Mercadona: O melhor da produção nacional
Máxima qualidade e um sortido adaptado às necessidades dos clientes são os principais pilares da Mercadona no desenvolvimento das suas marcas próprias, oferecendo sempre preços competitivos. É exactamente isso que os consumidores nacionais podem encontrar quando visitam qualquer uma das 19 lojas da empresa em Portugal.
Mas como foi preparado esse caminho e qual a Mercadona que é possível encontrar hoje em Portugal?
Aqui reside, sem dúvida, o ponto que distingue a Mercadona junto dos consumidores. Sabia que ainda antes de inaugurar as primeiras lojas em Portugal, a Mercadona partiu à descoberta das preferências dos “Chefes” portugueses (como internamente designa os seus clientes), assim como dos melhores fornecedores que existem em Portugal? O objectivo é, de uma forma estruturada, responder e corresponder às necessidades e expectativas dos consumidores.
Vinhos Mercadona: marcas próprias tão apreciadas pelo “Chefe” português
No universo dos vinhos, a Mercadona apresenta uma gama alargada e diferenciadora, com um total de mais de 50 referências, sendo 95% delas marca própria, produzidas por fornecedores portugueses.
A empresa colabora, actualmente, com 21 produtores nacionais, destacando-se, aqui, por exemplo, a Quinta do Crasto, com a qual trabalha desde 2017, e cuja parceria se materializa no Meio Escudo e Mascarilha, marcas próprias da Mercadona.
Nas lojas Mercadona, os “Chefes” encontram, também, uma marca própria na categoria de Vinho do Porto – a Almeida Dias –, disponível em quatro variedades: White, Ruby, Tawny e Tawny 10 Anos. A empresa conta, ainda, com fornecedores portugueses especialistas em vinho de mesa e espumantes, para poder oferecer as melhores opções aos seus “Chefes”.
«Partindo de um grande esforço para conhecer os nossos “Chefes”, temos desenvolvido as marcas próprias em parceria com os nossos fornecedores», refere Vítor Grilo, responsável pela categoria de Vinhos da Mercadona. «Este trabalho é assegurado pelo nosso Centro de Coinovação, instalado em Matosinhos, com o objectivo de estudar os gostos e hábitos de consumo dos consumidores e realizar, de forma estruturada, as devidas adaptações na sua selecção de produtos », acrescenta o responsável.
Azeite Mercadona: opções 100% portuguesas para todas as ocasiões
Já na secção do azeite, os “Chefes” encontram a marca própria Hacendado, uma marca que abrange várias categorias de produto, dentro da área alimentar, e oferece opções 100% portuguesas. Também no azeite, e à semelhança do que acontece no universo dos vinhos, a empresa apostou no desenvolvimento de uma gama 100% nacional, graças à colaboração com a Riazor, empresa especializada tanto na produção e colheita da azeitona como na elaboração de azeite, além da produção de óleo vegetal. Este fornecedor português produz o azeite da marca própria Hacendado, cuja oferta se divide em quatro variedades, que vão desde um azeite ideal para refogados até um azeite premium, para momentos mais especiais, de degustação.
«Para facilitar as escolhas dos clientes e tornar a visita à loja mais célere, as variedades de azeite disponíveis nos supermercados Mercadona surgem nas prateleiras em quatro cores distintas, indicando as recomendações de utilização, consoante as suas características », salienta Ana Quintas, responsável pela categoria de Azeites da Mercadona.
«A vermelho está o azeite ideal para fritar ou fazer refogados, a azul está o azeite Virgem, uma referência mais suave e indicada para temperar; o azeite Virgem Extra surge a verde, sendo mais frutado e recomendado para todo o tipo de pratos; e, por fim, temos, ainda, o azeite Seleção Virgem Extra, o mais requintado da marca Hacendado, que é mais intenso, aromático e frutado», acrescenta. «Apostamos no melhor de Portugal para oferecermos opções 100% portuguesas, capazes de satisfazer as mais distintas necessidades dos consumidores», conclui a responsável pela categoria de Azeites.
Produtores nacionais: a aposta em Portugal
O processo de preparação da entrada da Mercadona em Portugal fica marcado pela aposta na produção nacional e pelo objectivo de oferecer ao consumidor o melhor de Portugal. A este nível, refira-se que a empresa levou a cabo um minucioso trabalho de auscultação de produtores e fornecedores. Um trabalho realizado de forma detalhada e individual e que permite que a empresa colabore, actualmente, com mais de 300 fornecedores nacionais, aos quais adquiriu os mais diversos produtos, num valor equivalente a 217 milhões de euros, apenas em 2019. Refira-se, ainda, que, deste valor, 126 milhões de euros correspondem a fornecedores comerciais. Acrescente-se ainda que a Mercadona mantém uma ligação diária e permanente com todos os fornecedores, modelo que lhe permite, em conjunto e em estreita articulação, encontrar (sempre) as melhores soluções para o “Chefe” português.
Tanto os vinhos como os azeites de marca própria são produzidos por produtores especializados e reconhecidos no mercado em cada uma das variedades. Ana Quintas revela que «tendo em conta que o vinho e o azeite são dois produtos com uma tradição de consumo nacional, já que fazem parte do quotidiano gastronómico português, a preponderância da produção nacional é bastante elevada». Os produtos de origem portuguesa representam quase a totalidade dos vinhos e azeites da Mercadona.
«Na Mercadona, e de acordo com a nossa política de transparência, indicamos sempre nos rótulos dos nossos produtos a sua origem e o nome do fornecedor, para que os clientes disponham de toda a informação sobre o que consomem e possam, assim, fazer uma escolha informada», refere Ana Quintas.
Além disso, os “Chefes” e todos os que acompanham a Mercadona através das redes sociais e do site «conseguem perceber o destaque dado aos fornecedores e ao seu trabalho, o que atesta a preocupação em procurar produtores nacionais de qualidade», conclui a responsável.