LG: Eficiência que o planeta agradece
Desde 1994 que a LG tem vindo a implementar sistemas de gestão ambiental ao longo do ciclo de vida dos seus produtos, desde o seu desenvolvimento até ao fim da sua utilização, de forma a reduzir a pegada ambiental da empresa. Ao nível da sua política de responsabilidade social e corporativa, a missão passa pela criação de um sistema de gestão e de um portefólio que assegurem um ambiente melhor.
«Neste sentido, uma das maiores inovações da LG surge no momento da produção dos equipamentos electrónicos, com uma forte política de eco-design a nível mundial, que pressupõe um processo de montagem que é executado de forma a que o desmantelamento permita a reciclagem de grande parte dos componentes», explica Hugo Jorge, Marketing director da LG Portugal.
Também o desenvolvimento das embalagens é avaliado tendo em conta o cumprimento de 22 pontos-chave, tais como a redução do volume e peso, a optimização da eficiência logística e o uso mínimo de substâncias perigosas de forma a minimizar os seus efeitos ambientais. Em complemento, foi introduzida em 2012 uma directriz para o design de embalagens verdes para televisores e smartphones a que se juntaram, no ano seguinte, orientações específicas para outras gamas de produtos como frigoríficos, máquinas de lavar e aspiradores.
“Inovação para uma vida melhor” é a missão pela qual a LG rege o seu trabalho diário em todo o mundo, um lema que incorpora em todos os produtos de forma a fazer uma diferença efectiva na vida dos consumidores. Neste sentido, a partir do dia 1 de Janeiro, a companhia contará com novas estruturas organizacionais concebidas para promover um nível de inovação com valor acrescentado para o cliente e incentivar um pensamento disruptivo, focado na sustentabilidade e eficiência.
Assim, entre as novas iniciativas, incluem- se o Disruptive Technology Innovation Lab e o Disruptive Product Innovation Lab, que combinam elementos de I&D com o planeamento de produtos futuros. E também o novo Display Lab, que se concentrará na aceleração da tecnologia Micro LED para um desenvolvimento de negócios mais rápido; o iLab, que desenvolverá tecnologias criativas, um Innovation Center na América do Norte e também o novo Business Incubation Center para adoptar novas ideias e ajudar a transformá- las em negócios.
Por fim, para responder de forma optimizada às necessidades do consumidor, a LG vai abrir um Customer eXperience (CX) Lab, integrando aspectos do Advanced Design Lab, concentrando-se no estudo do efeito do design na forma como os consumidores interagem com os produtos.
Discussão do futuro
A LG tem vindo a desafiar a sociedade a repensar a sua atitude perante o lixo electrónico. Para o efeito, organizou, no ano passado, o e-Waste Summit, o primeiro encontro de análise do panorama português de gestão dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos. «Este momento de debate surgiu da união entre a LG Portugal e a ERP Portugal, uma parceria estendida a outros projectos, que vêm alertar para a causa, como a Geração Depositrão», explica o Hugo Jorge.
Já este ano, no âmbito dessa parceria, a LG promoveu um estudo sobre os hábitos dos portugueses em relação ao lixo electrónico. «Apesar de dois terços da população reciclar os equipamentos que já não utiliza, muitos portugueses ainda guardam estes produtos em casa por acharem que “ainda pode dar jeito”, impedindo-os assim de ter uma segunda vida», reforça o responsável.
O estudo e o e-Waste Open Innovation, bem como a parceria com a ERP Portugal e com a Startup Lisboa, nasceram com o objectivo de consciencializar os portugueses para a importância de neutralizar algumas das principais ameaças ambientais, entre as quais o “lixo electrónico”, do qual apenas 15 a 20% é reciclado a nível mundial.
«Em todas estas acções, a LG optou por uma estratégia de comunicação didáctica e informativa, através de campanhas de publicidade e de comunicação dedicadas em canais digitais e nos meios mais tradicionais. A associação a figuras públicas e reconhecidas nas suas áreas de actuação também tem sido uma das estratégias utilizadas. Em 2019, aliámo- -nos ao artista AKA Corleone, que construiu uma instalação utilizando apenas lixo electrónico, demonstrando assim uma das muitas vidas alternativas que estes equipamentos podem ter», afirma o Marketing director.
Em breve, a LG irá lançar um novo projecto de sensibilização para a necessidade de dar uma segunda vida aos equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida. «Partimos de um conceito bastante original que, com uma perspectiva humorística, divertida e leve, vai passar importantes mensagens sobre o panorama do lixo electrónico em Portugal. Esta campanha viverá no meio digital e terá também uma forte vertente de relações públicas, comunicação empresarial e social media», conta.
Um ano de aprendizagem
Hugo Jorge considera que o trabalho realizado em 2020 permite olhar para o futuro de outra forma, especialmente depois de um ano atípico, que o responsável afirma que veio reforçar ainda mais a necessidade de protegermos o nosso lar, a nossa comunidade e o nosso planeta.
«2020 foi, portanto, um ano de aprendizagem e de reinvenção, que motivou a criação de tecnologias adaptadas às necessidades trazidas por este novo contexto. Assim, optimizámos os nossos processos de desenvolvimento de soluções de higienização do lar, desde os ares condicionados aos electrodomésticos, e prestámos uma especial atenção às áreas de home entertainment, gaming e teletrabalho, uma vez que passamos cada vez mais tempo em casa», afirma.
Ao nível da sustentabilidade, e focando- -se sobretudo no mercado português, Hugo Jorge considera que a realização do estudo foi muito relevante para a companhia e para os parceiros, uma vez que gerou importantes insights sobre o panorama da gestão de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos em Portugal. «2021 será, assim, um ano de inovação e construção renovada. Em Portugal, daremos, certamente, continuidade aos projectos de responsabilidade social e sustentabilidade que temos em curso, especialmente através do regresso do e-Waste Summit e da implementação de soluções efectivas para o problema do lixo electrónico », afirma o Marketing director.
Projecto Zero Carbon 2030
Em linha com a sua estratégia de sustentabilidade e com o objectivo de neutralidade carbónica, a LG está a reduzir as emissões de carbono das suas operações globais através da implementação de várias iniciativas ao nível da redução de carbono e de energia renovável, de forma a alcançar um ambicioso objectivo. «Reduzir as emissões de carbono nas unidades globais de produção de cerca de dois milhões de toneladas registados em 2017 para 960 mil toneladas até ao final de 2030. Para tal, estamos a aumentar as nossas instalações tecnológicas de elevada eficiência dedicadas à redução de gás com efeito de estufa, reduzindo a criação de emissões de carbono durante o processo de produção», afirma Hugo Jorge.
A empresa tem também em processo a expansão das instalações de energia renovável, usando produtos de energia solar e outras soluções de tecnologia B2B, como máquinas frigoríficas (chillers) de alta eficiência e Sistemas de Gestão de Energia (EMS) para reduzir as emissões de carbono.