Zeiss: Mais do que boa visão

O ano de 2020 fica, obviamente, marcado pela pandemia e pela necessidade de protecção ao nível do aparelho respiratório. Mas a Zeiss explica que, segundo estudos de observação epidemiológica, as lentes oculares podem funcionar como um escudo entre o utilizador e o ambiente, servindo como uma medida adicional para ajudar a prevenir a exposição a diversos agentes patogénicos. «Aliás, um estudo recentemente realizado na China demonstrou que pacientes que usavam óculos todos os dias durante mais de oito horas por dia eram relativamente pouco comuns entre os pacientes hospitalizados com Covid-19», afirma Ana Afonso, directora de Comunicação e Trade Marketing da Carl Zeiss Vision Portugal.

Sabendo que as lentes oftálmicas são uma superfície de alto contacto, em que as pessoas tocam várias vezes ao dia, muitas vezes sem perceber, os cientistas da Zeiss Business Group Vision Care desenvolveram um novo tratamento, o Zeiss DuraVision AntiVirus Platinum UV, que fornece uma contribuição adicional para a higiene das lentes, através da incorporação, na estrutura do tratamento, de nanopartículas de prata antimicrobianas.

«A concentração específica e a estrutura de integração das nanopartículas de prata garantem eficácia antibacteriana e antiviral, mantendo os benefícios do tratamento Premium Zeiss DuraVision Platinum UV», conta a responsável.

Este tratamento, que adiciona uma superfície de lente antiviral e antibacteriana, que desactiva 99,9% dos vírus e bactérias, inclui ainda protecção UV até aos 400 nanómetros (recomendado pela Organização Mundial de Saúde), estando também disponível para as lentes Zeiss BlueGuard.

Estas lentes apresentam um revestimento especialmente desenvolvido para pessoas que passam muito tempo em ambientes internos e se expõem à luz azul-violeta de ecrãs LED, de televisores, de computadores ou de tablets.

Para além desta novidade, que tem como objectivo fornecer um escudo adicional ao olho humano, particularmente em altura de pandemia, a Zeiss mantém todo o seu portefólio de lentes e uma vasta variedade de soluções. «Independente de qual seja o problema de visão, a Zeiss tem a solução. E aqui destaco desde lentes finas, a lentes leves, de correcção para distâncias especiais, a filtros especiais ou de tratamento para aumentar o conforto visual, até às lentes oftálmicas desenhadas para proporcionar conforto aos olhos após a utilização de lentes de contacto (as lentes oftálmicas Zeiss EnergizeMe)», afirma Ana Afonso. A par desta inovação, que funciona como um escudo entre o utilizador de lentes e o ambiente, o Zeiss Kit AntiFOG assume-se como o dissipador da neblina criada nas lentes dos óculos devido ao uso de máscara facial.

A marca explica que o Zeiss Kit AntiFOG é composto por um spray que deve ser aplicado em ambos os lados da lente e um pano que serve para secar o líquido. O resultado desta aplicação é uma lente que permanece sem embaciar durante 72 horas e sem interferir com a qualidade da óptica. Para garantir uma maior eficácia, as lentes devem ser limpas com produto de limpeza Zeiss, ou com detergente líquido neutro e água. Só depois deve ser aplicado o spray.

Para além das lentes oftálmicas, o Zeiss Kit AntiFOG é também recomendado para lentes de sol, de neve, visores de capacete, óculos de esqui, natação, mergulho e lentes de câmaras.

Resposta à altura dos desafios

Em 2020 registou-se um decréscimo acentuado no sector das ópticas, que Ana Afonso atribuiu ao medo e desconhecimento do vírus. No entanto, o facto de este sector ter sido considerado essencial fez com que a maioria das suas lojas estivessem abertas. A responsável de Comunicação e Trade Marketing Carl Zeiss Vision Portugal recorda, contudo, que os portugueses reduziram drasticamente as visitas aos oftalmologistas nos períodos de confinamento.

Olhando para 2021, Ana Afonso explica que, na Zeiss, existe a noção de que os portugueses estão mais preocupados com a sua saúde ocular, bem como mais informados em relação às soluções disponíveis no mercado. «O uso de dispositivos digitais fez crescer a procura das soluções Zeiss que combatem a fadiga ocular (Lentes Zeiss Digital com tratamento BlueProtect ou tratamento Blue- Guard), que bloqueiam a radiação azul nociva, bem como a mais recente inovação Zeiss, as lentes com tripla protecção, com tratamento DuraVision Antivírus Platinum UV BlueGuard. Os portugueses estão, de facto, preocupados e consciencializados em proteger os seus olhos com as melhores soluções do mercado, e procuram com mais frequência produtos com garantia de marca e serviços », realça.

Relativamente à performance do negócio da Zeiss em 2021, em termos globais, a receita do primeiro semestre atinge 3,4 mil milhões de euros (+6% em comparação com o ano anterior), com o EBIT (lucros antes de juros e impostos) em 591 milhões de euros (+136 milhões de euros em relação ao ano anterior). Destaque ainda para o facto de o investimento dedicado à inovação corresponder a 12% do volume de negócios.

«Este crescimento foi e é fruto de um forte empenho dos nossos recursos, e num acompanhamento diário aos nossos parceiros (ópticos) focados na saúde visual, e que têm como objectivo responder às necessidades dos usuários de lentes oftálmicas», sublinha.

Comunicação transversal

A Zeiss mantém como pilar base de comunicação a transparência. Por isso, utiliza o sistema híbrido para informar parceiros e utilizadores de lentes oftálmicas acerca das soluções Zeiss adaptadas ao estilo de vida de cada indivíduo. «Mantemos uma forte presença nos canais tradicionais e reforçamos a comunicação nos canais digitais B2B, B2C e B2B2C e os resultados deste sistema têm sido muito positivos», explica a responsável.

Neste seguimento, a Zeiss apostou, em 2018, em Catarina Furtado para imagem da Zeiss em Portugal. «A escolha justifica-se pelos princípios e valores da Catarina Furtado como mulher, apresentadora, actriz, embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e presidente da Associação Corações com Coroa. São valores que estão em linha com os da Fundação Zeiss e que posicionam a nossa marca num patamar de excelência aliada à saúde ocular», vinca a directora.

Sobre a percepção da marca no mercado, Ana Afonso afirma que existe a percepção de que a lente Zeiss tem um valor acima da média do mercado, mas tal não corresponde à realidade. «Por isso, a nossa sugestão passa por, no momento da compra, conhecer as várias opções disponíveis e identificar a relação necessidade/preço. Ao fazer este simples exercício, irá perceber que, por exemplo, ao nível das lentes progressivas, a Zeiss dispõe da mais recente tecnologia informática para auxiliar na medição do desempenho visual e na montagem das lentes nas armações», finaliza Ana Afonso.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing das Ópticas”, publicado na edição de Junho (n.º 299) da Marketeer.

Artigos relacionados