Jaba Recordati: O suplemento que dá balanço à vida

Sabia que sintomas como cãibras, falta de energia, cansaço, nervosismo, desconforto muscular e até distúrbios do sono podem dever-se à deficiência de magnésio (hipomagnesemia) no organismo? O magnésio é o segundo mineral mais presente nas nossas células, desempenhando um papel central para o normal funcionamento do corpo humano, ou não participasse em mais de 300 actividades enzimáticas, que aceleram as reacções bioquímicas dentro do nosso organismo. Entre outras funções, participa na mineralização dos ossos e dos dentes, contribui para a produção de energia e regula os fluxos de potássio nas células do miocárdio.

De acordo com as directrizes europeias, a ingestão diária recomendada de magnésio para um homem adulto é de aproximadamente 375 mg. Contudo, mais de 70% das pessoas tem deficiência de magnésio, um problema que é mais predominante em indivíduos do sexo feminino (77%) do que masculino (72%), conclui um estudo realizado num país europeu, onde mais de 5000 participantes foram avaliados durante um período de um ano com ingestão diária de magnésio.

Por essa razão, é fundamental uma ingestão adequada de magnésio através de uma dieta saudável e, quando necessário, de suplementação adequada. Para ajudar a repor o bem-estar, Magnesio Supremo® apresenta-se como o aliado diário de quem quer trazer balanço à sua vida. Distribuído pela farmacêutica Jaba Recordati, trata-se de um suplemento de magnésio para toda a família, apresentando uma fórmula de sucesso natural, vegan e sem açúcares, que combina carbonato de magnésio (origem marinha) e ácido cítrico (origem vegetal), que, juntamente com água, se transforma em citrato de magnésio (sal de magnésio orgânico, com grande solubilidade e maior biodisponibilidade).

Os benefícios diferenciadores de Magnesio Supremo® são, assim, a sua origem natural e a absorção mais rápida e eficaz pelo organismo (ver referências bibliográficas). «Sendo um mineral essencial à vida, os benefícios do magnésio para a saúde são múltiplos. Entre outros, salientamos a redução do cansaço e da fadiga, o normal metabolismo produtor de energia, equilíbrio mineral, o normal funcionamento do sistema nervoso, uma normal função psicológica e, sem esquecer, o normal funcionamento muscular», salienta Ana Muche, gestora de marcas Consumer Health da Jaba Recordati.

NOVIDADE NO VERÃO

Entre os alimentos mais ricos em magnésio estão as leguminosas, os frutos secos, os cereais integrais, os vegetais de folhas verdes e o cacau, mas apenas 30 a 40% do magnésio presente nos alimentos é absorvido pelo organismo. A par disso, a mudança dos hábitos alimentares e do estilo de vida também tem contribuído para agudizar o problema generalizado da falta de magnésio. «Toda a nossa dieta alimentar mudou por questões económicas e sociais. Assim, as refeições são preparadas com alimentos com menos magnésio e, ao cozer e ferver os alimentos, estes perdem as suas propriedades. Além disso, muitas pessoas têm dificuldade de absorção por deficiência de vitamina D e o uso de alguns medicamentos também reduz a absorção de magnésio», explica Ana Muche.

Nesse sentido, a suplementação de magnésio é adequada a todas as pessoas, sendo particularmente importante junto de determinados grupos sociais, como os atletas, os diabéticos, os hipertensos e as mulheres nas diferentes fases hormonais.

Magnesio Supremo® apresenta no mercado português uma gama de produtos adaptada às necessidades de cada consumidor, nomeadamente: Magnesio Supremo® clássico, em frascos de 150 g e 300 g (embalagem familiar); Magnesio Supremo® clássico ou com sabor a limão, para os consumidores que valorizam um sabor diferenciado (limão da Sicília), em embalagens de 150 g; e uma apresentação em saquetas (32 doses), para uma maior comodidade e portabilidade, com as doses certas (uma saqueta equivale a uma colher de chá).

«Os produtos da linha Magnesio Supremo mais vendidos, até ao momento, são a apresentação de limão, por ser diferente de tudo o que existe no mercado, seguidos da apresentação em saquetas, pela sua praticidade, especialmente nesta altura do ano em que muitos de nós nos deslocamos em férias», revela a gestora de marcas Consumer Health da Jaba Recordati.

Além destes produtos da linha Magnesio Supremo, a marca prepara-se para lançar uma novidade no mercado nacional, já a partir do mês de Setembro: Magnesio Supremo® Donna, a pensar nas necessidades das mulheres nas diferentes fases da sua vida. Trata-se de um suplemento com magnésio, vitaminas do complexo B, K2 e D3, que promete contribuir para a regulação da actividade hormonal, a redução do cansaço e da fadiga, a manutenção de ossos normais e o normal funcionamento do sistema imunitário, garante a marca.

Com esta nova aposta, a Jaba Recordati pretende consolidar a notoriedade da marca Magnesio Supremo® na mente dos consumidores e a sua posição no mercado nacional, onde a categoria dos suplementos de magnésio cresce acima dos dois dígitos. «Magnesio Supremo® tem vindo a evoluir ao longo dos últimos meses e já começa a ter uma posição na categoria, mas tem ainda um longo caminho a percorrer neste mercado e junto do consumidor. Em termos de quota de mercado, estamos a dar os primeiros passos: nos últimos dados, referentes a Julho, a quota da marca correspondeu a 3% em valor, ocupando a 12.ª posição num mercado muito competitivo com mais de 80 marcas», sublinha Ana Muche.

AUMENTAR A LITERACIA

Outro dos objectivos da Jaba Recordati neste segmento passa por contribuir para a sensibilização da população para a importância do magnésio para o organismo humano. Tem-no feito sobretudo através de uma estratégia digital, em parceria com alguns influenciadores na área da saúde e nutrição, mas também com a colaboração de farmácias parceiras, desenvolvendo em conjunto acções de experimentação de Magnesio Supremo® em caminhadas, corridas e outras acções mais específicas com o apoio das respectivas freguesias.

Além disso, no ano passado, a empresa farmacêutica promoveu o podcast “Dá Balanço à Vida”, com apresentação da nutricionista Rita Andrade, que recebeu várias personalidades para conversas sobre a importância do magnésio para uma vida mais equilibrada. A iniciativa teve «um balanço muito positivo, não só pelo envolvimento com a marca por parte das personalidades convidadas a participar neste projecto, como também pelos seus seguidores/comunidade digital, que experimentou o produto e deu o seu feedback positivo de efeitos num curto espaço de tempo», refere Ana Muche. De acordo com a responsável, «está prevista uma nova edição com outros convidados para 2025 e também com novos temas relacionados com o magnésio, claro».

Por enquanto, a Jaba Recordati pretende «manter-se fiel à estratégia delineada para a marca Magnesio Supremo®, ou seja, comunicar no canal digital e promover no canal farmácia e parafarmácia para ganhar distribuição e visibilidade, não esquecendo a promoção junto do Médico de Medicina Geral e Familiar e as especialidades, como a cardiologia, a gastro e até na pediatria, onde podemos apresentar mais-valias na suplementação de magnésio versus outras formulações. Vamos continuar a dar cartas nesta categoria», conclui a gestora de marcas Consumer Health da Jaba Recordati.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Saúde”, publicado na edição de Agosto (n.º 337) da Marketeer.

Artigos relacionados