Grupo Bacalhôa: Tradição, excelência e conquistas

Este ano, o Grupo Bacalhôa apresentou o aguardado Quinta do Carmo Rosé e lançou a aguardente Aliança XO 50 Anos, numa celebração de cinco décadas de história. Em eventos de prestígio e competições nacionais e internacionais, a Bacalhôa foi distinguida por críticos e especialistas, reforçando a sua presença, tanto em Portugal como além-fronteiras.

Entre as conquistas deste ano, a Bacalhôa brilhou na gala “Os Melhores do Ano 2023”, organizada pela Revista “Grandes Escolhas”, onde o grupo recebeu múltiplas distinções. Francisco Antunes, director de Enologia na Aliança Vinhos de Portugal, foi nomeado Enólogo do Ano 2023. Com uma carreira de décadas e uma contribuição essencial na produção de vinhos notáveis para a Aliança e Bacalhôa, Francisco Antunes é reconhecido pela sua experiência e dedicação ao longo de 30 anos, sendo esta distinção uma homenagem ao seu impacto na enologia portuguesa.

O Bacalhôa 1931 Vinhas Velhas Bairrada Bical Clássico Branco 2021 foi galardoado como o Melhor Vinho Branco 2023 e incluído no Top 30 dos melhores vinhos. Outras distinções na categoria Top 30 incluíram o Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior 40 Anos 1983. Também premiados foram o Aliança Bairrada Pinot Noir Grande Reserva Espumante Branco 2018 e o Quinta da Bacalhôa Regional Península de Setúbal Tinto 2019, que reafirmaram o compromisso da Bacalhôa com a excelência e a inovação no sector.

NOVOS LANÇAMENTOS

Em 2024, o lançamento do Quinta do Carmo Rosé 2023 trouxe uma nova expressão de frescura e elegância ao portefólio da Quinta do Carmo, situada no Alentejo. Produzido com as castas Aragonez e Touriga Nacional, este rosé apresenta uma complexidade aromática e equilíbrio que espelham o terroir alentejano. Este lançamento sublinhou a aposta da Bacalhôa em vinhos diferenciados e de alta qualidade, oferecendo ao mercado uma nova proposta, que junta tradição e modernidade.

Outro momento importante de 2024 foi o lançamento da aguardente Aliança XO 50 Anos, elaborada pelo enólogo do ano Francisco Antunes e apresentada nas Caves Aliança em Sangalhos. Esta aguardente, destilada em 1963, envelheceu em barricas de carvalho francês, americano e português, algumas das quais previamente usadas para os Moscatéis de Setúbal da Bacalhôa. Este envelhecimento único conferiu à Aliança XO 50 Anos uma complexidade e profundidade aromática incomparáveis, com notas de frutos secos e um perfil suave e equilibrado.

Para Fábio Nabeiro Vieira, Marketing manager do Grupo Bacalhôa, «o design exclusivo da garrafa reforça o carácter de colecção deste lançamento, que é o resultado de um ano de trabalho dedicado para trazer elegância e sofisticação a este produto». A Aliança XO 50 Anos, com um PVP de 350 euros, é um produto que se destina principalmente a apreciadores exigentes e coleccionadores.

SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO INTERNA

Em linha com os valores de sustentabilidade, a Bacalhôa lançou em 2024 a plataforma Empathize, uma solução digital que transformou a comunicação interna do Grupo Bacalhôa. Esta plataforma, acessível em qualquer dispositivo com ligação à internet, actua como uma rede social corporativa, permitindo a partilha de notícias, reconhecimento de colaboradores e feedback. Isabel Cristina, head of ESG do Grupo Bacalhôa, refere que «a Empathize fortalece a cultura de comunicação aberta e colaborativa, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo e sustentável». Esta plataforma vem reduzir a necessidade de materiais impressos e apoia o compromisso do grupo com a sustentabilidade, incentivando o envolvimento e a participação activa dos colaboradores na missão ambiental.

PRÉMIOS DE EXCELÊNCIA

Este ano foi também marcado por uma série de conquistas internacionais para o Grupo Bacalhôa. Nos Decanter World Wine Awards 2024, a Bacalhôa recebeu sete distinções para os seus vinhos Moscatel de Setúbal, com destaque para o Moscatel Roxo Superior 20 Anos 2002, que arrecadou o prestigiado título Best in Show. Outras medalhas de platina, ouro e prata premiaram diferentes colheitas de Moscatéis, sublinhando a consistência de qualidade e o saber-fazer que a marca tem consolidado ao longo dos anos.

Na 33.ª edição do Mundus Vini Summer Tasting, o grupo voltou a sobressair, conquistando oito medalhas, entre as quais Best of Show Portugal Rosé para o Catarina Rosé 2022 e Best of Show Douro Red para o Quinta dos Quatro Ventos Reserva 2019. Estes prémios comprovam a excelência dos vinhos Bacalhôa em diversas regiões e categorias, valorizando o trabalho contínuo e o rigor da produção do grupo.

A nível nacional, no concurso Escolha da Imprensa 2024, a Bacalhôa conquistou seis distinções, incluindo o Grande Prémio na categoria de Rosés, atribuído ao Bacalhôa Roxo Rosé 2023. O Quinta do Carmo Reserva Branco 2022 e o Quinta da Bacalhôa Tinto 2020 foram premiados nas categorias de Brancos e Tintos, respectivamente, enquanto o Aliança Grande Reserva Branco 2018 foi destacado na categoria de Espumantes. O Moscatel de Setúbal D.O. Superior 10 Anos 2007 também foi reconhecido, sublinhando a tradição da Bacalhôa como uma das principais casas de vinhos fortificados em Portugal.

Adicionalmente, o Bacalhôa Moscatel Roxo de Setúbal D.O. Superior 10 Anos 2007 foi galardoado com uma Medalha de Ouro no concurso Muscats du Monde, realizado em França, reafirmando o compromisso do grupo com a qualidade e o prestígio internacional dos seus vinhos.

ENOTURISMO E COMPROMISSO

A Bacalhôa está entre as 100 melhores unidades de enoturismo, em 2024, à escala mundial, pela World’s Best Vineyards.

O enoturismo é uma área estratégica para a Bacalhôa, com locais icónicos como o Bacalhôa Buddha Eden e o Aliança Underground Museum. Estas propriedades oferecem experiências que atraem visitantes de todo o mundo. Em 2024, a Bacalhôa intensificou estas experiências, promovendo o contacto com o público e evidenciando o compromisso do grupo com práticas sustentáveis e o respeito pelo património.

A qualidade do trabalho desenvolvido no âmbito do enoturismo foi reconhecida ao longo do ano. Assim, o Bacalhôa Buddha Eden foi distinguido com os prestigiados prémios Travelers’ Choice Awards 2024 e a Bacalhôa Vinhos de Portugal conquistou o Prémio Enoturismo com melhor ligação à Arte e Cultura, na terceira edição dos prémios que distinguem os melhores projectos de turismo ligados ao vinho, evento promovido pela APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo.

PRESENÇA NO ROCK IN RIO LISBOA

A Bacalhôa também marcou presença no Rock in Rio Lisboa, em Junho. Com um stand criado para o festival, composto por um contentor-bar elegante, um rooftop com vista para o palco e uma esplanada acolhedora, a Bacalhôa ofereceu uma experiência única que combinava vinho e música. Como destaca a equipa de marketing da Bacalhôa, «não tínhamos croquetes nem cerveja, mas não faltou vinho e bom ambiente!». Foi este o espírito que marcou a participação de diferentes vinhos da Bacalhôa no festival, reforçando a ligação com um público jovem e criando novas oportunidades de consumo.

PERSPECTIVAS PARA 2025

Para o futuro, o Grupo Bacalhôa pretende dar continuidade à sua trajectória de expansão e inovação, com um foco no crescimento internacional e na sustentabilidade. A inovação, tradição e a excelência são os pilares que guiam a visão de futuro da Bacalhôa, que vê nos consumidores o centro do seu sucesso. O grupo vai também continuar a consolidar a sua operação multirregiões no enoturismo, continuando a afirmar-se como um grande player no mercado português.

Como conclui Fábio Nabeiro Vieira, «em 2025, continuaremos a elevar a qualidade dos nossos vinhos e a promover a cultura portuguesa, projectando a Bacalhôa como uma marca de referência a nível global».

» Fábio Nabeiro Vieira, Marketing manager do Grupo Bacalhôa

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Especial Natal”, publicado na edição de Novembro (n.º 340) da Marketeer.

Artigos relacionados