1 Click: Descomplicar a vida dos clientes

Corria o ano de 2017 quando a 1 Click – Lentes de Contacto começou a ser estruturada. O objectivo era muito claro nas cabeças dos fundadores e assentava em duas ideias-chave. A primeira seria tornar a aquisição de lentes de contacto em algo menos pesado no orçamento mensal dos clientes e a segunda automatizar todo o processo de aquisição das lentes de contacto, impedindo assim o aparecimento do dia em que as lentes acabam e surge um problema para ser resolvido.

«Através da junção destas duas ideias-chave desenvolvemos o sistema de subscrição mensal, onde o cliente tem apenas de escolher as lentes que já usa com a sua graduação, configurar o pagamento automático e todos os meses recebe as suas lentes em casa», explica Maria Lage, CEO da 1 Click – Lentes de Contacto.

Depois de um ano de preparação, de desenvolvimento de uma ideia num papel e da procura dos melhores parceiros para que essa mesma ideia pudesse ser colocada em prática, nascia a 1 Click – Lentes de Contacto em 2018.

De lá para cá a empresa tem registado uma evolução muito positiva. «Temos crescido de ano para ano com números que nos deixam orgulhosos e, acima de tudo, com a certeza que a ideia que tivemos se adequa às necessidades dos nossos clientes», assegura Maria Lage. O número de clientes e subscrições tem crescido a um ritmo que, para a empresa, foi surpreendente e saber que, dessa forma, podem descomplicar um pouco a vida de quem usa os serviços deixa os responsáveis com uma sensação de satisfação, mas, acima de tudo, de compromisso para chegar a cada vez mais pessoas e garantir que este crescimento é feito sem nunca comprometer a qualidade do mesmo.

E neste percurso de quatro anos há momentos inolvidáveis, como a primeira subscrição feita por um cliente ou o primeiro elogio ao serviço feito nas redes sociais. Mas também momentos como o receber uma crítica ou uma reclamação. «São todos estes momentos que nos fazem primeiro acreditar na nossa ideia, mas também sabermos o que pode não ter corrido tão bem. É devido a estes feedbacks que conseguimos identificar problemas, resolvê-los e crescer enquanto empresa para que, de uma forma sustentada, possamos garantir o melhor serviço aos nossos clientes», explica Maria Lage.

Também o balanço destes primeiros meses de 2021 é bastante positivo para a responsável pois, para além dos resultados acima do esperado em 2020, a 1 Click – Lentes de Contacto está a crescer visivelmente de mês para mês, o que por si é um desafio em termos logísticos.

«Este ano começou com um novo confinamento, devido à subida dos números da pandemia e creio que este acontecimento veio trazer uma maior procura por serviços online com entregas ao domicílio», comenta, lembrando que esta é uma tendência que já existia, mas que teve um desenvolvimento mais rápido do que as estruturas empresariais em Portugal esperavam. «Apesar de enorme evolução nas empresas de distribuição, que garantem o funcionamento das empresas do universo online, creio que ainda falta melhorar mais um pouco. A 1 Click – Lentes de Contacto escolhe os parceiros que conseguem garantir o mais rápido e melhor serviço de entregas dos seus produtos ao cliente», sublinha.

Experiência do cliente

O funcionamento da 1 Click está assente numa plataforma acessível para grande parte dos utilizadores de lentes de contacto, a internet. «A nossa empresa trabalha para tornar a experiência para o cliente fácil, intuitiva e sempre com acompanhamento profissional da nossa parte. O nosso objectivo é ajudar a descomplicar a vida dos nossos clientes», garante Maria Lage.

E para o fazer, lembra, a 1 Click liberta-os da preocupação de encomendar ou comprar as suas lentes de contacto, pois só têm de o fazer uma vez e a empresa garante que os clientes terão sempre as suas lentes em casa. «Encomendar as lentes ou ir a uma loja física para as adquirir deixa de ser um problema ou mais uma tarefa a ter de ser realizada, num nundo já com tantas responsabilidades e preocupações.»

Best sellers

Os produtos mais vendidos na 1 Click – Lentes de Contacto são as lentes de contacto, mas também acaba por existir todo um universo de produtos associados ao seu uso, tais como líquidos de manutenção e estojos, dos mais simples à nova tendência de electrónicos, que garantem uma maior limpeza e manutenção das lentes. Todos estes produtos têm uma grande procura na loja online.

Os serviços mais procurados pelos clientes vão desde a subscrição de lentes de contacto às consultas de aconselhamento de contactologia. As consultas são realizadas online e garantem ao cliente o acompanhamento pelos profissionais da marca, de forma a poderem tomar a melhor decisão que vá ao encontro das suas necessidades.

A empresa tem várias campanhas a decorrer nas maiores plataformas digitais e nas principais redes sociais. «Ao mesmo tempo, temos também vários influencers que, para além de trabalharem connosco, estão rendidos aos nossos serviços. É óptimo sabermos que, para além de promoverem o nosso serviço, acabam por se tornar clientes e dessa forma podem transmitir de uma forma real e verdadeira o quão simples, intuitiva e rápida foi a experiência deles», sublinha a CEO.

O resultado destas campanhas permitiu que a empresa crescesse rapidamente nos últimos quatro anos e ajudasse um cada vez maior número de clientes a receber as suas lentes de contacto em casa. «Todo o feedback que temos tido é o melhor resultado que podíamos esperar.»

Expansão do negócio

Ciente de que vivemos numa era global em que as fronteiras são cada vez mais invisíveis, principalmente no universo online, a responsável da 1 Click – Lentes de Contacto vê como uma consequência normal a expansão para outras regiões. No entanto, neste momento confessa estarem focados no mercado português e querer cimentar o negócio em Portugal. «Através deste cimentar de ideias, processos e erros podemos garantir que a expansão seja feita de uma forma sustentada e com um conhecimento maior sobre o mercado em si e o que melhor temos para oferecer aos nossos clientes.»

De momento a 1 Click – Lentes de Contacto não tem marca própria de lentes. «Decidimos que o nosso crescimento iria ser feito com as lentes de referência do mercado, mas é uma possibilidade que está a ser estudada desde o início, tendo inclusive sido feito contactos com fornecedores de forma a desenvolver a ideia da criação de uma marca própria», confessa a responsável. Uma ideia, de resto, que continua a ser estudada e se o mercado der feedback, que é efectivamente uma necessidade, garante que terão os meios estruturados e organizados para que a ideia seja posta em prática.

Por agora, as novidades estão a passar por alterações no website para tornar a experiência dos clientes ainda mais fluida e fácil e pela criação de uma app dedicada ao serviço de subscrição, entre outras que esperam lançar nos próximos anos com o objectivo dos clientes se identificarem cada vez mais com a 1 Click – Lentes de Contacto.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing das Ópticas”, publicado na edição de Junho (n.º 299) da Marketeer.

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