L’Óreal: “Elegance is a gift”
Foi em 1988 que a L’Oréal, através da sua divisão de luxo, passou a contar com o licenciamento para o desenvolvimento e distribuição dos produtos de beleza da marca Giorgio Armani.
Para a multinacional da área da beleza, Giorgio Armani é uma marca estratégica e completa, sendo a simbiose perfeita entre o maestro Giorgio Armani no mundo da moda e o universo da beleza selectiva. A ligação entre as duas maisons agrupa três eixos: fragrâncias, skincare e maquilhagem.
E três décadas depois de ter sido firmada, a parceria continua a ser encarada como de sucesso. Razão pela qual, em 2020, a L’Oréal viu renovada até 2050 a sua licença. «O que espelha a perfeita relação de sucesso e confiança entre as duas maisons», comenta fonte oficial da L’Oréal. A estratégia continuará assente numa história conjunta e acompanhará a evolução da marca a nível global.
Para a L’Oréal Luxe esta parceria com a Giorgio Armani consolida o seu portefólio de marcas de beleza selectiva pelo seu forte posicionamento, universo global de luxo (desde alta-costura, passando pela restauração, arquitectura) e a sua distinta notoriedade.
A marca Giorgio Armani é transversal, e na cosmética, tal como na moda, permite ao consumidor optar por uma gama mais exclusiva (com Armani Privé), navegar pela elegância italiana do mercado de best-sellers (com Sì e Acqua Di Giò), ou optar por aromas mais lifestyle na linha Emporio Armani.
Desde 1988, a estreita relação entre a maison, equipa couture, Giorgio Armani e a L’Oréal Luxe permite o alinhamento perfeito entre o que se cria em moda e o que é criado em beleza. Exemplo desta realidade são as colecções de maquilhagem criadas e geradas para e/no backstage dos desfiles e nas semanas de moda e alta-costura de Paris e Milão.
Isto faz com que o mundo da beleza de Armani consiga transmitir a visão única de elegância de Giorgio Armani que, nas suas palavras, ensina que «elegância não é ser notado, mas sim ser lembrado», ou seja, explica a L’Oréal Luxe, «a elegância é sermos nós mesmos, criando assim produtos que revelem a sua beleza».
Tal como os padrões da marca exigem, tanto a estratégia de distribuição como de comunicação seguem guidelines muito específicos, que são adaptados ao mercado português. A nível de distribuição, os pontos de venda são locais de experiência e selectivos, com a presença de marcas concorrentes com os mesmos padrões de Armani, garantindo, assim, que a marca vive e respira num ambiente exclusivo.
Já no que toca à comunicação, todos os momentos de comunicação entre a marca e o consumidor têm de ser alinhados com a equipa internacional, uma estratégia de alinhamento com a Casa Armani e beauty, que fazem com que se consiga garantir consistência e intemporalidade. A imprensa escrita permanece central na estratégia da marca, sendo visível uma crescente rede de advocates que cruzam o digital com o papel, em editoriais e até mesmo eventos.
A marca incorpora também as suas musas. Cate Blanchet e Sara Sampaio são duas das várias mulheres que representam e fazem parte do universo de comunicação de Giorgio Armani.
Novidades em 2020
Este ano, esta parceria ficou marcada por dois lançamentos de fragrâncias. My Way é uma fragrância feminina que revela um ponto de viragem no plano da marca, já que visa reduzir o seu impacto ambiental e contribuir para combater as mudanças climáticas. Através da utilização de materiais reciclados e recicláveis, de ingredientes produzidos de forma sustentável e do seu sistema inovador de recarga, aliados à preservação de 650 hectares de floresta em Madagáscar, My Way atingiu a neutralidade de carbono. Um marco histórico e bem relevante já que, até 2025, Giorgio Armani tem como objectivo reduzir a pegada de carbono em todos os seus produtos. Vai ainda ao encontro do programa Sharing Beauty With All do Grupo L’Oréal.
Ainda dentro dos grandes lançamentos deste ano, foi apresentada uma nova fragrância masculina, Acqua di Giò Profondo, que é uma versão mais intensa do best-seller desta parceria, Acqua di Giò.
Para estes desenvolvimentos de gama, a equipa de Investigação e Desenvolvimento da L’Oréal trabalha de perto com a equipa de Giorgio Armani, uma parceria que faz com que a marca consiga criar sinergias entre a mais alta tecnologia dos laboratórios L’Oréal e as melhores equipas de investigação, aliadas à pesquisa e à expertise de Giorgio Armani no mercado de luxo mundial.
Portuguesas são sofisticadas
A consumidora selectiva portuguesa é sofisticada, atenta aos padrões de beleza que existem na marca, não só em fragrâncias, mas também no que toca a maquilhagem, que começa a ter cada vez mais procura. «Uma maquilhagem simples, com uma pele bem cuidada e luminosa, com o toque de cor através do clássico batom vermelho», descreve fonte oficial da empresa. A Giorgio Armani permanece líder de mercado e continua a renovar- se num clássico moderno, intemporal.
Em Portugal, dentro da marca Giorgio Armani, podem ser encontradas as categorias de fragrâncias, maquilhagem e tratamento de rosto. As fragrâncias interpretam os melhores ingredientes, através da imaginação criativa dos perfumistas mais talentosos, expressando a elegância de Giorgio Armani em todos os pontos: desde o aroma, design e toda a comunicação. Como best-seller no mercado das fragrâncias encontra-se Acqua di Giò, que celebra a conexão especial do homem com a natureza. Intemporal, mas contemporâneo. No eixo feminino está o Sì, uma filosofia e um tributo à feminilidade moderna. Ainda dentro do mercado de fragrâncias, estão disponíveis as fragrâncias de alta-costura Armani/Privé, que são um convite a viagens olfactivas luxuosas.
No que toca a maquilhagem, é meticulosamente desenvolvida e desejada por maquilhadores de todo o mundo, devido às suas cores vanguardistas e fórmulas inovadoras. Para além de toda a cor, também o brilho Armani é um ponto de referência, criando uma tez de aparência perfeita e natural. Para isso os dois principais pilares são a aclamada Luminous Silk Foundation e a Power Fabric Foundation, leve e duradoura, como se se tratasse de um “guarda-roupa para o rosto” e que se adapta a todos os gostos e necessidades. Não esquecer ainda o best-seller Lip Maestro, uma linha para lábios que apresenta um acabamento luminoso e com um toque macio e aveludado onde o tom 400 – o vermelho Armani – é o ícone lendário entre eles.
O futuro é agora
As tendências a longo prazo no mercado da beleza de luxo passam cada vez mais pela fusão de beleza com tecnologia, indo ao encontro da aposta que o Grupo L’Oréal fez ao adquirir a Modiface. Através do virtual try on de Giorgio Armani, alimentado através desta nova tecnologia, os consumidores podem testar os produtos de maquilhagem live, sendo assim um auxílio extra no momento de compra.
Num período em que é necessário, cada vez mais, haver uma adaptação a novos formatos, a disponibilização do Beauty Tech ajuda muito a alavancar a marca.
Para além da beleza aliada à tecnologia, a marca Giorgio Armani continuará a focar muito nas fragrâncias únicas e nas peles cuidadas e luminosas, com lançamentos que reforçarão o portefólio de Giorgio Armani.