Kia: Movimentos inspiradores

Marca tradicionalmente conhecida pela excelência da sua engenharia, a Kia abraçou um novo propósito expresso na expressão “Movement that Inspires”.

Numa altura em que o mundo procura modelos de desenvolvimento mais sustentáveis e em que os consumidores estão a mudar e a relacionar-se com a mobilidade de forma cada vez mais consciente, a marca assume um propósito corporativo que a aproxima das preocupações das pessoas.

A Kia atravessa um momento sem precedentes, no âmbito de um plano mundial estratégico de médio e longo prazo, designado “Plano S”. «Com o seu novo propósito, irá ao encontro das expectativas dos clientes quanto à forma como estes se movimentam, que se pauta por mudança permanente, e ao impacto que esse movimento tem no mundo. Cada vez mais, os consumidores procuram formas de transporte flexíveis, ambientalmente conscientes e integradas», explana Pedro Gonçalves, director de Marketing da Kia.

Três pilares do “Plano S”

O “Plano S” assenta em três pilares: impulsionar a transição para os veículos eléctricos (VE), reforçar o negócio de veículos para fins específicos (PBV) e expandir os serviços de mobilidade do futuro. Mais do que lançar veículos, explica, a Kia assume o propósito de proporcionar uma utilização mais sustentável do transporte, com experiências e serviços inovadores. «Estamos a falar de um dos maiores investimentos de sempre em toda a indústria: entre 2020 e 2025, a marca irá alocar 21,6 mil milhões de euros, aumentando gradualmente a sua proporção de investimento estratégico em novos segmentos de mobilidade sustentável, assim como na área da investigação e desenvolvimento.»

A Kia concebeu uma estratégia de médio- longo prazo para BEV, plug-in híbridos (PHEV) e híbridos electrificados (HEV), que tem como objectivo fazer com que representem 40% do total das vendas da marca até 2040, com uma meta anual de 1,6 milhões de unidades deste tipo de propostas.

Como parte deste plano, a Kia pretende fazer crescer as suas vendas de veículos eléctricos a bateria (BEV) até às 880 mil unidades em 2030 e tornar-se um líder global. O EV6 é o primeiro dos 11 novos BEV que a Kia vai lançar até 2026, sete baseados na nova plataforma dedicada E-GMP e quatro derivados de modelos existentes.

Pedro Gonçalves não tem dúvidas de que o Kia EV6 redefine as fronteiras da mobilidade eléctrica com um design inspirador, performance emocionante e ambiente inovador. Distingue-se pela grande autonomia com zero emissões, carregamentos ultra-rápidos de 800 V e um estilo marcante que o distingue no mercado dos SUV/Crossover. A capacidade de carregamento de 800 V permite à bateria passar dos 10% para os 80% de carga em apenas 18 minutos. Não falta ainda um “statement” claro de emoção, pois a versão GT apresenta uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos e uma velocidade máxima de 260 km/h.

Em Portugal, a Kia lançou uma lista prioritária online em https://kia.pt/ev6/ onde clientes interessados se podem inscrever e obter informações exclusivas, prioridade na pré-reserva e na visualização ao vivo da viatura nesta fase de pré-lançamento. Em pouco mais de um mês, estão já registados mais de 300 interessados, revela.

A Kia Portugal vai beneficiar, naturalmente, do pipeline de novos lançamentos previstos internacionalmente. Assim, nos BEV com plataforma dedicada, terão três sedans/ Hatchback e 4 SUV/MPV, enquanto nos BEV feitos a partir de plataformas convencionais irá surgir 1 sedan/Hatchback, 2 SUV/ /MPV e 1 comercial. Ao todo, 11 veículos eléctricos novos no espaço de apenas cinco anos.

Pedro Gonçalves considera que ao nível de produto na Kia estão num ciclo particularmente entusiasmante. «Depois de termos apresentado o e-Niro Move 39, introduzimos a nova geração do nosso SUV de segmento B, o Stonic, que inclui uma versão GT Line, e estreámos o SUV de topo, o Sorento, nas suas versões HEV e PHEV, a que se seguirá a versão diesel. Este ano, teremos ainda a renovação do Ceed, bem como algumas séries especiais e, claro, o tão esperado Kia EV6.»

No que diz respeito aos serviços, o responsável destaca o GoElectric, um cartão de fornecimento de energia oferecido a todos os clientes de viaturas eléctricas Kia. É o resultado de uma parceria com a Ecochoice, responsável pela marca Charge2Go, que dá acesso a ofertas de electricidade e preços especiais. Pedro Gonçalves destaca ainda a App MyKia PT, na qual os clientes têm acesso a um conjunto amplo de interacções, tais como agendamento de revisões, contacto directo com um operador via WhatsApp Help Service do Apoio ao Cliente, ou ainda Assistência em Viagem.

No que toca às frotas, em Portugal, a Kia está a beneficiar do facto de ter uma das maiores e mais diversificadas gamas ecológicas, o que posiciona a marca num excelente patamar no mercado corporate. Nessa medida, as propostas «têm registado um sucesso assinalável junto das empresas e dos profissionais, graças a um conjunto de soluções que temos desenvolvido especificamente para esse mercado», salienta o director de Marketing. O XCeed foi considerado SUV Compacto do ano e agora está disponível também na versão híbrida plug-in e, mais recentemente, o e-Niro foi eleito “Carro Eléctrico de Empresa” pelos Prémios Fleet Magazine. «Começamos a verificar um interessante movimento de retoma “pós-Covid” nestes segmentos e notamos que há um claro “shift” de preferências para estas versões electrificadas. É uma tendência que nos parece irreversível, tanto mais que as empresas são cada vez mais valorizadas pelas suas opções sustentáveis, como o atesta, por exemplo, a relevância económica dos critérios ESG (Environmental, Social and Governance). A sustentabilidade passou a ser um activo e as empresas sabem disso.»

Para o segmento empresarial, a marca está a desenvolver a gama de PBV, cujos lançamentos estão previstos para os próximos anos, tendo como base plataformas “skateboard” flexíveis, com carroçarias modulares concebidas para irem ao encontro das necessidades de mobilidade específicas de empresas e de frotas. Pedro Gonçalves conta que se prevê que a procura por PBV venha a aumentar cinco vezes até 2030, devido ao crescimento rápido e sustentado do comércio electrónico e dos serviços de car-sharing. Os PBV adaptados da Kia serão, por exemplo, destinados a esquemas de car-sharing, carrinhas de caixa baixa para logística e veículos de entregas.

Vendas e quota de mercado

A Kia Portugal tem aumentado sustentadamente a sua quota de mercado em Portugal. Terminou o ano de 2014 com uma quota de mercado de 1,72% e desde 2015 que temos vindo a implementar estratégias de marketing e comerciais orientadas para a notoriedade da marca/produto e centradas no cliente. «Esta orientação estratégica a par de uma gama de produtos extraordinária permitiu-nos crescer até aos actuais 3% de mercado», sublinha, lembrando que «a Kia nos últimos anos tem sido líder no design e na qualidade, o que tem gerado grande atractividade por parte dos consumidores, sendo hoje a oitava marca automóvel em vendas a nível global».

O objectivo é alcançar uma quota de mercado de 5% já em 2024, equivalendo a cerca de 10 mil unidades. A marca pretende chegar a 2024 no Top 5 das marcas electrificadas em Portugal, estimando que este tipo de motorizações venha a representar, nesse ano, cerca de 43% das vendas.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas e o Mercado Automóvel”, publicado na edição de Junho (n.º 299) da Marketeer.

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