Vodafone: Viver a música todos os dias do ano

A Vodafone Portugal tem uma estratégia muito estruturada no território da música, há mais de 15 anos. Marca presença em festivais dirigidos a diferentes públicos e com diferentes perfis musicais, dá nome a uma rádio que lhe permite celebrar a música todos os dias do ano e é main sponsor fundador dos prémios da música portuguesa – os Prémios Play. «O princípio orientador da Vodafone no território da música é muito consistente desde o primeiro momento: apoiar o talento nacional e internacional», diz Leonor Dias, directora de Marca da Vodafone Portugal. Tal como nos negócios, descobrir, dinamizar e empoderar o talento é a prioridade da marca, assumindo a sua personalidade e deixando o seu ADN em tudo o que faz, reforça a directora.

Um dos momentos relevantes ao longo destes 15 anos foi quando a marca se tornou, em 2004, sponsor do Rock in Rio Lisboa. «A Vodafone está com a Better World desde a primeira edição em Lisboa, assegurando a melhor rede móvel e a melhor experiência tecnológica, que permitem exponenciar e partilhar o que se vive no Parque da Bela Vista. Desde a primeira corrida de sofás à App Vodafone Rock Out, a marca procura a cada edição colocar a sua tecnologia ao serviço das famílias que não perdem o Rock in Rio», conta.

A Vodafone contribui ainda para o princípio de sustentabilidade que o festival defende, com soluções IoT que permitem minimizar a pegada ecológica do festival, controlando o consumo de energia, optimizando a recolha do lixo ou a coordenação das filas para alguns serviços ou atracções mais procurados pelo público, numa gestão invisível, mas cada vez mais eficiente, das infra-estruturas do festival. Em resumo, diz a directora da marca, «a Vodafone oferece a melhor vista de palco, permite partilhar a experiência do festival, mas também optimiza a organização daquela que é, assumidamente, uma Smart Rock City».

Outro marco histórico da marca foi assumir o naming do festival Vodafone Paredes de Coura em 2013, festival que conta já com 28 edições no seu percurso. «No Couraíso, a Vodafone combina a música com a cultura, fornecendo um conjunto de experiências que enriquecem umas férias inesquecíveis. Das sessões de leitura à descoberta daquela região minhota em sessões musicais intimistas, a concursos de mergulhos nas águas da Praia Fluvial do Taboão, a grandes concertos no habitat natural da música, tudo se combina para criar memórias que perduram. Se a marca Vodafone fosse um festival, seria o Vodafone Paredes de Coura», sublinha Leonor Dias.

Na perspectiva desta responsável, a Vodafone eleva a qualidade dos festivais, contaminando-os com a sua personalidade jovem, tecnológica e inovadora. A par disso, apoia projectos com qualidade editorial, abraça iniciativas sustentáveis, inclusivas e digitais, alinhadas com o seu propósito e postura.

Apoiar o talento nacional

O ano de 2020 foi, a todos os níveis, totalmente atípico. Dado o momento crítico que atravessávamos, a Vodafone viu os seus festivais serem cancelados, com a promessa de regressarem mais fortes que nunca, assim que as condições de saúde pública o permitam.

Na verdade, a pandemia foi um momento de reflexão, não só no território da música, mas em todos os campos de actuação da marca Vodafone. «Foi o momento de fazer campanhas de publicidade sobre festivais que não iam existir, mas que prometiam voltar; de realizar anúncios de adiamento de eventos à procura do momento mais seguro para os realizar. Mas foi também um momento de reinvenção, de alinhamento da marca com o seu propósito, de busca de soluções que pudessem ajudar a indústria musical num futuro próximo», conta Leonor Dias. Um momento também de reinvenção. «Este período foi importante para a marca pensar como pode inovar as suas propriedades musicais, como pode trazer novidade, ou como pode colocar a sua tecnologia ao serviço de quem a vive e de quem a ouve», sublinha.

A mesma responsável acrescenta que a Vodafone procura reconhecer o talento dos artistas, a sua criatividade, a sua persistência, num mundo que precisa de música para reencontrar a esperança. E, precisamente porque a cultura foi a primeira área a ser interrompida e seria provavelmente a última a ser retomada, a Vodafone fez questão de abraçar acções que apoiassem o talento nacional.

Prontamente respondeu ao desafio do Ministério da Cultura e aderiu ao movimento Portugal entra em Cena, criando a iniciativa Inéditos Vodafone para apoiar os artistas e a criação nacionais, «financiando a criação de 20 músicas que foram concebidas e produzidas durante a pandemia», e que reuniram num único CD, distribuído pela editora Sony Music Portugal, e cujas receitas reverteram integralmente a favor dos artistas.

Adicionalmente, realizou, em Julho, a segunda edição dos Prémios Play. A Vodafone é em 2021, pelo terceiro ano consecutivo, o patrocinador principal dos Play – Prémios da Música Portuguesa, cuja gala decorre a 8 de Julho. Esta edição tem duas novidades: a criação da Academia Play e o aumento do número de nomeados da categoria Vodafone Canção do Ano.

Leonor Dias explica que, de forma a tornar o processo de escolha dos nomeados e vencedores mais inclusivo, os promotores Audiogest e GDA decidiram criar este ano a Academia Play, que poderá atingir um número total de 300 elementos, sendo constituída em cerca de ⅔ por profissionais da indústria musical nacional e o outro terço por profissionais dos meios de comunicação social, do mundo do entretenimento e outros membros da sociedade civil, bem como representantes dos patrocinadores. Já a categoria Vodafone Canção do Ano, que anteriormente contava com quatro nomeações, passa a contemplar seis nomeados.

Resultados à vista

O retorno da presença no território da música vai muito para além do reforço da notoriedade da marca, com menções nos media ou referências nas redes sociais. Leonor Dias sublinha que a Vodafone «quer manter- -se líder como marca de telecomunicações mais admirada em Portugal e com os níveis de consideração recordistas na Europa; quer manter níveis de afinidade reforçados, não só com o público mais jovem, mas com todos os diferentes targets que a seguem nos seus canais». A marca Vodafone sempre respirou música em tudo o que faz, sublinha, garantindo que faz parte do seu ADN. Vive a música, as suas novidades, as suas curiosidades, os seus desafios, todos os dias do ano, há mais de uma década. Em 2020, houve quem dissesse que a Vodafone estava a “dar vida” à música nacional. É precisamente esse o seu propósito: ajudar o talento local ou internacional.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na Música”, publicado na edição de Junho (n.º 299) da Marketeer.

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