MDS: Inovar e promover a literacia
A MDS Portugal assume-se como o corretor de seguros líder no mercado português, actuando em todos os ramos de seguros sempre com um foco na proximidade. Mas, mais do que um corretor de seguros, a MDS posiciona-se como o consultor e parceiro na optimização da gestão de risco.
A sua história remonta a 1984, quando a Sonae criou o seu broker cativo com a missão de entender e dar resposta às suas complexas necessidades de gestão de riscos. A abertura a clientes fora do grupo deu-se nos finais dos anos 90, permitindo a outras empresas beneficiar das competências e conhecimento da MDS. No entanto, o grande impulso aconteceu a partir de 2000, como resposta aos desafios lançados pela expansão da Sonae a nível internacional e uma maior abertura da MDS aos mercados internacionais.
Todo o caminho percorrido tem-se caracterizado por uma aposta aparentemente simples, mas diferenciadora – inovar sempre e a todos os níveis. Esta inovação reflectiu-se na actuação da MDS ao longo de mais de 35 anos, estando presente nas suas grandes linhas orientadoras: a perspectiva internacional, a aposta constante na criação de novas soluções e produtos, o conhecimento como recurso central e criador de valor e a convicção de que a tecnologia contribui para alinhar todos estes elementos.
Em 2001 é realizada uma operação estratégica para a MDS: o primeiro investimento português num broker estrangeiro, com a aquisição de uma posição de referência no capital de um inovador corretor francês especializado na concepção e distribuição de apólices através da internet, a Firstassur.
A MDS explica que esta adopção precoce do digital permitiu colocar a tecnologia num lugar muito especial, sendo um sinal da estratégia de inovação, aposta em know-how especializado, criação de sinergias com players internacionais e marcou o posicionamento pioneiro da MDS com a entrada num segmento emergente à época.
Inovação traduzida na oferta
Tendo como core business a corretagem de seguros e a consultoria em gestão de riscos, a MDS disponibiliza aos seus clientes empresariais o Proximity, uma plataforma que lhes permite efectuarem a gestão das suas carteiras de seguros, a qualquer hora e em qualquer lugar, com segurança e disponibilidade permanente.
Ainda no segmento empresarial, foi desenvolvido o Space B, uma plataforma de gestão de programas de seguro internacional dedicada aos parceiros da Brokerslink. Esta permite gerir e fornecer programas estruturados internacionais e transnacionais para múltiplas apólices e seguradoras, garantindo uma comunicação eficaz em todo o processo, entre clientes, corretores e parceiros. Todo o processo de validação de informações e emissão de apólices e a gestão de toda a informação de seguros e riscos ficam centralizados num único lugar, incluindo apólices, prémios, franquias e coberturas.
A oferta da MDS também contempla produtos inovadores assentes em tecnologia. Aliás, a empresa afirma que aliar tecnologia a soluções de seguros é uma forma de inovar em que foi pioneira. Exemplo disso é o lançamento do primeiro seguro para drones “pay as you use” na Europa, o Fly Safe Go. Com uma aplicação para smartphone, os utilizadores controlam os períodos de utilização dos drones para activar o seguro de responsabilidade civil.
Brevemente estará também disponível um seguro para smartphones, o Tech Safe Go, que será possível subscrever através de uma aplicação que permite aos clientes fazerem um diagnóstico do seu smartphone para avaliar se é elegível para o seguro, com as coberturas de quebra de ecrã e danos acidentais e furto ou roubo.
Canais para clientes cada vez mais digitais
No último ano, a MDS deu passos importantes no reforço da sua estratégia de omnicanalidade, com o lançamento de uma app que permite aos clientes ter sempre disponível toda a informação sobre os seus seguros. Para os seguros feitos na MDS, tem funcionalidades convenientes, como avisos de seguros que se encontram em pagamento ou outras informações úteis. Os clientes podem também subscrever alguns seguros de forma autónoma, como o de viagem ou de equipamentos electrónicos.
Além dos seguros, os clientes MDS dispõem de uma ferramenta que permite consolidar e gerir toda a informação referente ao seu património, de forma muito simples e intuitiva e com toda a segurança.
A MDS explica tratar-se de mais uma demonstração da capacidade de inovar, ao incluir nesta app a funcionalidade que permite aos clientes adicionar e catalogarem todo o seu património, juntar fotografias, avaliações e outra documentação digitalizada sobre os bens. Esta possibilidade pode ser muito útil em caso de necessidade de utilizar a garantia de um artigo, ou mesmo em caso de participação de um sinistro.
Ainda no âmbito do reforço de canais digitais, foi lançado o Will – o assistente virtual da MDS -, que permite a consulta de apólices e um conjunto de operações para facilitar a vida aos clientes, existindo sempre a opção de seleccionar um contacto personalizado para colocar questões sobre os seus seguros.
É uma forma fácil, simples e intuitiva para alterar os dados das apólices e realizar pedidos de informações dos seguros automóvel, multirriscos, vida e saúde. O assistente virtual está também disponível via WhatsApp e permitirá, em breve, pedir cotações para vários seguros.
Partilha de conhecimento
A partilha do conhecimento e a promoção de uma cultura de risco e seguro são pilares estruturais para a MDS. E uma das melhores formas de o fazer é através de diferentes publicações.
Exemplo disso é a Fullcover, que a MDS afirma incorporar o seu ADN como corretora sofisticada, experiente e inovadora, à frente do seu tempo. A corretora explica que, ao longo dos anos, a Fullcover consolidou‑se como publicação única e amplamente reconhecida, que ilustra perfeitamente o alcance global do sector, com contributos de reputados especialistas de todo o mundo. Na Fullcover podem ser encontrados artigos especializados sobre as últimas tendências e soluções no mercado segurador, riscos emergentes, entrevistas com líderes do sector e de áreas relevantes como economia, gestão, direito, recursos humanos, tecnologia e muitos mais.
Destaque também para a colecção Faces of Insurance, cujo objectivo é apresentar uma visão dos bastidores da vida de algumas das figuras mais influentes no sector segurador a nível mundial. Com o lançamento da colecção Keep it Simple, de textos curtos e objectivos sobre temas relevantes do sector de seguros e risco, o Grupo MDS prossegue a sua missão em prol da produção e partilha de conhecimento.
Por fim, é ainda importante referir que foi lançado, em 2020, o EspaçoM, a intranet da MDS que modernizou e simplificou a comunicação interna. É um espaço onde os colaboradores partilham conteúdos, consultam a base de conhecimento – notícias, publicações da MDS, artigos técnicos – e interagem com os conteúdos publicados pela empresa, tornando o próprio portal mais rico e inclusivo.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Maio (n.º 298) da Marketeer.