negócios num ambiente sofisticado e exclusivo. O La Panamericana alia a funcionalidade de um espaço dedicado a eventos com uma experiência gastronómica de alto nível, com um menu que celebra sabores latinos sob a assinatura do chef Chakall.

O investimento contínuo nesta área é visível tanto na modernização dos nossos espaços como no reforço e formação da nossa equipa. Este compromisso com a inovação e a excelência faz da Montebelo Hotels & Resorts uma escolha de confiança para quem procura realizar eventos e reuniões que combinam serviço de alto nível, infra-estruturas de qualidade e uma experiência abrangente que cativa todos os participantes.

REDE MONTEBELO HOTELS & RESORTS

Em Portugal: Montebelo Viseu Congress Hotel & Spa; Montebelo Palácio dos Melos Viseu Historic Hotel; Montebelo Príncipe Perfeito Viseu Garden Hotel; Parador Casa da Ínsua (Penalva do Castelo); Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa (Mortágua); Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel; Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel; Montebelo Lisbon Downtown Apartments; Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel.

Em Moçambique: Montebelo Indy Maputo Congress Hotel; Montebelo Girassol Maputo; Montebelo Gorongosa Lodge & Safari; Songo Hotel by Montebelo; Montebelo Milibangalala Bay Resort.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Novembro (n.º 340) da Marketeer.

Artigos relacionados