MultiOpticas: Não há olhar como o de mãe

Cuidar da visão dos portugueses é o propósito da MultiOpticas. Por isso, apesar da pandemia de Covid-19 dominar grande parte da discussão pública na actualidade, a marca tem vindo a relembrar aos portugueses de que é necessário terem atenção à sua saúde visual. Nesse sentido, em Maio passado, apresentou a campanha “Olhar de Mãe”, protagonizada por Dolores Aveiro, embaixadora da marca.

A campanha decorre num formato baseado em conversas genuínas e surpreendentes entre a mãe (e avó) mais famosa de Portugal e outras mães, nomeadamente as influenciadoras Catarina Raminhos, Rita Ferro Alvim, Rosa Amado e Sónia Morais Santos. Ao longo do ano, esta plataforma trará uma série de mini-episódios em que estas cinco mães contam histórias, trocam conselhos e partilham recordações entre si. Os conteúdos estão disponíveis na área “Olhar de Mãe” do website e no canal de YouTube da MultiOpticas.

«“Olhar de Mãe” é um formato inovador, que reforça não só o ADN cuidador da marca, mas também uma comunicação ainda mais envolvente e próxima dos seus clientes», afirma Sandra Silva, Marketing & Digital director da MultiOpticas. «Cuidar da visão dos portugueses é a missão que enche de orgulho a MultiOpticas e, este ano, mais do que nunca, é relevante falarmos do cuidado e das relações humanas. E quem melhor para dar a cara e personificar este tema do que, justamente, a mãe e avó mais famosa de Portugal: Dolores Aveiro. E quando a ela se juntam outras mães, temos a certeza que este “Olhar de Mãe” trará muito mais ao longo deste ano», promete.

Em termos de comunicação, e atendendo ao momento que vivemos, destaque ainda para o lançamento recente da campanha “Veja tudo, menos lentes embaciadas”, desenvolvida para promover as soluções que a MultiOpticas tem disponíveis nas suas lojas físicas e online contra o embaciamento da visão de quem usa óculos e máscara de protecção em simultâneo. Desenvolvida para o meio digital, a campanha promoveu soluções como o spray antiembaciamento, lentes antiembaciamento ou lentes de contacto.

«Esta foi uma campanha digital lançada num momento em que todos sentíamos que quando colocávamos óculos com máscara ficávamos com a visão afectada e achámos graça a brincar com o tema, desmistificando e apresentando soluções. Quisemos, acima de tudo, falar de um tema pertinente no momento, com que todos nos identificávamos», sublinha Sandra Silva.

Rede de lojas e portefólio alargados

Apesar de todos os constrangimentos provocados pela pandemia de Covid-19, particularmente no retalho, a MultiOpticas manteve as suas lojas físicas sempre abertas, para que os seus clientes pudessem recorrer a estes espaços sempre que necessário. Em paralelo, a marca tem vindo a desenvolver progressivamente o seu canal online, consolidando assim uma estratégia omnicanal, que lhe permite responder às necessidades dos seus clientes e, ao mesmo tempo, assegurar sempre, nos espaços físicos, uma componente de serviço, essencial no sector das ópticas.

A pandemia também não travou o plano de expansão da MultiOpticas, que ampliou recentemente a sua rede de lojas no País, com a abertura de duas lojas de franquia em Oeiras e Loures, proporcionando à população local todos os cuidados de saúde visual.

Também o portefólio da MultiOpticas tem sido alargado este ano, para ir ao encontro das necessidades dos diferentes tipos de clientes, com especial destaque para as marcas exclusivas, que «continuam com uma performance positiva». Nesse sentido, a marca exclusiva DbyD foi alvo de um profundo rebranding, focando agora o seu posicionamento na sustentabilidade dos seus materiais. Uma estratégia que culminou, no início de Junho, com a apresentação de uma colecção de armações em bioacetato. De acordo com Sandra Silva, trata-se de uma marca «inspirada pelo minimalismo e consumo responsável e sustentável, transgeracional, que oferece modelos graduados e óculos de sol, para homem e mulher. Uma marca que faz mais com menos, removendo tudo o que não é necessário para projectar óculos inteligentes, simples e duradouros».

Recentemente, também a Unofficial, outra marca exclusiva da MultiOpticas, foi relançada com um novo posicionamento e colecções totalmente revistas. «Destaca-se por ser uma marca cuja colecção é um convite para a auto-expressão, repleta de tendências a preços acessíveis, para os mais arrojados e para os que não têm medo de mostrar novas facetas da sua personalidade ao mundo. Na sua essência, a Unofficial defende a individualidade em oposição ao conformismo, destacando cores e formas vibrantes, em que cada um expressa um estilo», apresenta a Marketing & Digital director da MultiOpticas.

Mas as novidades não ficam por aqui, uma vez que a MultiOpticas lançou uma colecção exclusiva em Portugal em parceria com a Komono, marca que tem como pilares o design inovador e estética contemporânea, mais acessíveis a um público mais amplo.

Segurança rodoviária e sustentabilidade

Sendo a missão reiterada da MultiOpticas cuidar da visão dos portugueses, a marca tem vindo a desdobrar-se em diferentes acções que vão ao encontro desse propósito. Uma das áreas a que a marca se tem vindo a associar todos os anos é à da segurança e prevenção rodoviária, e este ano não foi excepção. Na “Semana Global da Segurança Rodoviária”, promovida pelas Nações Unidas, a MultiOpticas lançou uma campanha de sensibilização que apelou ao zelo pela saúde visual dos portugueses, relembrando a importância de fazer exames visuais regulares e de ter as condições ideais de visão, pela segurança de todos os condutores e peões.

O objectivo, explica a MultiOpticas, passa por contribuir para a redução para metade do número global de mortes e lesões causadas por acidentes de viação, até 2030. «Já há alguns anos que damos destaque ao tema da segurança rodoviária – no passado, em parceria com a GNR, fizemos até rastreios em operações Stop aos condutores que tivessem dúvidas sobre a sua visão. Este ano, lançámos a campanha de sensibilização em parceria no site do ACP – Automóvel Club de Portugal e continuaremos a trabalhar para que os condutores estejam cada vez mais sensíveis e atentos à necessidade de alguma correcção visual, bem como à necessidade de uso de óculos de sol durante o dia, pela protecção dos seus olhos e pela qualidade da sua visão ao sol», explana Sandra Silva.

A sustentabilidade é outro dos pilares da actuação da MultiOpticas, que no mês de Março lançou uma campanha em que, por cada par de óculos vendidos, a marca comprometeu- se a plantar uma árvore. Criada no âmbito do Programa de Sustentabilidade interno, esta acção resultou em cerca de 600 árvores plantadas em Lisboa. A campanha foi desenvolvida em parceria com a ANEFA – Associação Nacional das Empresas Florestais e Ambientais e envolveu os colaboradores da MultiOpticas, os franquiados e clientes com o objectivo de ajudar a reflorestar Portugal.

De acordo com Sandra Silva, este é um compromisso que a marca vai continuar a alimentar, quer interna, quer externamente. «Para a MultiOpticas, a sustentabilidade não é uma escolha, mas uma prioridade. Recentemente, lançámos o nosso projecto de sustentabilidade interno, o qual partiu de um princípio de gamificação envolvendo todos os colaboradores e franquiados. A primeira etapa passa pela eliminação de plástico na empresa e pela adopção de outras medidas que, de dia para dia, asseguram que reduzimos a nossa pegada», conclui.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing das Ópticas”, publicado na edição de Junho (n.º 299) da Marketeer.

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