Guronsan: O aliado do bem-estar

A marca Guronsan®, que integra o portefólio da Jaba Recordati, foi lançada no nosso País em 1968 como um desintoxicante hepático direccionado para doentes polimedicados (isto é, que tomam vários medicamentos diariamente), ou doentes que, por algum motivo, tivessem a actividade do fígado sobrecarregada. «Era único e inovador nessa altura, tendo de imediato obtido sucesso comercial. Ainda hoje podemos dizer que é único, pois não há no mercado nenhuma fórmula idêntica a Guronsan®», afirma Sandra Silva, gestora da marca.

Durante cerca de 25 anos, Guronsan® teve o estatuto de medicamento sujeito a receita médica, podendo apenas ser promovido junto da classe médica. Um dos momentos mais determinantes no percurso da marca foi quando alterou o seu estatuto quanto à prescrição, passando a medicamento não sujeito a receita médica. «Embora já com elevado sucesso comercial, observava-se uma necessidade de tornar o produto mais facilmente acessível ao consumidor», recorda Sandra Silva.

Esta alteração abriu novas oportunidades em termos de comunicação e marketing: a marca Guronsan® passou a poder dirigir-se ao público em geral e a ter um preço não regulamentado. Desde então, e apesar de ter mantido sempre a sua fórmula, a marca teve vários momentos, sempre explorando o conceito ligado ao combate dos efeitos da ressaca.

Actualmente, Guronsan® posiciona-se como um desintoxicante completo, capaz de minimizar qualquer ressaca, não apenas associada à bebida, mas também ao excesso na ingestão de comida, tabaco, medicação, stress ou cansaço. «Durante muito tempo, Guronsan® posicionou-se como um medicamento atenuar os efeitos da ressaca, tendo várias campanhas, tais como o Monstro das Ressacas, “Faz restart e aproveita o teu dia” ou “Revitaliza”. De há já algum tempo para cá que a comunicação de Guronsan® assenta na desintoxicação completa do organismo », frisa a responsável.

Com uma fórmula à base de cafeína (estimulante psíquico), glucuronamida (desintoxicante por activação da glucurono-conjugação) e ácido ascórbico (tónico geral), ajuda o organismo a eliminar várias toxinas de forma mais rápida. «Como desintoxicante hepático, Guronsan® deve ser utilizado em todos os excessos do dia-a-dia. Nem só do álcool nasce uma ressaca. Há vários excessos (de um jantar, de trabalho, de tabaco, entre outros) que nos provocam mal-estar e nos impedem de estar bem», frisa Sandra Silva.

Precisa de um boost de energia?

Apesar de estar presente há mais de 50 anos no mercado português, Guronsan® nunca mudou a sua composição. Recentemente, com o objectivo de responder às necessidades de diferentes consumidores, a Jaba Recordati aumentou a família Guronsan® com o lançamento do Guronenergy®, que contribui para a sensação de boost energético. Com uma fórmula enriquecida com taurina e vitaminas do complexo B, Guronenergy® ajuda na redução do cansaço excessivo e fadiga.

De acordo com a Jaba Recordati, os dois produtos são distintos e, por isso, devem ter utilizações distintas. «Guronsan® destina-se a todo o tipo de excessos e actua como um poderoso desintoxicante. Já Guronenergy® destina-se a todos os que necessitam de um boost energético (redução do cansaço e fadiga), tais como desportistas ou indivíduos de ambos os géneros, que pratiquem actividade física regular, estudantes em período de exames, trabalhadores activos com rotinas exigentes… para estes, Guronenergy® produz um rápido e triplo efeito energético, que pode ser utilizado como um boost de energia», esclarece Sandra Silva.

O próprio Guronsan® tem também uma penetração interessante no mercado do desporto, como de resto ficou comprovado durante o Campeonato Europeu de Futebol 2016, num episódio que foi muito mediático: depois de um jogo das meias-finais da competição, foram encontrados nos balneários da selecção francesa diversos tubos de Guronsan® vazios, originando uma acusação por parte dos alemães de que os gauleses tinham utilizado substâncias dopantes.

«Isto aconteceu porque na Alemanha o produto não é popular, ao contrário do que acontece em França, onde é muito utilizado pelos desportistas como desintoxicante e estimulante. E obviamente que a acusação não teve qualquer fundamento, porque Guronsan ® não é uma substância dopante», lembra a gestora da marca.

Agora, um dos desafios da Jaba Recordati, ao nível da comunicação e marketing, passa por continuar a trabalhar na diferenciação de posicionamento de ambas as marcas. Nesse sentido, até ao final do ano Guronsan® terá um novo spot televisivo com o objectivo de «revitalizar a marca e comunicar de forma muito simples e assertiva com os consumidores, actuais e futuros, em que situações Guronsan® pode ser um aliado nos excessos do dia-a-dia», adianta Sandra Silva.

Quanto à marca Guronenergy®, actualmente representa cerca de 5% do total de volume de negócios, mas a previsão interna é que «esta fatia aumente pelo elevado potencial de mercado que esta marca tem».

O desafio da pandemia

A pandemia da Covid-19 tem impactado negativamente diversos sectores de actividade e a indústria farmacêutica não é excepção. «Todo o mercado de Consumer Health se ressentiu. Todos os produtos que não se destinam a situações de doença crónica foram impactados negativamente. Os nossos números estão abaixo de 2019», refere Sandra Silva.

Em termos de comunicação, a Jaba Recordati teve de cancelar todos os planos de eventos outdoor e recorreu às plataformas digitais para comunicar junto dos consumidores. Já para os profissionais de saúde, apostou na formação/comunicação através da plataforma e-Recordati Sm@rt, com um enfoque nas diferenças entre as referências Guronsan® e Guronenergy®. «Aproveitámos para trabalhar na diferenciação de posicionamento de ambas as marcas, que esperamos se traduza em breve em elevada rentabilidade », afirma a responsável. E acrescenta: «Esperamos que ambas as marcas consigam alcançar os objectivos de posicionamento claro e diferenciado. Estimamos que se reflictam nas vendas em cerca de dois milhões de euros [em 2021].»

Neste contexto, os principais desafios para a marca, em termos de marketing e comunicação, prendem-se «fundamentalmente com o lançamento de uma marca nova como o Guronenergy®, que precisa de acções de marketing, de visibilidade para poder conquistar o seu espaço no mercado; e o desafio de afirmar Guronsan® como o desintoxicante n.º 1 para todo o tipo de excessos», conclui Sandra Silva.

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