Essilor: Visão sem limites com a Essilor

Depois de muitos meses em casa sobreexpostos à luz azul-violeta nociva é de esperar que os portugueses, com o progressivo desconfinamento, aumentem a procura por produtos de saúde certificados, de qualidade reconhecida e assistência pós-compra.

A Essilor está ao lado dos ópticos seus parceiros na dinamização do mercado e dotando- os de ferramentas para o seu negócio. Luís Leite Rio, director de Marketing da Essilor Portugal e Espanha, explica os passos da marca.

Que balanço faz dos primeiros meses do ano? Quais as principais tendências?

Como já vinha a acontecer desde 2020, neste semestre a nossa prioridade é fortalecer o sector da óptica, em particular a nossa relação com as ópticas, ajudando-as a ultrapassar o momento difícil provocado pela pandemia.

Nos dois períodos de confinamento, em 2020 e este ano, com as limitações da actividade que foram impostas a todo o comércio, as ópticas mantiveram-se abertas para situações de urgência, respondendo à solicitação do Governo que, no âmbito do estado de emergência, as considerou como serviço essencial. Nesse contexto, tivemos em todo o País milhares de ópticas e profissionais que, apesar da quebra severa na procura, continuaram a prestar serviços de urgência a trabalhadores essenciais.

Com a evolução da pandemia e a antecipação da crise económica, percebemos que os consumidores iriam mudar os seus comportamentos e procurar mais os produtos certificados, de qualidade reconhecida e assistência pós-compra, sobretudo na compra de artigos essenciais de saúde e com maior valor na compra, como as lentes oftálmicas.

Queremos mostrar aos nossos ópticos parceiros que estaremos sempre ao seu lado a apoiá-los na dinamização do mercado e a dotá-los de ferramentas para desenvolverem o seu negócio.

Sentiram os efeitos no negócio pela redução do zelo na saúde visual?

O confinamento, resultado da pandemia que vivemos, veio trazer consequências para a visão de todos nós, seja porque passamos ainda mais tempo com dispositivos digitais, sobreexpostos à luz azul-violeta nociva, seja porque esta utilização implica um esforço acrescido da nossa visão de perto. De acordo com um estudo levado a cabo pela Essilor Portugal à população portuguesa, em 2020, na sequência do primeiro confinamento, “Estudo Ver-se Bem”, 90% dos inquiridos passou a utilizar os aparelhos digitais pelo menos 3h/dia, e destes, 33% utilizam-nos mais de 8h/dia. Estes são dados importantes que nos revelam a evolução das tendências visuais da população. As consequências que daqui advêm poderão, pois, estar associadas à miopia, fadiga visual e implicações no próprio bem-estar, por exemplo, alterações de humor, perturbações do sono, entre outros… o cuidado da saúde visual dos portugueses é agora mais importante do que nunca.

Não tenhamos dúvidas de que este será um ano importante na área da saúde visual, em que os consumidores vão procurar de uma forma crescente os profissionais de saúde visual. Será também um ano em que é fundamental acompanharmos o mercado e dar respostas efectivas, de qualidade, ao consumidor e utilizador de óculos.

E para a Essilor não é excepção. Desde Varilux e AVA, a soluções completas de protecção contra a luz azul-violeta nociva e a radiação UV, entre outros…, acreditamos que a saúde visual é um direito inquestionável, que deverá estar acessível a todos.

Foco, determinação e resiliência são palavras de ordem para continuarmos o nosso trabalho diário na procura das melhores soluções para fazermos cumprir a nossa missão de “Melhorar Vidas, Melhorando a Visão”.

Como descreve o cliente Essilor?

O cliente Essilor é exigente e entende que a escolha de uma das nossas lentes é um elemento adicional de qualidade e de melhoria significativa na saúde visual e na sua vida. Nesse sentido, cada cliente é para nós um desafio e temos sempre consciência que, à exigência maior, temos de corresponder com mais qualidade, nomeadamente continuando a investigar e desenvolver cada vez melhores lentes, e também no que respeita à assistência no momento da venda e pós-venda, o que implica uma relação forte e de confiança com os nossos parceiros ópticos.

Sendo a inovação e a capacidade técnica pilares fundamentais para acompanharmos e superarmos as novas realidades e necessidades que vão surgindo no campo da saúde visual, a Essilor investe continuamente em Investigação & Desenvolvimento, com vários laboratórios espalhados pelo mundo, o que permite desafiarmo-nos diariamente para disponibilizar as melhores soluções em lentes oftálmicas de qualidade certificada.

Prova disso são as mais recentes distinções com que fomos reconhecidos pelos consumidores portugueses, que nos motivam a fazer sempre mais e melhor. Marca de Confiança, Prémio 5 Estrelas, Escolha do Consumidor e Produto do Ano são distinções especialmente importantes, atribuídas por painéis independentes de consumidores, que, ano após ano, têm vindo a premiar a Essilor como a marca na qual mais reconhecem confiança, inovação e qualidade, na categoria de Lentes Oftálmicas. Considerando que algumas destas distinções têm vindo a ser atribuídas de forma consecutiva, sabemos que esta é uma prova da consistência da nossa notoriedade e do nosso trabalho diário pela saúde visual dos portugueses.

Quais as novidades da marca?

As lentes com tecnologia AVA constituem uma das nossas principais novidades, embora já tenham sido apresentadas em 2020 – e até sido eleitas Produto do Ano. Esta tecnologia continua a apresentar resultados bastante importantes e revela um extraordinário potencial para melhorar a visão, nomeadamente termos lentes com uma precisão à centésima de dioptria, algo absolutamente inovador.

Iniciámos o ano com o relançamento da Gama Comfort em lentes progressivas na marca Varilux, em que passamos agora a contar com as lentes Comfort Max – tecnologicamente mais avançadas – através da tecnologia Flex Optim, que permite um aumento da zona de visão útil, ao mesmo tempo que permite uma maior flexibilidade postural do utilizador. Varilux Comfort Max é uma das lentes de eleição da gama Varilux, agora baseada numa das mais recentes inovações da Essilor: Avatar – a tecnologia de modelização de comportamento do utilizador.

A Essilor reviu o seu posicionamento. O que levou a esta “mudança de direcção”?

A mudança no marketing, que estamos a implementar desde o início do ano, é mais um marco na história da identidade corporativa da Essilor. O objectivo é destacar a posição da Essilor como a “marca mãe” de uma gama de submarcas de lentes e facilitar o conhecimento e reconhecimento das nossas marcas e produtos entre os consumidores – reforçando a notoriedade Essilor, a marca de lentes oftálmicas com maior notoriedade em Portugal.

Deste modo, com uma comunicação simplificada e mais homogénea, procuramos ajudar os consumidores a compreender e a reconhecerem de forma clara a inovação e qualidade das lentes Essilor, facilitando o trabalho do profissional de Saúde Visual na hora de recomendar uma marca de lente oftálmica.

Em que consiste a estratégia de comunicação da Essilor para 2021?

A estratégia de comunicação da Essilor assenta em dois pilares essenciais no eixo da saúde visual: comunicação directa ao consumidor e comunicação em colaboração com os nossos parceiros ópticos.

No que respeita à comunicação directa ao consumidor, o objectivo principal passa por criar e reforçar a awareness e a consciencialização para a importância de cuidar da visão como forma de prevenção, protecção e correcção e para uma melhor qualidade de vida. O impacto que os novos hábitos têm nos olhos é cada vez maior e esta é a mais forte comunicação que podemos levar ao consumidor: cuidar da sua saúde visual, sempre. Recentemente, dadas as limitações impostas pela pandemia, desenvolvemos uma plataforma específica de webinares – Olhar 360º – que prima por fazer chegar a saúde visual ao consumidor e à comunidade em geral, através do contributo de médicos oftalmologistas, entidades independentes, onde a visão desempenha um papel fundamental, entre outros.

Por outro lado, quando comunicamos marca, Essilor e Varilux serão sempre a referência em lentes oftálmicas, em Portugal. São marcas que entraram desde há muito tempo nos lares das famílias portuguesas. Por essa razão, comunicar Essilor e Varilux é uma forma de ajudar a encaminhar o consumidor e utilizador de óculos às nossas ópticas parceiras, simplificando a recomendação.

Estamos também junto dos nossos parceiros ópticos, apoiando a comunicação especializada ao consumidor, especialmente com campanhas adaptadas às suas necessidades, contribuindo assim para levar mais consumidores aos seus espaços de óptica. Além deste tipo de comunicação de marca, não descuramos a importância que tem a comunicação técnico-especializada, através de acções de formação e apoio personalizado.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing das Ópticas”, publicado na edição de Junho (n.º 299) da Marketeer.

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